A Apple ainda nem lançou o iPhone 12, mas já temos os primeiros rumores à respeito do iPhone 13, que deve chegar ao mercado apenas em setembro de 2021. De acordo com informações compartilhadas pelo leaker "Fudge", especializado em produtos da Apple, o próximo topo de linha da marca entregará quatro câmeras e sensor LiDAR, que calcula distâncias usando a luz.

O leaker revelou que a lente principal é de 64MP, um valor consideravelmente maior que os 12MP utilizados pela Apple desde o iPhone 6s. O sensor secundário seria telefoto de 40MP com zoom óptico de 5x e digital de até 20x. A terceira câmera teria 64MP com lente anamórfica, enquanto que a quarta deve trazer 40MP com zoom óptico reverso de 0,25x.

Alguns vazamentos apontam que o conjunto de câmeras traseiras terá um módulo quadrado bem semelhante ao dos modelos atuais. Portanto, parece que a Apple não deve aplicar grandes mudanças no design, alterando apenas a contagem de megapixels das câmeras.

Recentemente, o mesmo leaker disse que os iPhones de 2021 devem abandonar a porta Lightning, implementada pela Apple no iPhone 5. Alegadamente, os modelos do próximo ano terão o padrão "Smart Connector", oferecendo aos consumidores uma experiência totalmente sem fios.

Esboço do design traseiro do iPhone 13
Esboço do design traseiro do iPhone 13

De qualquer forma, é importante lembrar que essas informações podem não ser corretas, afinal, ainda estamos aguardando o lançamento do iPhone 12, previsto para chegar ao mercado em outubro ou novembro deste ano, um atraso com relação ao mês tradicional de setembro devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

No momento, o iPhone SE (2020) é o smartphone mais recente da Apple, tendo sido anunciado em abril. Ele entrega um corpo de iPhone 8 e processador da linha iPhone 11, estando disponível no Brasil a partir de R$ 3.699.