O Google pretende encerrar o suporte do Chrome no começo de 2023 para computadores que ainda executam o Windows 7 e 8.1. A empresa confirmou a decisão através do blog de ajuda do navegador, deixando claro que a data estabelecida estará bem próxima do fim do suporte oficial do Windows 7 ESU e Windows 8.1, marcado pela Microsoft para 10 de janeiro.

Suporte chegando ao fim em breve

De acordo com o Google, a partir de 7 de fevereiro de 2023, o Chrome não terá mais suporte a versões antigas do Windows. A data marcada é a mesma do lançamento do Chrome 110, nova compilação do navegador que deve trazer melhorias.

Isso significa que os usuários do Windows 7 e 8.1 terão que fazer uma escolha importante: atualizar para uma versão mais recente (Windows 10 ou posterior), tendo acesso às novidades futuras do Chrome, ou manter o browser desatualizado, o que não impacta no seu funcionamento.

Google Chrome
Google Chrome perderá suporte ao Windows 7 e 8.1

No entanto, a última opção não é recomendada, pois do ponto de vista de segurança, é extremamente importante manter qualquer navegador atualizado para corrigir bugs e brechas que, de alguma forma, podem ser exploradas por hackers para ter acesso aos seus dados.

No caso do Chrome, essa recomendação tem um peso ainda maior, já que uma pesquisa revelou que o software do Google registrou 303 vulnerabilidades apenas este ano, sendo o navegador mais vulnerável em 2022. Portanto, recomendamos a atualização para uma versão mais recente do Windows ou a utilização de outro browser, como o Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, por exemplo.