O que é barômetro e para que serve em dispositivos?

Você sabia que alguns smartphones modernos possuem um barômetro incluso? Saiba para que serve esse instrumento e o que ele faz no seu smartphone.

O que é barômetro e para que serve em dispositivos?

Os smartphones atuais são capazes de fazer uma variedade de coisas absurdas. Afinal, quem imaginaria há uns 10 anos atrás, que um celular iria fazer tudo o que faz atualmente?

Desde sua câmera, a navegação na internet, e até mesmo uma bússola inclusa, podem servir como um nível improvisado para que todas as suas fotos absolutamente retas na horizontal e vertical. Mas você sabia que seu celular também pode funcionar como um barômetro?

O que é um barômetro?

Um barômetro é um instrumento especialmente usado para testar a pressão atmosférica - essencialmente o peso do ar. Inventado por Evangelista Torricelli em 1643, o barômetro atual tem duas formas diferentes.

Barômetro
Barômetro
  • Barômetro à base de água: É muito semelhante à invenção original de mercúrio, aonde um recipiente de vidro lacrado com um bico estreito era cheio pela metade de líquido;
  • Barômetro aneróide: Neste modelo, se usa uma pequena célula feita de uma liga de berílio / cobre que se expande ou contrai com base na pressão atmosférica.

Entretanto, os mais modernos e menores barômetros são os digitais, muito menores. Eles costumam ser encontrados em unidades dedicadas de GPS e até mesmo em relógios robustos - e substituem todas as partes mecânicas por um transdutor simples de detecção de pressão, que mede a pressão em Pascal.

É claro que esses barômetros digitais precisam ser calibrados para fornecer uma leitura mais precisa. Freqüentemente, isso é feito inserindo sua elevação precisa, embora com o tempo o barômetro descobrirá suas próprias leituras corretas.

O que o barômetro pode fazer no seu celular?

A inserção de um sensor barométrico em um smartphone está intimamente ligada ao GPS. Sim, este sensor pode ser muito útil para corredores ou ciclistas que desejam saber quantos metros subiram. Ou para pessoas curiosas que estão visitando a serra ou viajando de avião. Até mesmo pode ser útil para usuários que queiram saber mais sobre as mudanças de pressão devido a uma tempestade que se aproxima, frente fria ou furacão.

Mas o uso principal de um barômetro é muito mais simples do que se imagina. Na verdade, o barômetro é incluso no smartphone para auxiliar na correção das medições de altitude pelo GPS.

Em outras palavras, o barômetro funciona como uma fonte de dados suplementares para o sensor GPS, adicionando medições de altitude para maior precisão. A pressão atmosférica está diretamente relacionada à elevação, portanto, um barômetro pode ser usado facilmente como um altímetro, medindo sua altitude.

O que o barômetro não pode fazer?

Muitos acreditam que a implementação de um barômetro em smartphones serviria para proporcionar uma revolução na previsão do tempo. Mas não, a ideia não é que você tenha um meteorologista no seu celular.

E nem valeria a pena, porque a pressão barométrica não muda muito em uma pequena área geográfica. Por exemplo, quando um barômetro é calibrado em uma estação meteorológica, ele utiliza geralmente a leitura da pressão barométrica do aeroporto mais próximo.

E é muito difícil que a pressão barométrica mude muito em um raio de vários quilômetros, e que essa variação altere muito a previsão do tempo.

Como usar o barômetro no iPhone

Se você tem um iPhone, saiba que existem uma infinidade de aplicativos para iOS, mas recomendamos o uso do app Barometer & Altimeter Pro, que é grátis e cumpre muito bem sua função.

Barometer & Altimeter Pro
Barometer & Altimeter Pro

Conforme o tempo passa, você notará que a agulha se move para cima ou para baixo, o que indica a tendência do clima local. Quando a agulha se move para cima, significa que o tempo estará bom e quente. Já quando ela descer, provavelmente você precisa levar um guarda-chuva.

Como usar o barômetro no Android

Os usuários do Android também são bem abastecidos com uma boa quantidade de aplicativos, e aqui vamos recomendar o uso do Barometer, que é bem simples mas muito eficiente.

Barometer
Barometer

Além de ser capaz de prever o tempo, o aplicativo também é capaz de verificar sua altitude atual. É importante saber a diferença entre altitude e elevação:

  • Elevação é a altura na qual a massa de terra em que você está se estende acima do nível do mar.
  • Altitude é o quão alto você está acima dessa massa de terra.

Portanto, embora seu smartphone possa informar a que altura você está, como em um avião ou em uma colina, se você ainda não sabe sua elevação, ele não dirá a que altitude você está acima do nível do mar.

Saiba também que a pressão barométrica vai diferir com seu clima e posição atuais, portanto, você terá que definir a altitude de referência e a pressão para obter uma leitura precisa.

Sua pressão barométrica precisa ser configurada para sua pressão local, para que a leitura da altitude seja correta. Se sua pressão atmosférica mudar, sua altitude também mudará, mesmo se você não se mover ou mudar de posição.

Da mesma forma, o valor da altitude relativa precisa ser definido para a altitude local atual, para que a pressão atmosférica seja lida corretamente. Se você não alterar as altitudes, a leitura barométrica permanecerá precisa. Para obter a pressão da estação, você pode definir a altitude de referência para zero.

Usando o aplicativo Android, você pode visualizar a leitura da altitude diretamente na face do barômetro. Basicamente, a ideia é obter uma pequena leitura (zero ou um) no altímetro para que, à medida que você muda de posição e elevação, você saberá quão alto ou baixo está.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

iPhone 12 Pro: imagem da tampa traseira revela câmeras triplas e sensor LiDAR
Celulares

iPhone 12 Pro: imagem da tampa traseira revela câmeras triplas e sensor LiDAR

Uma imagem foi vazada mostrando a tampa traseira do iPhone 12 Pro. O próximo flagship da Apple deve trazer câmeras triplas e sensor LiDAR, uma tecnologia que estreou no iPad Pro deste ano.

iPhone 13 pode chegar com câmera de 64MP e sensor LiDAR
Celulares

iPhone 13 pode chegar com câmera de 64MP e sensor LiDAR

O iPhone 12 ainda nem foi lançado, mas rumores apontam que o iPhone 13 pode trazer câmeras traseiras quádruplas, sendo a principal de 64MP, uma grande mudança com relação ao padrão de 12MP utilizado desde o iPhone 6s.