Alguma vez você já navegou na internet, e achou uma imagem com uma mensagem importante, mas não pode parar o que está fazendo para digitá-la em bloco de notas? Pois bem, felizmente, agora é possível recortar e copiar qualquer texto, que se encontra em fotos e vídeos, em poucos segundos.

Tudo isso é possível graças a uma extensão para Google Chrome, a algumas ferramentas, como o Blackbox. A ferramenta funciona de forma muito simples. Depois de habilitar a mesma, você pode escolher uma parte da tela, e retirar o texto que é exibido naquela imagem ou vídeo. E assim, o texto é enviado para uma área de transferência do sistema.

Dessa forma, a mensagem pode ser colada em qualquer lugar. Ou seja, você pode colar o conteúdo tanto nas redes sociais, ou em um bloco de notas. Sendo assim, confira abaixo, o passo a passo para fazer esse procedimento.

Como recortar e copiar textos de imagens através do navegador Google Chrome

Em suma, existem algumas extensões que fazem o processo de recortar e colar o texto, retirado de uma imagem ou vídeo. Abaixo, confira o passo de como instalar e usar o Blackbox.

  1. Abra a página do Google Chrome, e baixe a página do Blackbox na loja do navegador;
  2. Em seguida, clique em "usar no Chrome";
  3. Logo após, toque em "Adicionar extensão";
  4. Para melhorar o uso, clique em "Extensões" (ícone de quebra-cabeça), que se localiza no canto superior direito, e depois no pin ao lado da extensão. Assim, isso vai fixar a extensão ao lado da barra de endereços;
  5. Depois disso, quando achar a imagem/vídeo que quer recortar o texto, clique no ícone da extensão, que se localiza no canto superior direito. E assim, ative a mesma (um pequeno ícone azul será exibido para confirmar a ação);
  6. Em seguida, use o mouse na imagem/vídeo para selecionar a área de "leitura" do plugin. Para confirmar a cópia, a ferramenta exibirá a mensagem "Text Copied!" no canto inferior direito;
  7. Por fim, assim que a extensão copiar o texto, é necessário colar o mesmo onde desejar.

Pronto! Agora você já sabe como recortar e copiar textos de imagens através do navegador Google Chrome. Assim, você poupa tempo, ao não precisar digitar a mensagem manualmente.

Dicas extras

O Blackbok não é a única extensão disponível para fazer o procedimento de recorte e colagem do texto da imagem/vídeo. Abaixo, confira 4 dicas de extensões adicionais.

1 - Copyfish

A extensão copyfish é uma importante extensão para o Google Chrome, que extrai o texto de imagens, bem como também, de vídeos e arquivos PDF. Sendo assim, tudo que você precisa fazer, é clicar no ícone do Copyfish no Chrome, e escolher a área com texto, para recortar o mesmo.

2 - Image Reader OCR

O Image Reader OCR é outra extensão para o Google Chrome que possibilita extrair o texto de imagens. Ele opera de forma diferente do Copyfish. Para usá-lo, é necessário clicar no ícone da extensão no Chrome, e inserir uma imagem salva no computador para ele recortar o texto da imagem.

3 - ClaroRead Cloud OCR

A extensão converte as imagens e documentos PDF. A extensão possibilita que você carregue os arquivos locais armazenados no computador, assim como também de serviços na nuvem, como GoogleDrive, OneDrive e Dropbox.

4 - Project Naptha

A extensão é uma ótima opção para o Google Chrome, que você pode usar para recortar o texto de imagens. Para isso, basta clicar dentro da imagem que quer retirar para selecionar o texto e depois copiá-lo. O lado ruim é que ela não suporta o idioma português. Sendo assim, o texto não é perfeito.