Review do DAC/amp com entrada para microfone Schiit Audio Hel

Confira o review do DAC/amp Schiit Audio Hel, o dispositivo de áudio de alta fidelidade voltado para o mercado gamer, que está cada vez mais presente em diversas áreas.

Review do DAC/amp com entrada para microfone Schiit Audio Hel

Tive a oportunidade de testar o DAC/amp Schiit Audio Hel recentemente e me senti na obrigação de avaliar este equipamento tão versátil e de fácil controle para aqueles que querem algo que sirva para música ou aplicações que necessitam de uma boa qualidade para o microfone como, por exemplo, em jogos, videoconferências, streaming de vídeos, podcasts, entre outros.

Este DAC e amplificador desenvolvido pela Schiit Audio, fabricante dedicada a equipamentos de áudio de alta fidelidade, foge da proposta em geral da empresa, que é oferecer equipamentos voltados somente para a música. Aqui temos um dispositivo capaz de oferecer um bom som tanto para fones de ouvido quanto para microfones, pois ele possui uma entrada dedicada a microfones com um ADC e amplificador de qualidade para oferecer um resultado superior na captação do som.

Teste do DAC/amp Schiit Audio Hel com o headphone Sennheiser HD600 e o microfone Sony ECM-PC60. Fonte: Vitor Valeri
Teste do DAC/amp Schiit Audio Hel com o headphone Sennheiser HD600 e o microfone Sony ECM-PC60. Fonte: Vitor Valeri

Construção

A construção do Schiit Audio Hel passa a sensação de solidez, possuindo 414g aproximadamente e feito inteiramente em metal, ao manipulá-lo percebe-se que é algo que parece que irá durar por muito tempo. O ponto que mais me chamou a atenção foi o knob de volume, que é posicionado para cima com um diâmetro avantajado e um girar bem macio.

Knob de volume do DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
Knob de volume do DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

As chaves seletoras do Hel são bem simples e diretas, possuindo somente dois escolhas, dificultando que o usuário erre em algo. Na parte frontal há duas, uma para alterar do ganho baixo para o ganho alto (localizada mais a direita) e outra para selecionar entre a entrada USB e a entrada analógica, que estão localizadas na parte traseira do DAC/amp. Já atrás do dispositivo, há uma única chave seletora com a função somente de ligar e desligar.

Frente do DAC/amp Schiit Audio Hel com suas chaves seletoras. Fonte: Vitor Valeri
Frente do DAC/amp Schiit Audio Hel com suas chaves seletoras. Fonte: Vitor Valeri

Na parte frontal do Hel, há também um knob de volume para o microfone e as entradas para fones de ouvido (6,35mm ou P10) e microfone (3,5mm ou P2).

Algo interessante que ocorre ao ligar o DAC/amp é o acionamento de um LED vermelho que fica brilhando através das grades do Hel, como se fossem o "inferno" (hell em inglês). Somando isso com a pintura preta com vermelho, que foge do design dos outros equipamentos da fabricante, percebe-se que os designers quiseram puxar sua aparência para atender ao gosto do público "gamer".

LED vermelho que fica brilhando através das grades do DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
LED vermelho que fica brilhando através das grades do DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

É importante salientar que o Hel já vem com dois cabos USB A para micro USB de 2 metros, um cabo com conector fêmea de 3,5mm (P2) que se divide em dois conectores macho P2 (3,5mm) e um adaptador P10. Tenho que alertar no entanto, que o adaptador P10 não possui uma boa qualidade, tive sérias falhas na saída do som quanto utilizei meus fones in-ear.

Para mais detalhes da parte física do Schiit Audio Hel, confira abaixo o vídeo de unboxing:

O som

Para testar o DAC/amp Schiit Audio Hel, utilizei o headphone Sennheiser HD600, conhecido por sua neutralidade e o fone in-ear Final Audio B3, que terá um review publicado em breve. A primeira coisa que percebi quando liguei o Schiit Audio Hel pela primeira vez foi a sua neutralidade, ele parece não destacar quase nada a não ser os agudos, que são levemente para frente, com um toque a mais de brilho.

Artigos recomendados para leitura:

Os graves são bem lineares, tem presença, mas não há tanto peso quanto eu gostaria utilizando o HD600. Já com o in-ear Final Audio B3, não há do que reclamar quanto ao punch e extensão dos graves, provavelmente este resultado é devido a sua sensibilidade mais alta e impedância mais baixa.

Artigos recomendados para leitura:

Já os médios, senti uma falta de doçura no HD600 e até no B3, fone que gosto muito de ouvi-lo justamente por conta de seus médios sedutores. Pude notar um certo som anasalado nesta faixa de frequência, algo mais fechado e sem muita desenvoltura, extensão. Não achei muito natural a reprodução dos médios nos fones que tenho no final das contas.

Indo para os agudos, em diversas músicas, houve uma boa definição, brilho e extensão para a faixa de preço do DAC/amp. Mas creio que em alguns casos, eu gostaria de uma leve recuada ou um melhor controle. Não da para sentir isso muito bem com o in-ear Final Audio B3, mas no HD600 esta característica é bem audível.

Em termos de palco sonoro, achei aceitável pelo preço e creio que deverá conseguir proporcionar um bom resultado para grande parte dos headphones e fones intra-auriculares.

Algo muito esquisito que notei foi o resultado mais natural e agradável quando o Hel não estava com o alto ganho ligado. Mesmo quando tive que aumentar o volume quase no máximo com o HD600, senti que era melhor fazer desta forma do que alterar para o modo que libera mais potência para o fone de ouvido.

Conclusão

Este é um excelente DAC/amp tanto para quem pretende utilizar fones portáteis como os in-ear quanto headphones. O maior trunfo dele comparado aos outros que há no mercado sem dúvidas é a entrada dedicada a microfones, que confere uma qualidade superior para microfones com conector P2 (3,5mm).

No site da Schiit Audio, o Hel custa US$189, confira abaixo as ficha técnica deste DAC/amp:

  • Resposta de frequência: 20Hz-20Khz, +/- 0,3db
  • Potência máxima, 16 Ohms: 1200mW RMS
  • Potência máxima, 32 ohms: 1000mW RMS
  • Potência máxima, 50 ohms: 650mW RMS
  • Potência máxima, 300 ohms: 200mW RMS
  • THD: <0,0015%, 20Hz-20KHz, a 1V RMS
  • IMD: <0,0015%, CCIR
  • SNR:> 108db, ponderado A, referenciado a 1V RMS
  • Crosstalk:> -80dB, 20Hz-20KHz
  • Impedância de saída (fones de ouvido): 0,25 ohms
  • Impedância de saída (saída de linha): 75 ohms
  • Impedância de entrada (jack 1/8 "traseiro): 10k ohms
  • Ganho: 1 (0dB) ou 5 (14dB)
  • Receptor USB: C-Media CM6631A
  • DAC: AKM AK4490 com estágio de filtro baseado em TI OPA1662
  • Taxas de amostra e profundidade de bits:
  • Reprodução: 16 / 44,1 a 24/192 com suporte sem drivers no Windows 10, Mac, Linux, Android (dispositivo UAC 2)
  • Entrada: 48kHz
  • Estágio de saída: TI OPA1688 (4 estágios de amp por canal)
  • Fonte de alimentação: Via USB, com +/- 12V via regulador de comutação de dupla polaridade de alta corrente, com filtragem de indutor e regulação local
  • Consumo de energia: 2,5 W típico

Esse review é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Conteúdo relacionado

O básico sobre fones de ouvido - A base de tudo
Fones de Ouvido

O básico sobre fones de ouvido - A base de tudo

Esse é o primeiro artigo da série especial sobre fones de ouvido que vamos criar aqui no Oficina da Net em parceria com o grupo no Facebook, Fones High End. Confira.

[Review] Headphone Kuba Disco - um fone de ouvido nacional
Fones de Ouvido

[Review] Headphone Kuba Disco - um fone de ouvido nacional

Conheça o fone de de ouvido de fabricação e desenvolvimento nacional, o headphone Kuba Disco! Um produto de excelente custo-benefício. Entenda o porque!

O básico sobre fones: Como funciona a amplificação de som?
Fones de Ouvido

O básico sobre fones: Como funciona a amplificação de som?

Nesse capitulo será discutido a utilidade de um amplificador de fones, quando ele será necessário, suas tecnologias e os tipos que mais são utilizados. Confere aí