Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê! [básico sobre fones]

Muitas pessoas julgam determinado tipo de fone de ouvido por o acharem desconfortável devido a algum(uns) motivo(s). Esse tipo de atitude é um pré-conceito errôneo, e você irá entender o porquê neste artigo.

Por Headphones Pular para comentários
Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê! [básico sobre fones]

Muitas pessoas julgam determinado tipo de fone de ouvido por o acharem desconfortável devido a algum(uns) motivo(s). Esse tipo de atitude é um pré-conceito errôneo, e você irá entender o porquê neste artigo.

Esse pré-julgamento acaba ocorrendo pelo fato de que a maioria das pessoas pensa que determinado tipo de fone de ouvido sempre irá ter determinado formato e material. Esse tipo de pensamento é totalmente compreensível se levarmos em conta que o Brasil tem uma escassez enorme de variedade de fones de ouvido (abordarei em um próximo artigo sobre lojas físicas de fones de ouvido no exterior).

Um fone de ouvido do tipo in-ear ou do tipo headphone, pode variar o seu formato de diversas formas, além de utilizarem diferentes tipos de eartips (no caso dos in-ears) ou pads (no caso dos headphones) que podem possuir diferentes formatos e materiais. Mas o que isso irá influenciar no uso deles? É o que veremos abaixo!

 

Earbuds

Os fones de ouvido do tipo earbud, aqueles que vem junto com os iPods, por incrível que pareça, tem suas diferentes formas, e isso irá influenciar tanto no quão firmes eles irão se fixar no ouvido da pessoa. Existem formatos totalmente redondos, de diferentes diâmetros, que podem ou não se encaixar direito dependendo do ouvido do indivíduo. Entretanto, também existem formatos mais anatômicos, onde o formato do fone é arredondado, mas se afunila para o lado onde esta o canal auditivo do usuário, ajudando a obter um encaixe melhor no ouvido.

Earbuds

Para melhorar mais ainda o encaixe, alguns fabricantes tentam desenvolver diferentes tipos de espumas para cobrir a house (corpo) do fone, ou até mesmo utilizar silicone, para se obter uma melhor fixação e conforto. Uma alternativa também é combinar isto com ear hooks, que são uma espécie de ganchos de silicone que se prende a house dos fones e acompanham os sulcos do ouvido para fixar melhor a estrutura do fone no ouvido.

 

Ear Hooks

Ear hook

 

Intra Auriculares ou In-ears ou IEMs

Os fones de ouvido do tipo in-ear, podem ter um formato que pode incomodar a alguns, pelo fato de seu encaixe ser feito através da inserção no canal auditivo da pessoa. Porém, na grande maioria das vezes, eles não são considerados desconfortáveis por esse fato. O grande problema da maioria dos fones intra auriculares é o formato da house, do nozzle ou até das eartips, que podem deixar o ouvido dolorido.

A house do IEM (in-ear monitor) na maioria das vezes é reta, porém existem fones que saem desse padrão para obter uma ergonomia melhor. Hoje existem fones que preenchem boa parte da concha do ouvido acompanhando os sulcos para se fixar melhor e proporcionar um maior conforto. Porém, o que ocorre em alguns fones que seguem este formato, são projetos mal feitos, com poucos testes e estudos, onde acabam deixando na house do fone pontas ou regiões maiores do que deveriam, que causam, com um uso prolongado, dores nos ouvidos.

iBasso IT01

O nozzle pode possuir um diâmetro muito grande ou muito pequeno, e isso pode causar desde um mal encaixe até dores no canal auditivo da pessoa. Por isso, é interessante observar as medidas da estrutura (comprimento e diâmetro) do nozzle de fones que nos incomodam, para ter um parâmetro de qual medida seria a ideal ou próxima do ideal, para se obter um conforto maior.

Nozzle

Há também a questão da angulação do nozzle, que normalmente acompanha o corpo do fone. Mas, em busca da ergonomia, os desenvolvedores de fones de ouvido procuraram deixar o nozzle com uma angulação que acompanhe o canal auditivo da pessoa, deixando a estrutura no sentido diagonal em vez de reta.

