Saiba como as eartips e pads influenciam no som do fone [o básico sobre fones]

Um ponto que poucas pessoas atentam, é a interação entre as eartips (in-ear), espumas/capas (earbuds) e pads (supra aurais e circunaurais) com os nossos ouvidos. Existem diversos aspectos que fazem a sonoridade dos nossos fones alterar. Confira!

Por Headphones 2 comentários

Um ponto fundamental e que poucas pessoas atentam, é a interação entre as eartips (fones do tipo in-ear), espumas/capas (fones do tipo earbuds) e pads (fones do tipo supra aurais e circunaurais) com os nossos ouvidos. Existem diversos aspectos que fazem com que a sonoridade dos nossos fones de ouvido altere. As características podem ir desde o tamanho, por exemplo, das eartips, até o diâmetro do bocal delas.

Por esse motivo, as pessoas costumam, ao comprar fones novos, adquirir diversas eartips, espumas e pads de diferentes fabricantes. Com a troca, é possível alterar para melhor ou para pior a sonoridade. Essa modificação, não trará apenas uma alteração leve na sonoridade, ela pode chegar a transformar sensivelmente a forma com que o som chega até os nossos tímpanos.

Entretanto, o que poderá servir muito bem para mim, pode não servir para outro, pois cada individuo tem um formato diferente de orelha, cabeça e canal auditivo. Ou seja, isso é feito através de experimentações e constatações do próprio usuário. É claro que existem algumas características que coincidem em termos de mudanças no som, mas nem sempre o resultado será exatamente igual.

É importante ter em mente que os fabricantes, apesar de tentarem fazer a melhor eartip (ponteira, borrachina) possível para os fones de ouvido que eles desenvolveram, de nada adiantará seus esforços se não houver um bom encaixe, uma boa vedação, no seu ouvido. Caso não haja um bom fit, selamento, do canal auditivo da pessoa, o som irá "vazar" e teremos uma perda significativa das frequências graves, fazendo com que só os médios e agudos se sobressaiam. Daí, por exemplo, a ideia dos fones in-ear custom, que não possuem eartips, pois são feitos a partir do molde do canal auditivo do usuário.

Diâmetro do bocal

Essa característica se aplica as pads e as eartips. De acordo com a abertura que se tem para a passagem do som, tanto no início (próximo ao driver) quanto no final (próximo ao tímpano), o som poderá se alterar. Isso se deve aos obstáculos que se tem para o som sair do driver e ir até os nossos tímpanos.

Eartips e pads 01

Quando o bocal é mais aberto, geralmente o som costuma ser mais claro, com maior aparência dos agudos e menos presença dos graves. Ao ser mais fechado, temos o resultado contrário. Dependendo do fone, podemos em certos casos, conseguir equilibrar melhor o seu som apenas regulando este aspecto.

Eartips e pads 02

Distância

Este fator se aplica tanto as espumas quanto as eartips e as pads. Dependendo da distância que a peça proporciona entre o nosso tímpano e o driver, o som irá se comportar de determinada forma, podendo alterar quando mais distante ou mais perto. Isso ocorre porque ao longo do caminho o som terá diferentes interações com as superfícies, diferentes reflexões e diferentes espaços para reverberar.

Eartips e pads 3

Esse efeito acontece pois o simples alterar da distância, alterará o tempo que as ondas de frequência dos graves, médios e agudos, demorarão para chegar ao nosso tímpano, pois cada uma delas possui uma velocidade diferente. Ou seja, ao alterar este aspecto, você terá uma percepção diferente dos graves, médios e agudos, além de alterar o espaço de interação com a superfície, como já foi dito acima.

Encaixe/Fit

O encaixe ou fit, é fundamental para qualquer tipo de estrutura, seja espumas, eartips ou pads. Se não houver o selamento ou encaixe correto em nossos ouvidos, o som pode alterar consideravelmente. Um grande exemplo disso é o que ocorre nos fones do tipo in-ear, em que se não houver um bom encaixe das eartips no canal auditivo do usuário, irá ocorrer uma grande perda nos sons graves.

pad Audeze

Nas pads, o formato faz muita diferença, pois elas têm que acompanhar o formato da cabeça (circunaurais) ou orelha (supra aurais) para que não haja o vazamento do som. Por isso, existem pads que são mais grossas atrás do que na frente, justamente para acompanhar o desnível do nosso crânio. Um grande exemplo disso, são as pads da fabricante norte americana Audeze.

