O mercado de fones de ouvido no Brasil tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, seja de in-ears (intra-auriculares), True Wireless (TWS), on-ears (supra-aurais) ou over-ears (circunaurais, headphones). Entretanto, há uma grande falta de acessórios para conservar (veja como aqui) ou facilitar o uso dos fones de ouvido. Por vezes se sente a falta de produtos feitos para este fim produzidos nacionalmente, principalmente considerando a desvalorização do real (ou alta do dólar), frete e impostos para se importar. Pensando nesta demanda, uma empresa chamada Rummo180, localizada no interior do estado de São Paulo, no município de Carapicuíba, decidiu criar suportes para fones de ouvido do tipo circunaural (over-ear, headphone).

Por que utilizar suportes para headphones?

Utilizar suporte para seus fones de ouvido headphones trará em primeiro lugar praticidade durante a utilização dos mesmos. Além disso, ele ainda dará um outro aspecto para a mesa, dando maior organização e beleza para o local utilizado para as audições, servindo até como objeto de decoração.

Os suportes "Studio-Pro" da Rummo180 possuem altura o suficiente para deixar a grande maioria dos fones apoiados com certa folga (evitando que os cabos sejam dobrados), mesmo com o ajuste pronto para colocar o headphone na cabeça. No over-ear Sennheiser HD600, por exemplo, mesmo com 10 clics em cada um dos lados, não chega a dobrar o cabo de uma forma que causaria um possível de mal contato no futuro. Desta forma, é possível manter o over-ear sempre pronto para o uso, facilitando o processo de preparação para ouvir uma música, jogar um game no PC (ou console) ou assistir a um filme (ou seriado).

Suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro e headphone Sennheiser HD600 (cabo Custom Cans). Fonte: Vitor Valeri
Suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro e headphone Sennheiser HD600 (cabo Custom Cans). Fonte: Vitor Valeri

É interessante notar que o formato dos "Studio-Pro" permite que não haja a compactação das earpads dos headphones, aumentando assim a vida útil das mesmas. Ao mesmo tempo, devido ao formato do apoio que este suporte possui, o peso do headphone é distribuído uniformemente, diminuindo a pressão exercida sobre a região acolchoada (se houver) do over-ear.

Suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro e headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri
Suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro e headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri

Materiais utilizados

Nos suportes "Studio-Pro" da Rummo180 há a utilização de madeira, couro natural mestiço e borracha. Ao utilizar no dia a dia, percebi que são leves e resistentes ao mesmo tempo. É fácil pegá-los e mudá-los de posição (nunca faça isso com o headphone apoiado) devido ao baixo peso, assim como não há problema de esbarrar acidentalmente o braço neles, pois sua base de apoio garante boa parte da estabilização e ao mesmo tempo o apoio (parte que fica em contato com a headband/arco do fone de ouvido) é bem encaixado no restante da estrutura.

Curiosidade: O couro mestiço é a pele bruta de diversas espécies de carneiro, cuja porção de pele é constituída de pelos que apresentam similaridade com os da cabra (pelica). Quanto à origem não há uma literatura definida a respeito das peles de Mestiço, (o cruzamento entre caprinos e ovinos) designados como Sem Raça Definida-SRD. Os vestuários originados das peles de Mestiços são os mais leves, nobres e possuem preço e procura elevados no mercado. São fáceis de serem identificados por apresentarem excelente resistência, maciez e um toque sedoso.

Seus "pés" também são feitos em madeira e possuem na ponta um disco de borracha para melhor aderência na superfície. É importante notar que se você acabou de mexer na posição do suporte no móvel, os apoios não darão uma aderência tão boa de imediato, mas após algumas horas, notei que a borracha ganha aderência à superfície e parece que "gruda" melhor. Confira abaixo imagens da estrutura nas duas cores disponíveis do "Studio-Pro".

Pé (apoio) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri
"Pé" (apoio) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri
Pé (apoio) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri
"Pé" (apoio) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri

Por último, temos o toque final que é a tira de couro natural mestiço fixada no apoio (parte que fica em contato com a headband/arco do fone de ouvido) do suporte, dando um toque a mais no contato entre o headphone e o produto. Esta característica pode, talvez, diminuir o desgaste da região acolchoada (se houver) da headband (arco) do fone de ouvido.

Tira de couro natural fixada no apoio (parte que fica em contato com a headband/arco do fone de ouvido) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri
Tira de couro natural mestiço fixada no apoio (parte que fica em contato com a headband/arco do fone de ouvido) do suporte para headphones Rummo180 Studio-Pro. Fonte: Vitor Valeri

Utilizando os suportes de fone de ouvido em conjunto com outros acessórios

É importante ter em mente que não é ideal deixar o fone de ouvido do tipo circunaural (headphone, over-ear) o tempo inteiro apoiado no suporte. O motivo disto é a exposição do fone de ouvido a poeira, umidade e raios solares (fortes, quando incidem diretamente). Por isso, o indicado é a utilização de uma case (ou caixa) para guardar o fone de ouvido, além de saquinhos de sílica, para mantê-lo seco.

Artigo indicado para leitura: Saiba como conservar o seu fone de ouvido

Caixa do headphone Sennheiser HD600 com modificação (foi adicionado tecido cetim cobrindo a espuma interna). Fonte: Vitor Valeri
Caixa do headphone Sennheiser HD600 com modificação (foi adicionado tecido cetim cobrindo a espuma interna). Fonte: Vitor Valeri

Sobre a Rummo180

Fundada no ano de 2015, a Rummo180 é uma empresa nacional (Carapicuíba-SP) que trabalha com acessórios em madeira para headphones, instrumentos musicais e monitores. O fundador, Flávio Nobrega de Jesus, é formado em Design e trabalhou por aproximadamente 27 anos em grandes corporações nacionais e internacionais em áreas como indústrias de embalagens, indústria automotiva, cosméticos, publicidade, entre outras.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: