As novas regras de extensão do Chrome irão mudar a partir de janeiro de 2023 e podem afetar as extensões de bloqueadores de anúncios no navegador. O motivo disso é a implementação da plataforma de extensões do browser do Google, o Manifest V3. A informação veio através do blog para desenvolvedores do Chrome, onde é dito que o Manifest V2, plataforma utilizada no sistema de extensões do Chrome, será descontinuada para utilizar o V3.

Segundo o Gerente de produto do Google, David Li, o suporte a extensões do Manifest V2 será desativado nos canais Canary, Dev e Beta no Chrome 112. A previsão para o encerramento do Manifest V2 e atualização para o Manifest V3 no canal estável é para junho de 2023, quando o Chrome 115 será lançado para o público geral. David diz:

O Chrome adotará uma abordagem gradual e experimental para desativar o Manifest V2 para garantir uma experiência suave ao usuário final durante o processo de eliminação gradual.

AdBlock no Chrome vai parar de funcionar?

Adblock pode parar de funcionar após atualização no Chrome
Adblock pode parar de funcionar após atualização no Chrome

Embora no anúncio do Google tenha sido dito que a atual versão da plataforma de extensões começará a ser descontinuada no início de 2023, o Manifest V2 não irá desaparecer completamente. A empresa irá estender o suporte ao Manifest V2 até janeiro de 2024. O grande problema é que, após a implementação do Manifest V3, bloqueadores de anúncios gratuitos como uBlock Origin e uMatrix "não poderão mais existir", segundo Raymond Hill, o criador das extensões citadas. Entretanto, Simeon Vincent publicou no blog do Chromium dizendo que o Manifest V3 não iria desativar os bloqueadores de anúncios e sim permitir que os desenvolvedores os melhorassem.

Segundo Tony Polanco, do Tom's Guide, é "improvável" que o Manifest V3 irá ajudar os desenvolvedores a criar extensões de bloqueadores de anúncios melhores. Isso pode levar a uma migração de usuários do Chrome para outros navegadores como o Mozilla Firefox, pois segundo o seu desenvolvedor, mesmo implementando o suporte ao Manifest V3 no navegador, ainda será permitido que os bloqueadores de anúncios funcionem. A Microsoft parece que fará o mesmo que o Firefox no Edge e felizmente o navegador Brave também.

Quando o Chrome irá fazer com que os bloqueadores de anúncios parem de funcionar?

De acordo com as informações publicadas pelos desenvolvedores do navegador, o Chrome terá a atual plataforma de extensões (Manifest V2) encerrada em janeiro de 2023 na versão para testes do browser (versão 112) e em junho do mesmo ano será a vez da versão estável do Chrome (versão 115). Porém o Google irá manter o suporte para o Manifest V2 até 2024, então os bloqueadores de anúncios podem continuar a funcionar até lá.