Muitas pessoas julgam determinado tipo de fone de ouvido por o acharem desconfortável devido a algum(uns) motivo(s). Esse tipo de atitude é um pré-conceito errôneo, e você irá entender o porquê neste artigo.

Esse pré-julgamento acaba ocorrendo pelo fato de que a maioria das pessoas pensam que determinado tipo de fone de ouvido sempre irá ter determinado formato e material. Esse tipo de pensamento é totalmente compreensível se levarmos em conta que o Brasil tem uma escassez enorme de variedade de fones de ouvido (abordarei em um próximo artigo sobre lojas físicas de fones de ouvido no exterior).

Um fone de ouvido do tipo in-ear ou do tipo headphone [1], pode variar o seu formato de diversas formas, além de utilizarem diferentes tipos de ear tips ou ear pads [2] que podem possuir diferentes formatos e materiais. Mas o que isso irá influenciar no uso deles? É o que veremos abaixo!

[1] Artigo "Quais são os tipos de fones existentes".

[2] Artigo "O básico sobre fones - O transdutor".

Earbuds

Os fones de ouvido do tipo earbud, aqueles que vem junto com os iPods, por incrível que pareça, tem suas diferentes formas, e isso irá influenciar tanto no quão firmes eles irão se fixar no ouvido da pessoa. Existem formatos totalmente redondos, de diferentes diâmetros, que podem ou não se encaixar direito dependendo do ouvido do indivíduo. Entretanto, também existem formatos mais anatômicos, onde o formato do fone é arredondado, mas se afunila para o lado onde está o canal auditivo do usuário, ajudando a obter um encaixe melhor no ouvido.

Abaixo um exemplo de um earbud sem fio Bluetooth TWS:

Fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20. Fonte: Vitor Valeri

Para melhorar mais ainda o encaixe, alguns fabricantes tentam desenvolver diferentes tipos de espumas para cobrir a house (corpo) do fone [3], ou até mesmo utilizar silicone, para se obter uma melhor fixação e conforto. Uma alternativa também é combinar isto com ear fins (também chamados de ear hooks), que são uma espécie de ganchos de silicone que se prende a house dos fones e acompanham os sulcos do ouvido para fixar melhor a estrutura do fone no ouvido.

[3] Artigo "O básico sobre fones - O transdutor".

Artigo recomendado para leitura: Earbuds, alternativas para quem não se adaptou aos in-ears (intra-auriculares)

Ear Fins (Ear Hooks) na foto abaixo:

Fone de ouvido in-ear sem fio Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless com ear fins (ear hooks). Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear sem fio Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless com ear fins (ear hooks). Fonte: Vitor Valeri

Intra Auriculares ou In-ears ou IEMs

Os fones de ouvido do tipo in-ear, podem ter um formato que pode incomodar a alguns, pelo fato de seu encaixe ser feito através da inserção no canal auditivo da pessoa. Porém, na grande maioria das vezes, eles não são considerados desconfortáveis por esse fato. O grande problema da maioria dos fones intra auriculares é o formato da house, do nozzle ou até das ear tips [4], que podem deixar o ouvido dolorido.

[4] Artigo "O básico sobre fones - O transdutor".

Anatomia de um fone de ouvido in-ear. Fonte: Vitor Valeri
"Anatomia" de um fone de ouvido in-ear. Fonte: Vitor Valeri

A house do IEM (in-ear monitor) na maioria das vezes é reta, porém existem fones que saem desse padrão para obter uma ergonomia melhor. Hoje existem fones que preenchem boa parte da concha do ouvido acompanhando os sulcos para se fixar melhor e proporcionar um maior conforto. Porém, o que ocorre em alguns fones que seguem este formato, são projetos mal-feitos, com poucos testes e estudos, onde acabam deixando na house do fone pontas ou regiões maiores do que deveriam, que causam, com um uso prolongado, dores nos ouvidos.

Fone de ouvido in-ear 7Hz Salnotes Zero que possui um formato mais anatômico e entrega um bom conforto. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear 7Hz Salnotes Zero que possui um formato mais anatômico e entrega um bom conforto. Fonte: Vitor Valeri

Uma boa alternativa a eles, principalmente se você tem uma orelha pequena, são os in-ears no formato cilíndrico (pistão) como, por exemplo, os Final Audio da série E (E1000, E3000, E4000, etc) e o Moondrop Quarks.

Fone de ouvido in-ear Final Audio E5000 que possui o formato cilíndrico (pistão). Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Final Audio E5000 que possui o formato cilíndrico (pistão). Fonte: Vitor Valeri

O nozzle (bocal por onde sai o som) pode possuir um diâmetro muito grande ou muito pequeno, e isso pode causar desde um mal encaixe até dores no canal auditivo da pessoa. Por isso, é interessante observar as medidas da estrutura (comprimento e diâmetro) do nozzle de fones que nos incomodam, para ter um parâmetro de qual medida seria a ideal ou próxima do ideal, para se obter um conforto maior.

Nozzle do fone de ouvido in-ear. Fonte: Vitor Valeri
Nozzle do fone de ouvido in-ear. Fonte: Vitor Valeri

Há também a questão da angulação do nozzle, que normalmente acompanha o corpo do fone. Mas, em busca da ergonomia, os desenvolvedores de fones de ouvido procuraram deixar o nozzle com uma angulação que acompanhe o canal auditivo da pessoa, deixando a estrutura no sentido diagonal em vez de reta.

Fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKM55. Fonte: Filipe Garrett
Fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKM55. Fonte: Filipe Garrett

Outro ponto a se analisar são as ear tips, que se forem muito pequenas, podem acabar não fixando direito no ouvido, e se forem muito grandes ou compridas (no caso das do tipo triple flange ou double flange) podem causar desconforto. Por isso deve-se analisar qual o tamanho que se encaixa melhor em cada canal auditivo (direito e esquerdo), pois cada lado possui diferentes formatos, e consequentemente encaixa de maneira diferente os fones.

Para se analisar o tamanho das ear tips existem as medidas (em milímetros) ou tamanhos (SS, S, M, L etc.) que alguns fabricantes informam. Dessa forma fica mais fácil de se ter um parâmetro para obter um encaixe melhor.

Tamanho das ear tips.
Tamanho das ear tips.

Por fim, outro ponto que traz um conforto a mais é por onde o cabo vai sair da house (estrutura/corpo do fone). Geralmente o cabo sai por baixo da estrutura do fone, porém a melhor forma de se obter um melhor conforto e menos microfonia [5] é quando o cabo sai por cima da house (estrutura/corpo do fone), fazendo o cabo passar por trás da orelha.

[5] A microfonia em cabos é o barulho que se ouve de forma "amplificada" quando os fios batem na roupa ou em algo. Isso só é possível ouvir quando se está com o fone de ouvido encaixado, pois desta forma você irá perceber as vibrações causadas pelo fio.

Artigos recomendados para leitura:

Fone de ouvido in-ear Kinera Seed. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Kinera Seed. Fonte: Vitor Valeri

Headphones

Os fones de ouvido do tipo headphones, por mais confortáveis que possam ser, se comparado aos outros tipos de fones de ouvido, ainda possuem alguns pontos que podem torná-los desconfortáveis. Geralmente as maiores queixas são com relação ao peso, calor nas orelhas e pressão exercida na cabeça.

O peso de um fone de ouvido pode ser influenciado de diversas formas, como cabos e conectores pesados, material utilizado na estrutura externa do fone e a tecnologia do driver utilizado em seu interior.

O cabo pode influenciar no peso por conta da variação da grossura e quantidade de fios, do tamanho e material dos seus conectores e de seu comprimento.

Artigos recomendados para leitura:

Cabo personalizado Custom Cans. Fonte: Custom Cans
Cabo personalizado Custom Cans. Fonte: Custom Cans

Os materiais utilizados nas cups e na headband (arco) podem trazer um peso maior aos headphones, e consequentemente um desconforto ou conforto dependendo do peso obtido no conjunto. Por isso, os fabricantes não utilizam somente metal e madeira nas estruturas dos headphones, mas também plástico e outros compostos, que quando são de qualidade, trazem leveza, conforto e resistência ao fone de ouvido.

Headphone Audeze LCD-3.
Headphone Audeze LCD-3.

Obviamente, headphones abertos [5] tendem a ser mais leves por possuírem grades ao invés de ear cups grandes de materiais como, por exemplo, madeira ou metal.

[6] Artigo "Fones de ouvido abertos ou fechados? Qual a melhor escolha e por quê?"

Headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri

A tecnologia do driver [7] utilizada influência também no peso do fone, onde o maior problema/desafio está em tornar os headphones planar magnéticos leves, por conta dos imãs que são utilizados no driver. Já os fones de driver dinâmico ou eletrostático, já não sofrem desse mal.

[7] Artigo "Quais os tipos de tecnologias existentes em fones de ouvido".

Com relação ao fator calor, temos a influência das ear cups e das pads utilizadas. No caso das cups, quando o fone é fechado, consequentemente elas irão bloquear sensivelmente a circulação de ar dentro do headphone e, portanto, tenderá a esquentar mais com o uso.

No caso das ear pads, dependendo do material utilizado e de como ele foi tratado, poderá causar calor (exemplo: material pvc / pu que imita o couro) ou pode permitir uma melhor circulação de ar (exemplo: tecido liso ou veludo). Por exemplo, se a pad for de um material completamente selado (material que imita couro), sem poros, isso poderá aumentar consideravelmente o calor. Já se a pad conter pequenos furos e for de tecido, permitindo a pele "respirar", irá favorecer o conforto térmico. Por isso é importante analisar as características do material das pads, além do seu formato, para que se tenha tanto uma boa ergonomia quanto uma temperatura confortável para usos mais prolongados.

Ear pad Dekoni. Fonte: Dekoni
Ear pad Dekoni. Fonte: Dekoni

Por último, temos o fator pressão que é exercida pela headband (arco) do headphone. Alguns fones podem exercer uma alta pressão na cabeça do usuário, que com o passar do tempo, pode incomodar muito. Quando esse problema ocorre, é simples de se resolver, bastando colocar o fone com o arco bem esticado em livros ou algum objeto que segure eles bem abertos.

Técnica para diminuir a pressão exercida pela headband (arco do fone de ouvido).
Técnica para diminuir a pressão exercida pela headband (arco do fone de ouvido).

Observação: É bom, se possível, retirar as pads antes de aplicar o método mencionado acima para aliviar a pressão da headband.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: