Há dispositivos como TVs, receivers, home theaters, caixas de som, fones de ouvido e videogames, que não possuem tecnologia Bluetooth ou não tem a capacidade de transmitir o sinal de áudio sem fio. Para isso foram criados aparelhos que realizam a função de transmitir e receber sinais Bluetooth, os transmissores e/ou receptores Bluetooth.

Os transmissores e receptores Bluetooth possuem não só a conveniência de proporcionar a transmissão de dados sem a necessidade de cabos, mas também nos dá uma série de vantagens em termos de desempenho ao assistir filmes, escutar uma música ou jogar um game em nosso console (videogame).

O que são receptores/transmissores Bluetooth?

São dispositivos dedicados a receber e/ou transmitir sinais de áudio Bluetooth. Eles foram criados para quando há a ausência da função Bluetooth nos aparelhos, seja em uma TV, uma caixa de som, mp3 player, computador (desktop) ou fone de ouvido.

Observação: Os transmissores/receptores Bluetooth também são chamados de "Bluetooth transmitter/splitter", "Bluetooth dongle" e "Bluetooth áudio adapter".

Quando a função de receptor Bluetooth é utilizada, o dispositivo que não possui a tecnologia sem fio (Bluetooth) ganha a capacidade de transmissão de informações de áudio através da ligação de um cabo ao aparelho que possui a antena para receber o sinal de uma fonte de áudio Bluetooth (smartphone, notebook, tablet, DAP). Assim você pode, por exemplo, transformar um fone de ouvido ou caixa de som com fio em sem fio.

Observação: Um receptor Bluetooth geralmente já tem um microfone embutido. Então, caso você precise de um para jogar, para videoconferências ou para atender ligações, é possível utilizar um fone de ouvido sem microfone em conjunto com os receptores Bluetooth.

Imagem ilustrativa de pessoa assistindo a TV com fones de ouvido sem fio Bluetooth. Fonte: taotronics
Imagem ilustrativa de pessoa assistindo a TV com fones de ouvido sem fio Bluetooth. Fonte: taotronics

Já a função de transmissor Bluetooth irá conectar os fones de ouvido ou caixas de som sem fio (Bluetooth) à TV, aos consoles (PS4, Xbox e Nintendo Switch), receivers e home theaters . Através de um cabo S/PDIF (também chamado de óptico ou toslink), ligaremos os consoles ao transmissor Bluetooth, que processará o sinal de áudio e o transmitirá para os fones de ouvido. Assim, independente se o seu aparelho (fonte de áudio) aceitar ou não enviar informações via Bluetooth, o transmissor Bluetooth irá funcionar, pois ele irá processar o sinal digital ou analógico (no caso do cabo P2) e enviar o áudio através de sua antena. Desta forma, será possível transmitir o áudio da TV, videogame, computador (desktop), via Bluetooth para os fones de ouvido Bluetooth ou até caixas de som Bluetooth.

Observação: Dependendo do modelo do transmissor Bluetooth, é possível ligar até 2 fones de ouvido ou caixas de som ao mesmo tempo.

Artigos recomendados para leitura:

Quais as vantagens de se ter um transmissor Bluetooth?

A principal vantagem, citada acima, é dar a capacidade a dispositivos que não tem uma antena Bluetooth de enviar o sinal de áudio sem fio. Entretanto, também há casos em que o dispositivo possui a tecnologia Bluetooth e não é capaz de transmitir o sinal, só receber (possui somente a função de receptor Bluetooth).

- Codecs de áudio Bluetooth avançados permitem uma latência menor

Porém, não são somente estas as vantagens. Ao adquirir um dispositivo dedicado a transmitir e receber sinais Bluetooth, você terá acesso a codecs de áudio Bluetooth mais avançados, que proporcionam menor latência no áudio. Quando a latência (velocidade da transmissão e processamento do áudio) é alta, acaba causando aquele irritante atraso do áudio com relação ao vídeo (exemplo: a pessoa acabou de falar algo e o áudio da sua fala ainda não terminou).

- O transmissor pode ser capaz de transmitir a uma distância maior

Dependendo do modelo de transmissor Bluetooth, ele poderá transmitir o áudio por uma distância maior ou menor e isso dependerá da potência da sua antena. Os aparelhos que possuem Bluetooth classe 1, por exemplo, possuem uma potência máxima de até 100mW (milliwatt), podendo proporcionar um alcance de até 100 metros, dependendo da quantidade de dados transmitida (quanto maior a quantidade de dados transmitidos por segundo, menor será a distância suportada pelo aparelho para não apresentar falhas).

- Tecnologia "dual link" permite que dois fones de ouvido ou caixas de som sejam conectados ao mesmo tempo

Grande maioria dos transmissores Bluetooth possuem a tecnologia chamada "dual link", que é a mesma coisa que o áudio sharing, que virá de forma nativa para os dispositivos Bluetooth 5.2. Esta tecnologia serve para que um mesmo áudio seja compartilhado para dois ouvintes com fones de ouvido sem fim Bluetooth ou duas caixas de som Bluetooth.

Conectando dois fones de ouvido sem fio Bluetooth a um mesmo smartphone. Fonte: taotronics
Conectando dois fones de ouvido sem fio Bluetooth a um mesmo smartphone. Fonte: taotronics

- A funcionalidade "bypass mode" permite que se alterne entre as fontes de áudio

Alguns modelos possuem o "bypass mode" que nada mais é que a possibilidade de alternar as fontes de áudio. Por exemplo, se o seu fone estiver conectado via Bluetooth ao transmissor, as caixas de som, conectadas por cabo à TV, não irão tocar, mas provavelmente haverá momentos que você irá querer fazer o inverso, daí há um comando no dispositivo para alternar entre as duas formas de áudio.

Artigos recomendados para leitura:

Qual receptor Bluetooth ou Transmissores/Receptores Bluetooth comprar?

No intuito de dar um norte na busca destes dispositivos que prometem trazer mais conveniência e conforto para as nossas vidas durante um jogo ou assistir um filme a noite com fones para não acordar as pessoas, confira abaixo uma lista de dispositivos selecionados. Mas antes, não se esqueça de observar os codecs de áudio Bluetooth utilizados (leia os artigos sobre os 3 artigos citados logo acima), pois desta forma, você fará uma escolha mais acertada.

Exemplos de receptores Bluetooth:

  • Earstudio ES100
  • FiiO BTR1K
  • FiiO BTR3K
  • FiiO BTR5
  • FiiO uBTR
  • Hiby W3
  • Hiby W5
  • Qudelix 5K
  • iFi Go Blu

Exemplos de transmissores/receptores Bluetooth:

  • Avantree Audikast
  • Avantree Oasis Plus
  • Besign BE-RTX
  • Mpow Bluetooth Transmitter Receiver
  • Nulaxy
  • FiiO BTA30
  • TaoTronics Bluetooth 5.0
  • TaoTronics TT-BA014
  • TROND Bluetooth V5.0 Transmitter Receiver

Esse tutorial é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: