O Chrome é o navegador mais usado do mundo, com uma participação de mercado superior a 70%. No entanto, essa popularidade não significa que ele também é o mais seguro. Na verdade, segundo uma pesquisa feita pela empresa AtlasVPN, o browser do Google é o mais vulnerável em 2022.

Uma liderança amarga

O relatório apontou que o Chrome registrou 303 vulnerabilidades este ano, além de ser o único navegador que já somou novas brechas de segurança em outubro.

O segundo lugar da lista ficou com o Mozilla Firefox, com 117, enquanto o Microsoft Edge vem em terceiro com 103. Safari e Opera ficaram na quarta e quinta posição, com 26 e 0 vulnerabilidades, respectivamente.

Google Chrome tem maior índice de vulnerabilidade (Imagem: Divulgação/AtlasVPN)
Google Chrome tem maior índice de vulnerabilidade (Imagem: Divulgação/AtlasVPN)

A pesquisa também analisou a quantidade de falhas potencialmente perigosas relatadas desde o lançamento dos navegadores. Novamente, o Chrome lidera com incríveis 3.159.

Curiosamente, apesar do Firefox, Safari e Opera serem mais antigos que o navegador do Google, eles registraram menos vulnerabilidades ao longo dos anos, somando 2361, 1139 e 344, respectivamente. O Edge, apresentado em 2015, teve 806.

Como proteger seu navegador

Para diminuir as chances de hackers explorarem as vulnerabilidades e atacar seu sistema, mantenha o navegador atualizado e verifique cuidadosamente todas as extensões antes de instalá-las, pois algumas podem trazer códigos maliciosos.

Além disso, evite abrir e-mails e links enviados por pessoas desconhecidas para evitar os ataques de phishing, que, muitas vezes, contêm malwares criados especialmente para brechas de segurança não corrigida dos navegadores.