Um ponto fundamental e que poucas pessoas atentam, é a interação entre as ear tips/ponteiras/borrachinhas (em fones do tipo in-ear), espumas/capas (em fones do tipo earbuds) e pads (em fones do tipo supra aurais e circunaurais) com os nossos ouvidos. Existem diversos aspectos que fazem com que a sonoridade dos nossos fones de ouvido altere. As características podem ir desde o tamanho, por exemplo, das ear tips, até o diâmetro do bocal delas.

Por esse motivo, as pessoas costumam, ao comprar fones novos, adquirir diversas ear tips, espumas e pads de diferentes fabricantes. Com a troca, é possível alterar para melhor ou para pior a sonoridade. Essa modificação, não trará apenas uma alteração leve na sonoridade, ela pode chegar a transformar sensivelmente a forma com que o som chega até os nossos tímpanos.

Entretanto, o que poderá servir muito bem para mim, pode não servir para outro, pois cada indivíduo tem um formato diferente de orelha, cabeça e canal auditivo. Ou seja, isso é feito através de experimentações e constatações do próprio usuário. É claro que existem algumas características que coincidem em termos de mudanças no som, mas nem sempre o resultado será exatamente igual.

Ear tips e earpads: o que influenciam no som?

É importante ter em mente que os fabricantes, apesar de tentarem fazer a melhor ear tip (ponteira, borrachinha) possível para os fones de ouvido que eles desenvolveram, de nada adiantará seus esforços se não houver um bom encaixe, uma boa vedação, no seu ouvido. Caso não haja um bom fit, selamento, do canal auditivo da pessoa, o som irá "vazar" e teremos uma perda significativa das frequências graves, fazendo com que só os médios e agudos se sobressaiam. Daí a ideia dos fones in-ear custom, que não possuem ear tips, pois são feitos a partir do molde do canal auditivo do usuário ou a ideia de se experimentar diferentes tamanhos de ear tips ou ainda utilizar ear tips de outros fabricantes.

Geralmente, ear tips feitas de espuma conseguem proporcionar um selamento melhor do canal auditivo, ou seja, elas entregam um bom fit. Como os graves dependem muito deste fator para "aparecerem", as pessoas costumam relacionar as ear tips de espuma aos graves, mas é possível conseguir o mesmo efeito com as feitas em silicone com mais flexibilidade ou que se expandem com o calor do ouvido. Mais abaixo serão dados exemplos.

Diâmetro do bocal

Essa característica se aplica as pads e as eartips. De acordo com a abertura que se tem para a passagem do som no final (no final da ear tip, que fica mais próximo ao tímpano), o som poderá se alterar. Isso se deve aos obstáculos que se tem para o som sair do driver e ir até os nossos tímpanos.

Diferença de diâmetro do bocal. Fonte: Vitor Valeri
Diferença de diâmetro do bocal. Fonte: Vitor Valeri

Quando o bocal é mais aberto, geralmente o som costuma ser mais claro, com maior aparência dos agudos e menos presença dos graves. Ao ser mais fechado, temos o resultado contrário. Dependendo do fone, podemos em certos casos, conseguir equilibrar melhor o seu som apenas regulando este aspecto.

Distância

Este fator se aplica tanto as espumas quanto as ear tips e as pads. Dependendo da distância que a peça proporciona entre o nosso tímpano e o driver, o som irá se comportar de determinada forma, podendo alterar quanto mais distante ou mais perto. Isso ocorre porque ao longo do caminho o som terá diferentes interações com as superfícies, diferentes reflexões e diferentes espaços para reverberar.

Diferença de altura das eartips influencia no som. Fonte: Vitor Valeri
Diferença de altura das ear tips influencia no som. Fonte: Vitor Valeri

Esse efeito acontece pois o simples alterar da distância, alterará o tempo que as ondas de frequência dos graves, médios e agudos, demorarão para chegar ao nosso tímpano, pois cada uma delas possui uma velocidade diferente. Ou seja, ao alterar este aspecto, você terá uma percepção diferente dos graves, médios e agudos, além de alterar o espaço de interação com a superfície, como já foi dito acima.

Diferentes modelos de eartips. Fonte: Head-fi
Diferentes modelos de ear tips. Fonte: Head-fi

Encaixe/Fit

O encaixe ou fit, é fundamental para qualquer tipo de estrutura, seja espumas, ear tips ou pads. Se não houver o selamento ou encaixe correto em nossos ouvidos, o som pode alterar consideravelmente. Um grande exemplo disso é o que ocorre nos fones do tipo in-ear, em que se não houver um bom encaixe das ear tips no canal auditivo do usuário, irá ocorrer uma grande perda nos sons graves.

Pads anguladas da Audeze.
Pads anguladas da Audeze.

Nas pads, o formato faz muita diferença, pois elas têm que acompanhar o formato da cabeça (circunaurais) ou orelha (supra aurais) para que não haja o vazamento do som. Por isso, existem pads que são mais grossas atrás do que na frente, justamente para acompanhar o desnível do nosso crânio. Um grande exemplo disso, são as pads da fabricante norte americana Audeze.

Material que é feito

O material de que são feitas as ear tips, pads, espumas e capas, é outro ponto que afetará a maneira com que o som chega aos nossos tímpanos. Dependendo do material que é utilizado na peça, teremos diferentes resultados na sonoridade de nossos fones de ouvido. E embora a maioria pense que isso só se aplique às pads dos fones do tipo supra aural ou circunaural, se aplica também aos ear tips dos in-ears e as espumas ou capas dos earbuds.

No caso das pads, podemos ter diversos tipos de tecidos, como veludo, couro, tecido liso, courino etc. Alterando o material utilizado, automaticamente irá modificar a maneira como o som interage com a superfície até chegar ao seu tímpano.

Pads da Beyerdynamic.
Pads da Beyerdynamic.

No caso das ear tips, podemos ter diferentes materiais utilizados em diferentes partes da estrutura, para obter uma maleabilidade melhor onde precisa e uma rigidez melhor onde é necessário. Com essa mudança na forma como elas se moldam ao seu canal auditivo, consequentemente teremos alterações tanto na forma com que o som interage com o material da superfície quanto nas curvas que vão se formar durante a inserção.

Eartip de espuma lavável da Sony (esquerda) e eartip da Final Audio de silicone a direita. Fonte: Vitor Valeri
Ear tip de espuma lavável da Sony (esquerda) e ear tip da Final Audio de silicone a direita. Fonte: Vitor Valeri

Já nas espumas e capas dos earbuds, teremos variações em suas densidades e rugosidades. Isso fará com que o som se altere, causando um resultado diferente na música que você está ouvindo.

Tamanho

Os diferentes tamanhos das ear tips e pads são outro aspecto que muitos não se atentam, chegando até a deixar, no caso das ear tips, as peças dentro do saquinho em que vieram, utilizando somente as que já estão no fone de ouvido. É importante experimentar todos os tamanhos possíveis de ear tips, pois é dessa forma que irá se obter o melhor selamento ou encaixe no canal auditivo. Isso alterará de maneira sensível o som que chegará ao nosso tímpano.

Tutorial recomendado para leitura: Como posicionar da melhor forma fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido

Eartips Sony hybrid
Eartips Sony hybrid

No caso das pads, também existem tamanhos diferentes, embora não venham juntamente com o fone, sendo necessário comprá-las separadamente. Dependendo do tamanho das pads, poderemos obter, por exemplo, com pads maiores, um palco sonoro maior, um som mais aerado. Mas, entretanto, isso verá a um certo custo, pois geralmente se perde em impacto nos graves com pads "extra large".

Nas ear tips, teremos um resultado semelhante ao exemplo dado acima das pads, porém com a possibilidade de variar de tamanho muito maior, pois no caso dos fones in-ear é necessário por conta dos diferentes formatos de canais auditivos.

Como saber qual ear tip (ponteira, borrachinha) é compatível com o fone

Basta analisar o diâmetro do nozzle (bocal por onde sai o som do fone) e a tamanho do núcleo da ear tip.

Como saber qual eartip (ponteira, borrachinha) é compatível com o fone. Fonte: Vitor Valeri
Como saber qual eartip (ponteira, borrachinha) é compatível com o fone. Fonte: Vitor Valeri

Conclusão

Os nossos fones de ouvido podem melhorar consideravelmente o seu som através da troca das ear tips, espumas/capas e pads. O interessante que isso pode ser feito gastando, na maioria das vezes, um valor consideravelmente menor do que trocar um cabo ou um amplificador. Veja, por exemplo, através do gráfico de resposta de frequência abaixo, a diferença na sonoridade mudando as ear tips no fone in-ear Campfire Audio Andromeda entre as Sony Hybrid (linha verde), as Comply Foam (linha preta) e as JVC Spiral Dots (linha vermelha):

Gráfico de resposta de frequência medindo a diferença de sonoridade entre as eartips. Fonte: Franklin
Gráfico de resposta de frequência medindo a diferença de sonoridade entre as eartips. Fonte: Franklin

É importante frisar que nem sempre o que se vem no fone é o ideal, o melhor, para que se tenha uma boa sonoridade para você. Ou seja, é totalmente válido a tentativa de troca das peças citadas acima e de cabos também (claro, que com o cuidado para não se gastar "horrores" e se obter um bom custo-benefício).

Observação: Existem diversos modelos de ear tips ou pads de uma mesma fabricante. Cada um pode encaixar de maneira diferente nos diferentes fones, além de existirem cabeças e canais auditivos de formatos diferentes. Ou seja, não julgue uma marca somente por um modelo, sempre pesquise as características e como ela se comporta com outros usuários.

Enfim, se arrisque e se permita. Pesquise e tente encontrar boas soluções de outros fabricantes para que o seu fone de ouvido toque melhor do que nunca.

Lista de indicações de ear tips e ear pads

No intuito de auxiliar na escolha das ear tips e ear pads ideais para o seu fone de ouvido, deixaremos aqui algumas indicações de fabricantes/marcas para você pesquisar sobre.

Lista de indicações de ear tips (para in-ears):

  • Azla XELASTEC (silicone especial que se molda ao canal com o calor corporal)
  • Comply Foam (espuma que ao ser espremida, expande e se molda ao canal auditivo)
  • Final Audio Type-E (silicone)
  • JVC Spiral Dot EP-FX9L (silicone)
  • Sony hybrid EP-EX11 (silicone)
  • SpinFit (silicone)
  • Symbio Ear tips (silicone por fora e espuma por dentro, obtendo uma maior durabilidade e isolamento)

Lista de indicações de earpads (para over-ears e on-ears):

  • brainwavz
  • dekoniaudio
  • yaxi
  • zmfheadphone

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: