Você sabia que o seu smartphone pode ser utilizado como roteador? A opção pode ser bastante válida, principalmente se você tiver acesso a um bom plano de dados móveis e não quer ficar dependente da internet em aeroportos ou cafés. O procedimento é possível pois a placa do seu dispositivo que é responsável por se conectar à rede Wi-Fi também faz o processo inverso, convertendo a rede móvel para um hotspot Wi-Fi. Desta forma pode-se usá-lo como roteador para a TV, notebook, computador ou até mesmo outro celular.

O procedimento é bem simples e realizado em poucas etapas. Confira neste tutorial como é fácil utilizar seu dispositivo Android como roteador. O passo-a-passo foi feito em um Zenzofone e pode variar conforme o modelo de seu telefone. Mas no geral é bem parecido, mudando um pouco a disposição dos nomes.

1º passo: No menu "Configurações" de seu aparelho, vá em "Mais" e selecione "Thethering e acesso portátil".

2º passo: Na tela que abrirá a seguir você terá as opções "Ponto de acesso Wi-Fi portátil", "Configurar ponto de acesso Wi-Fi" e ainda a alternativa de compartilhar a sua rede pelo Bluetooth na opção "Tethering Bluetooth".


3º passo: Para conectar via Wi-Fi, toque na opção "Ponto de acesso Wi-Fi portátil", que a sua rede compartilhada será ativada. Em "Configurar ponto de acesso Wi-Fi" você consegue visualizar o nome de sua rede compartilhada e sua senha (que serão necessárias para que o outro dispositivo possa se conectar aos dados móveis de seu smartphone). Além disso é possível personaliza-los, alterando a denominação e a chave de segurança. É possível ainda definir um tempo para desabilitar o ponto de acesso Wi-Fi.


4º passo: No outro dispositivo a ser conectado à internet, vá nas configurações Wi-Fi, encontre e escolha o nome de rede disponibilizado anteriormente no celular que está sendo utilizado para criar a rede Wi-Fi. Digite a senha informada anteriormente e clique em "Conectar". Pronto, você já estará usando o seu dispositivo Android como roteador. Para encerrar o compartilhamento de rede, basta tocar novamente em "Ponto de acesso Wi-Fi portátil", que ele será desativado.

Veja também: 

Bluetooth

A opção Bluetooth pode ser muito útil pois nem sempre a rede Wi-Fi do seu celular é rápida o suficiente para entregar a internet que você precisa. 

1º passo: Para conectar via Bluetooth, faça o mesmo passo-a-passo descrito acima, porém, ao invés de selecionar "Ponto de acesso Wi-Fi portátil", clique em "Tethering Bluetooth" ou "Compartilhamento Bluetooth" (dependendo da forma como está descrito em seu aparelho) para ativar o compartilhamento de rede por meio desta ferramenta.

2º passo: No outro dispositivo que deve ser conectado à internet vá no ícone de gerenciamento do Bluetooth e toque na opção de mostrar dispositivos disponíveis.

3º passo: Selecione o gadget e comece o pareamento. 

4º passo: Pronto, você já pode utilizar a internet de seu smartphone em outro dispositivo. Como podemos notar na imagem abaixo, o smartphone Moto X está navegando, enquanto sua rede Wi-Fi está desativada. A conexão se dá pelo Bluetooth. Para encerrar a conexão, basta tocar novamente em "Tethering Bluetooth", que o compartilhamento de rede será desativado.