O poderoso Snapdragon 888, lançado pela Qualcomm no final do ano passado, está presente debaixo do capô de diversos flagships lançados desde então. O processador que detém o título de principal modelo do mercado atualmente, está prestes a ganhar um sucessor e ele é ainda mais potente.

A informação vem do famoso leaker Evan Blass que acabou de compartilhar em seu Twitter as possíveis especificações do SM8450, potencial sucessor do Snapdragon 888. De acordo com ele, o chip virá equipado com o mais recente modem X65 5G e será fabricado sob o processo de 4nm, um dos mais eficientes em desempenho gráfico e energético do mercado atual.

Vale lembrar que, apesar de ser encarado como um rumor, Evan Blass é conhecido por ter acesso a informações privilegiadas da indústria, e tem sido durante muito anos, o responsável por diversos vazamentos que acabam sendo de fato confirmados pelas respectivas fabricantes mais tarde. Mesmo com esse crédito, nada é oficial e é bom considerar tais informações com cautela.

Mais rápido

Blass compartilhou em seu Twitter uma imagem que mostra o chip em uma suposta listagem no Geekbench. De acordo com tais informações, ele será produzido no processo de litografia de 4nm, com o mais recente modem Qualcomm X65 5G. Na prática, isso quer dizer que ele será mais rápido que qualquer outro chip disponível no momento, oferecendo velocidades de download sem fio de até 10 Gbps.

A título de comparação, o Qualcomm Snapdragon 888, principal modelo da Qualcomm atualmente, vem equipado com o modem X60 5G e consegue oferecer velocidades de download de até 7,5 Gbps, o que já é considerado surpreendentemente eficiente. O novo SoC, porém, irá aumentar essa potência.

A listagem também deixa evidente que esse novo chip vai estrear a marca ARMv9, com a arquitetura do chip Kyro de 780 núcleos. Para gráficos, a GPU usada deve ser a nova Adreno 730, que ainda não foi anunciada oficialmente e por isso as suas informações ainda são escassas. Considerando que ele deve apresentar um upgrade do SD888, é possível que ele seja capaz de oferecer gráficos mais fluidos e com maior qualidade, mas não há nada que confirme isso.

Melhor câmera

Dentre essas informações já citadas, a listagem mostra também a nova interface da câmera. É possível identificar o Spectra 680 ISP como novo suporte para captura de fotos, mas também não existem informações sobre ele atualmente. Outro detalhe que chama a atenção é a menção sobre o chip FastConnect 6900, o que indica que os dispositivos equipados com esse novo SoC terão suporte para conexões sem fio mais recentes, como Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E.

Por último, mas não menos importante, a listagem também menciona o processamento de vídeo com Adreno 665 e uma unidade de processamento de display Adreno 1195. Isso deve garantir o suporte para modo noturno aprimorado, com boas capturas de imagem mesmo quando a iluminação estiver desfavorável.

Por enquanto, isso é tudo o que sabemos sobre o suposto novo processador da Qualcomm. O futuro sucessor do Snapdragon 888 deve ter novas informações vazadas em breve, a medida que o seu desenvolvimento esteja mais claro.