Foto (abaixo): Filipe Garrett

Foto: Filipe Garrett

Outro ponto a se analisar são as eartips, que se forem muito pequenas, podem acabar não fixando direito no ouvido, e se forem muito grandes ou compridas (no caso das do tipo triple flange ou double flange) podem causar desconforto. Por isso deve-se analisar qual o tamanho que se encaixa melhor em cada canal auditivo (direito e esquerdo), pois cada lado possui diferentes formatos, e consequentemente encaixa de maneira diferente os fones.

Para se analisar o tamanho das eartips existem as medidas (em milímetros) ou tamanhos (SS, S, M, L etc.) que alguns fabricantes informam. Dessa forma fica mais fácil de se ter um parâmetro para obter um encaixe melhor.

Tamanho das eartips

Por fim, outro ponto que geralmente trás um conforto a mais é por onde o cabo vai sair da house. Geralmente o cabo sai por baixo da estrutura do fone, porém a melhor forma de se obter um melhor conforto é quando o cabo sai por cima da house, fazendo o cabo passar por trás da orelha, de acordo com a experiência de quem vos escreve.

In-ear Kinera Seed

Fone in-ear Kinera Seed

 

Headphones

Os fones de ouvido do tipo headphones, por mais confortáveis que possam ser, se comparado aos outros tipos de fones de ouvido, ainda possuem alguns pontos que podem torná-los desconfortáveis. Geralmente as maiores queixas são com relação ao peso, calor nas orelhas e pressão exercida na cabeça.

O peso de um fone de ouvido pode ser influenciado de diversas formas, como cabos e conectores pesados, material utilizado na estrutura externa do fone e a tecnologia do driver utilizado em seu interior.

O cabo pode influenciar no peso por conta da variação da grossura e quantidade de fios, do tamanho e material dos seus conectores e de seu comprimento.

Cabos custom cans

Cabo custom cans
Os materiais utilizados nas cups e na headband (arco) podem trazer um peso maior aos headphones, e consequentemente um desconforto ou conforto dependendo do peso obtido no conjunto. Por isso, os fabricantes não utilizam somente metal e madeira nas estruturas dos headphones, mas também plástico e outros compostos, que quando são de qualidade, trazem leveza, conforto e resistência ao fone de ouvido.

Headphone Audeze LCD-3

Audeze LCD-3

 

Obviamente, headphones abertos tendem a ser mais leves por possuírem grades ao invés de cups grandes de materiais como, por exemplo, madeira ou metal.

 

Headphone Sennheiser HD600

Sennheiser HD600

A tecnologia do driver utilizada influência também no peso do fone, onde o maior problema/desafio está em tornar os headphones planar magnéticos leves, por conta dos imãs que são utilizados no driver. Já os fones de driver dinâmico ou eletrostático, já não sofrem desse mal.

Com relação ao fator calor, temos a influência das cups e das pads utilizadas. No caso das cups, quando o fone é fechado, consequentemente elas irão bloquear sensivelmente a circulação de ar dentro do headphone e, portanto, tenderá a esquentar mais com o uso.

No caso das pads, dependendo do material utilizado e de como ele foi tratado, poderá causar calor ou pode permitir uma melhor circulação de ar. Por exemplo, se a pad for de um material completamente selado, sem poros, isso poderá aumentar consideravelmente o calor. Já se a pad conter pequenos furos, permitindo a pela "respirar", irá favorecer o conforto térmico. Por isso é importante analisar as características do material das pads, além do seu formato, para que se tenha tanto uma boa ergonomia quanto uma temperatura confortável para usos mais prolongados.

Pads Dekoni

Pads Dekoni

Por último, temos o fator pressão que é exercida pela headband (arco) do headphone. Alguns fones podem exercer uma alta pressão na cabeça do usuário, que com o passar do tempo, pode incomodar muito. Quando esse problema ocorre, é simples de se resolver, bastando colocar o fone com o arco bem esticado em livros ou algum objeto que segure eles bem abertos.

 

Alargando a headband

Observação: É bom, se possível, retirar as pads antes de aplicar o método mencionado acima para aliviar a pressão da headband.

 

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Minha foto