Muitos tem dificuldade para inserir corretamente os fones nos ouvidos, causando desconforto, queda dos fones do ouvido ou perda da qualidade sonora. Colocar os in-ears (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido de forma correta é importantíssimo, pois desta forma você poderá aproveitar ao máximo o que eles têm para lhe entregar que é conforto e qualidade de som. Afinal de contas, os fones de ouvido foram feitos para proporcionar momentos de prazer, não é mesmo?

Identificando os lados certos antes de inserir o fone in-ear (intra-auriculares ou IEMs)

A primeira coisa que deve ser observada antes de inserir os fones é observar qual é o lado direito (R) e esquerdo (L). Este procedimento é importante para que, primeiramente, não haja a reprodução das músicas de forma errada, pois há sons que aparecem no lado direito que não aparecem no lado esquerdo e dependendo da forma como a música foi feita, isso poderá prejudicar a experiência. Em alguns casos, o lado direito é identificado pela cor vermelha e o lado esquerdo pela cor azul ou preta (isso vale tanto para fones de ouvido quanto para cabos RCA).

Lado esquerdo (L) e direito (R) dos fones de ouvido
Lado esquerdo (L) e direito (R) dos fones de ouvido

Outro fator que traz a necessidade de encaixar os lados de maneira correta, é o formato dos fones in-ear, onde há modelos em que a forma do lado esquerdo é diferente da do lado direito, ou seja, os desenvolvedores pensaram em esculpir o corpo dos intra-auriculares de forma mais ergonômica, e para que você os sinta confortáveis em seu ouvido como o pretendido pelo fabricante, é importante esta análise. Antes de prosseguir, indico a leitura dos artigos indicados abaixo:

Preparando o ouvido para inserir o fone in-ear (intra-auriculares ou IEMs)

Antes de inserir o fone no canal auditivo do seu ouvido, segure-o com uma das mãos enquanto com a outra você puxa a parte superior da sua orelha. Você irá perceber que o seu canal auditivo irá acompanhar o movimento, facilitando assim a inserção adequada do in-ear no ouvido.

Preparando o ouvido para inserir o fone
Preparando o ouvido para inserir o fone

Abrir levemente a boca ajuda na inserção do fone in-ear (intra-auriculares ou IEMs)

Faça a experiência de enfiar um de seus dedos dentro do canal auditivo do seu ouvido e abra a sua boca. Provavelmente você notou que ao abrir a boca, o canal auditivo irá se movimentar ficando mais linear, facilitando assim a inserção do fone intra-auricular no seu ouvido.

Abrindo levemente a boca para ajudar na inserção do fone
Abrindo levemente a boca para ajudar na inserção do fone

Como perceber que obteve um bom fit (encaixe, selo) ao inserir o fone in-ear (intra-auriculares ou IEMs)

A primeira coisa que percebemos quando há um bom encaixe do fone de ouvido em nosso canal auditivo, é a redução abrupta do ruído externo (barulho do local).

Para que você tenha certeza de que o fit (selo) está adequado, escolha uma música que tenha ênfase nos graves (maior quantidade, presença), coloque e tire levemente o in-ear do seu canal auditivo enquanto a música toca. Perceba que à medida que você retira o intra-auricular do ouvido, o grave da música ficará mais fraco, perderá força. Tente determinar o momento em que isso acontece e saberá a sensação de quando o fone está levemente mal encaixado, no ponto que começa a "vazar" o som.

O que fazer quando o fone in-ear (intra-auriculares ou IEMs) está mal encaixado?

Se você notar um certo desconforto ou alteração no som que você costuma ouvir no seu fone de ouvido, tente girar levemente para frente e para traz empurrando o fone para dentro do canal auditivo, seguindo o mesmo movimento descrito acima para preparar o ouvido e a boca para obter uma melhor inserção.

Porque não inserir da mesma forma todos os fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs)?

O canal auditivo das pessoas é cheio de curvas. Mesmo o ouvido direito e esquerdo de uma pessoa possui anatomias (formato diferente) no canal auditivo. Por isso a importância de girar, empurrar para dentro e ver o ângulo melhor (mais para cima ou para baixo ou para os lados) para inserir devidamente no canal.

Como inserir o os fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs) com foam eartips (ponteiras de espuma)

Foam eartips são aquelas ponteiras feitas de espuma. As eartips mais comuns são as de silicone, porem há pessoas que se sentem desconfortáveis com elas ou tem dificuldades para fazer o fone encaixar corretamente ou necessitam de um isolamento do ruído externo mais eficiente.

Para inserir corretamente este tipo de eartip, deve-se amassá-las. Isso mesmo, você vai segurar com os seus dedos as foam eartips (sem tirá-las do fone) em forma de pinça, apertar e friccionar até elas ficarem bem fininhas. Logo em seguida, rapidamente (antes que elas se expandam novamente) insira o in-ear no canal auditivo do seu ouvido e espere as ponteiras de espuma expandirem.

Antes e depois de amassar as foam eartips. Fonte: Etymotic (YouTube)
Antes e depois de amassar as foam eartips. Fonte: Etymotic (YouTube)

Vídeo explicativo

Aqui está a maioria das descrições feitas acima em forma de vídeo, produzido pela fabricante de fones Etymotic, para que fique mais fácil de entender.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: