Está trocando de iPhone, e não sabe o que fazer com o seu iPhone antigo? Nós temos a solução. Em suma, você pode dar outra utilidade ao mesmo, caso não valha a pena vender o aparelho - no caso de estar muito desatualizado, ou até ter marcas de uso que o desvalorizem muito.

Em suma, o seu iPhone velho pode ser muito funcional! É possível, inclusive, usar o aparelho como controle remoto de TV. Ou ainda, transformar o smartphone em um console de jogo portátil. Incrível, não é mesmo?

Abaixo, confira 5 dicas do que você pode fazer com o seu iPhone antigo.

O que fazer com seu iPhone antigo?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

1. Controle remoto da Apple TV

É possível usar o seu iPhone antigo como um controle remoto da Apple TV. Nesse caso, tudo que você precisa fazer, é adicionar o aplicativo Apple TV Remote à Central de Controle.

Para fazer isso, toque em Ajustes > Central de Controle. Depois, toque no sinal de + verde ao lado de Apple TV Remote. Dessa forma, você pode acessar o aplicativo, por meio da sua Central de Controle, deslizando para baixo a partir do canto superior direito. Abra a aplicação e emparelhe-a com o Apple TV, seguindo as instruções apresentadas no ecrã.

Ademais, você também pode usar seu iPhone antigo para controlar outros dispositivos inteligentes. Por exemplo, você pode baixar os aplicativos remotos de TV para o seu iPhone e usá-los para controlar sua smart TV.

2. Webcam de alta resolução

A maioria dos MacBooks vem com uma webcam integrada. Entretanto, a qualidade nem sempre é a melhor. Nesses casos, você pode usar um iPhone antigo como uma webcam de alta qualidade.

Inclusive, a Apple lançou um recurso que possibilita que você use a câmera do seu iPhone como webcam. Para isso, é necessário que o seu MacBook esteja executando o macOS Ventura, e o iPhone, o iOS 16. A partir desses sistemas, é possível usar a Câmera de Continuidade, que transforma o iPhone em webcam.

Por outro lado, se você usa um computador com Windows, é possível baixar o aplicativo Camo para conectar o iPhone, PC ou MAC. Através desse aplicativo, você pode usar o iPhone como webcam para fazer chamadas de vídeo de alta qualidade em apps populares, como o Skype e Zoom, por exemplo.

3. Câmera de segurança doméstica ou monitor de bebê

Quer saber o que acontece na sua casa enquanto está fora da mesma, mas não tem dinheiro para gastar com sistema de segurança? Seu problema terminou. É dito isso, pois você pode usar um iPhone antigo, como uma câmera de segurança.

Para isso, é preciso baixar um app, como o Alfred Home, tanto no iPhone novo, como no antigo. Feito isso, realize o login com as mesmas credenciais, e defina o iPhone antigo como a câmera. Dessa forma, você pode ver tudo que acontece na sua casa, em seu iPhone atual.

Ademais, você pode usar aplicativos específicos para monitorar uma criança pequena. Em suma, existem apps que mandam até uma notificação quando o seu bebê acorda, e permitem que você mande mensagens de voz através do aplicativo.

4. Telefone de trabalho

Caso você goste de separar o ambiente profissional da vida pessoal, é possível usar o iPhone antigo como uma linha de trabalho. Dessa forma, é possível usar o mesmo para e-mails, ligações, gerenciamento de projetos, entre outros.

Usar um telefone específico para o trabalho, pode ser ainda mais importante, se você lida com informações confidenciais. Nessas situações, basta configurar o aparelho, e baixar apenas os aplicativos que você vai precisar usar no seu trabalho.

Por fim, vale ressaltar aqui, a importância de usar medidas básicas de segurança. Como, por exemplo, usar senhas fortes, autenticação de dois fatores, e não compartilhar o telefone de trabalho com ninguém.

5. Um console de jogo portátil

Caso você seja um amante de jogos de smartphone, mas se preocupa com o quanto esses jogos pesam no seu iPhone, ou drenam a sua bateria, é possível usar o aparelho antigo como um console de jogos portáteis.

Em suma, você pode limpar todos os aplicativos desnecessários do seu iPhone antigo, e preencher os mesmos com jogos. Ademais, é possível usar o telefone para transmitir jogos do PS5, usando o aplicativo Remote Play.