Material que é feito

O material de que são feitas as eartips, pads, espumas e capas, é outro ponto que afetará a maneira com que o som chega aos nossos tímpanos. Dependendo do material que é utilizado na peça, teremos diferentes resultados na sonoridade de nossos fones de ouvido. E embora a maioria pense que isso só se aplique às pads dos fones do tipo supra aural ou circunaural, se aplica também aos eartips dos in-ears e as espumas ou capas dos earbuds.

No caso das pads, podemos ter diversos tipos de tecidos, como veludo, couro, tecido liso, courino etc. Alterando o material utilizado, automaticamente irá modificar a maneira como o som interage com a superfície até chegar ao seu tímpano.

Eartips e pads 05

No caso das eartips, podemos ter diferentes materiais utilizados em diferentes partes da estrutura, para obter uma maleabilidade melhor onde precisa e uma rigidez melhor onde é necessário. Com essa mudança na forma como elas se moldam ao seu canal auditivo, consequentemente teremos alterações tanto na forma com que o som interage com o material da superfície quanto nas curvas que vão se formar durante a inserção.

Eartips e pads 06

Já nas espumas e capas dos earbuds, teremos variações em suas densidades e rugosidades. Isso fará com que o som se altere, causando um resultado diferente na música que você está ouvindo.

Tamanho

Os diferentes tamanhos das eartips e pads são outro aspecto que muitos não se atentam, chegando até a deixar, no caso das eartips, as peças dentro do saquinho em que vieram, utilizando somente as que já estão no fone de ouvido. É importante experimentar todos os tamanhos possíveis de eartips, pois é dessa forma que irá se obter o melhor selamento ou encaixe no canal auditivo. Isso alterará de maneira sensível o som que chegará ao nosso tímpano.

Eartips e pads 07

No caso das pads, também existem tamanhos diferentes, embora não venham juntamente com o fone, sendo necessário comprá-las separadamente. Dependendo do tamanho das pads, poderemos obter, por exemplo, com pads maiores, um palco sonoro maior, um som mais aerado. Mas, entretanto, isso verá a um certo custo, pois geralmente se perde em impacto nos graves com pads "extra large".

Nas eartips, teremos um resultado semelhante ao exemplo dado acima das pads, porém com a possibilidade de variar de tamanho muito maior, pois no caso dos fones in-ear é necessário por conta dos diferentes formatos de canais auditivos.

Conclusão

Os nossos fones de ouvido podem melhorar consideravelmente o seu som através da troca das eartips, espumas/capas e pads. O interessante que isso pode ser feito gastando, na maioria das vezes, um valor consideravelmente menor do que trocar um cabo ou um amplificador. Veja, por exemplo, através do gráfico de frequências abaixo, a diferença na sonoridade mudando as eartips no fone in-ear Campfire Audio Andromeda entre as Sony Hybrid (linha verde), as Comply Foam (linha preta) e as JVC Spiral Dots (linha vermelha):

Eartips e pads 08

É importante frisar que nem sempre o que se vem no fone é o ideal, o melhor, para que se tenha uma boa sonoridade para você. Ou seja, é totalmente valido a tentativa de troca das peças citadas acima e de cabos também (claro, que com o cuidado para não se gastar "horrores" e se obter um bom custo-benefício).

Observação: Existem diversos modelos de eartips ou pads de uma mesma fabricante. Cada um pode encaixar de maneira diferente nos diferentes fones, além de existirem cabeças e canais auditivos de formatos diferentes. Ou seja, não julgue uma marca somente por um modelo, sempre pesquise as características e como ela se comporta com outros usuários.

Enfim, se arrisque e se permita. Pesquise e tente encontrar boas soluções de outros fabricantes para que o seu fone de ouvido toque melhor do que nunca.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,21%)
10(54,37%)
15(12,11%)
20(10,42%)
26(7,89%)