Conectar-se à internet parece simples. No entanto, quando algo dá errado ou é hora de atualizar seu equipamento para algo mais rápido, você precisa entender o que todas aquelas caixinhas com luzes piscando realmente fazem.

Portanto, se você não sabe a diferença entre um modem e um roteador, ou não tem certeza do que um ponto de acesso faz em comparação com um switch, aqui está um resumo rápido do equipamento básico de rede que mantém sua casa conectada.

Modem: conecta você à internet

Modem; Foto de Stephen Phillips na Unsplash
Modem; Foto de Stephen Phillips na Unsplash

O modem é dispositivo que conecta você à internet - via cabo, fibra ótica, via antena de rádio ou linha telefônica que passa pela sua vizinhança, chega à sua casa e se conecta ao seu modem. O modem é responsável por transmitir as informações do seu computador para a grande rede de dados mundial. Ele recebe os sinais digitais do seu computador e transforma em informações analógicas para o cabo ou fio telefônico que vai para a internet, e traduz os sinais analógicos de entrada da mesma maneira.

Esse processo é chamado de modulação e demodulação, respectivamente, e é onde o mo-dem obtém seu nome. Normalmente, seu provedor de serviços de internet (ISP) oferecerá um modem para você, alguns deles já fornecem rede Wi-Fi outros não.

Roteador: conecta seus dispositivos ao modem

Roteador Huawei com Wi-Fi
Roteador Huawei com Wi-Fi

Modems independentes não conseguem enviar dados para vários dispositivos simultaneamente. Geralmente, eles têm apenas uma porta Ethernet e produzem apenas um endereço IP, que identifica sua localização na internet. Um roteador conecta todos os dispositivos da sua casa (e os conecta entre si) por meio de cabos Ethernet ou Wi-Fi e, em seguida, se conecta ao modem.

Existem modens que as operadoras fornecem, cujo além de modem também são roteadores, a maioria dos casos no Brasil é assim, o aparelho que recebe o cabo da operadora de internet, roteia já a sua internet interna na casa.

Um roteador também atribui a cada dispositivo seu próprio endereço IP interno, que ele usa para rotear o tráfego entre eles. Se o endereço IP do seu modem é como o endereço de um prédio, os endereços IP internos do seu roteador são como números de apartamentos.

Seu modem recebe informações da internet, envia para o roteador e o roteador envia para o computador que solicitou. Se você abriu o Oficina da Net no seu celular, o roteador sabe qual dispositivo foi e envia os dados apenas para esse celular, e não para outros celulares ou computadores da sua casa.

A rede criada pelo seu roteador é conhecida como rede de área local, ou LAN, e ela o conecta a uma rede de área ampla maior, ou WAN (a internet).

Ponto de acesso: adiciona conectividade sem fio

Intelbrass Hotspot; Ponto de acesso
Intelbrass Hotspot; Ponto de acesso

Um dia, todos os computadores se conectavam à internet através de um emaranhado de fios. Hoje, porém, temos a capacidade de conectar todos esses dispositivos à sua rede doméstica por Wi-Fi. Para fazer isso, você precisa de algo para transmitir esse sinal sem fio.

Um ponto de acesso sem fio (também conhecido como access point) se conecta ao seu roteador, geralmente por cabo de rede, e se comunica com seus dispositivos por meio de frequências sem fio.

A maioria dos usuários domésticos tem os roteadores com pontos de acesso sem fio embutidos, ou seja, o roteador da sua casa também funciona como acess point. Mas pontos de acesso autônomos ainda são comuns para empresas, pois você pode combinar vários pontos de acesso para estender sua rede por uma área maior.

Mais recentemente, os kits de rede mesh se tornaram comuns para casas maiores com muitas áreas sem sinal, pois permitem que várias unidades cubram sua casa com Wi-Fi de forma mais eficaz do que os repetidores de alcance. Esses kits podem atuar como pontos de acesso sem fio se você já tiver um roteador, ou podem assumir a função de um roteador também, mas geralmente com menos recursos avançados.

Switch: conecta computadores extras ao roteador

Switch 24 portas
Switch 24 portas

Todos os roteadores vêm com portas Ethernet embutidas, mas dependendo do tamanho e da classe do roteador que você tem em casa, pode não haver portas suficientes para conectar todos os seus dispositivos, especialmente na era da tecnologia de casa inteligente, que frequentemente requer mais conexões com fios.

Se você ficar sem portas Ethernet no seu roteador, um switch pode adicionar mais portas Ethernet à sua rede. Basta conectar seus dispositivos extras ao switch, conectar o switch ao seu roteador e eles aparecerão na sua rede.

Observe que você precisa de um roteador para usar um switch. Um switch não pode atribuir endereços IP ou criar uma rede como seu roteador - ele age apenas como um policial de trânsito para os sinais que passam por ele.

Além disso, não confunda um switch com um hub, que se parece quase idêntico, mas age de maneira muito diferente. Em vez de rotear o tráfego entre vários dispositivos, um hub simplesmente recebe um sinal de entrada e o copia para todos os dispositivos no hub, o que também é conhecido como tráfego burro, ele despacha todas as informações para todos os dispositivos ao mesmo tempo, assim, você vai receber a informação de um site que abriu no dispositivo que abriu, mas todos os outros também receberão. Com a frequência de uso, essa medida pode deixar a sua internet mais lenta, por este motivo que os hubs se tornaram menos usados e os switches, que são "mais inteligentes" tomaram conta.

Tudo em um

Como mencionei antes, você em casa, provavelmente tenha apenas um dispositivo, que conecta alguns computadores com fios e os celulares na rede sem fios, apenas com um modem/roteador/acess point que a operadora de internet lhe forneceu.

Muitas pessoas até usam unidades combo de modem e roteador, que contêm um modem, roteador e ponto de acesso sem fio em um único dispositivo. Isso pode economizar espaço e eliminar alguns fios, mas assim como xampu e condicionador, algumas pessoas preferem manter esses dispositivos separados, pois permite mais escolhas.