Parece que toda semana há novas informações sobre a produção e data de lançamento do iPhone 12 que contradiz a anterior, a informação mais recente vem do analista Ming-Chi Kuo, que diz que a maioria dos smartphones da Apple enfrenta atrasos, apesar das garantias da Foxconn de que está compensando a perda tempo.

A começar pelo novo iPhone SE (2020), cuja pré-encomenda se iniciou, mas chega somente em algum momento no mês de maio, mas o atraso aqui não é ruim, na realidade o atraso se deu devido a uma demanda acima do esperado.

O analista espera que de 12 a 14 milhões de iPhone SE (2020) sejam enviados ainda neste trimestre, seguidos por 10 milhões no terceiro trimestre de 2020.

No entanto, Ming-Chi Kuo adverte que isso será às custas dos modelos iPhone 11 mais premium, em tempos de incerteza financeira, os consumidores preferem o produto mais acessível. As previsões para remessas de iPhone no segundo trimestre foram reduzidas em 30%.

A produção dos próximos modelos do iPhone 12, rumores apontam para quatro modelos, diz Kuo - foi parcialmente adiada. Devido às proibições de viagem, a Apple teve que segurar seus funcionários localmente, o que levou a um atraso de 1 mês.

Além disso, a antena mmWave teve que ser reprojetada em abril, o que causou atrasos adicionais (para piorar a situação, os laboratórios de testes estão fechados). Não está claro se todos os modelos do iPhone 12 terão conectividade mmWave, portanto, não está claro se esse atraso afeta todos os modelos (todos eles terão sub-6GHz 5G).

Agora, espera-se que os modelos do iPhone 12 de 5,4" e 6,1" entrem na produção em massa em setembro. E a produção do modelo de 6,7", o modelo mais complicado, segundo Kuo, será adiada para outubro.

A Apple retirou o iPhone 8 quando o novo SE o substituiu, mas também parou de vender o iPhone 8 Plus e ainda não há substituto para o modelo. Um iPhone SE Plus era esperado no primeiro semestre de 2021, mas todos esses atrasos na produção o levarão de volta ao segundo semestre, prevê o analista. O iPad Pro 5G já estava atrasado (de acordo com uma publicação chinesa).

A Apple assim como as demais fabricantes seguem sofrendo com a pandemia do novo coronavírus, então qualquer atraso neste ano de 2020, é no mínimo justificável e compreendido por todos.