Um dos primeiros chipsets de smartphones a suportar o padrão Wi-fi 6 foi o Snapdragon 685, desde então começaram a surgir diversos celulares com o novo protocolo. Agora foi informado que a Qualcomm, Broadcom e a MediaTek já estão desenvolvendo chips com o próximo padrão, o Wi-fi 7. Isso é um pouco rápido considerando que no Brasil ainda temos uma gama restrita de roteadores Wi-fi e Acess Points (AP) com o Wi-fi 6 (confira os principais do mercado aqui).

Recentemente o vice-presidente da Qualcomm, Rahul Patel, informou que teve uma boa produção de produtos com suporte ao Wi-fi 6 nos últimos 2 anos, incluindo smartphones, notebooks e roteadores. Junto com essa leva de produtos, o Wi-fi 6E começou a ser implementado desde o segundo semestre de 2020.

Foi informado que a Qualcomm já está em processo de desenvolvimento de chips com Wi-fi 7. Segundo a empresa, a velocidade da rede será duplicada comparado ao Wi-fi 6. Além disso, o novo padrão será capaz de combinar vários espectros de frequência e fornecer uma qualidade superior. De qualquer forma, esta tecnologia ainda deverá demorar a ficar amplamente disponível.

Broadcom e a MediaTek já estão investindo intensamente na próxima geração do Wi-fi

Durante o relatório de acionistas deste ano, a Broadcom e a MediaTek dizem que começaram a investir ativamente na sétima geração de protocolos Wi-fi. A produção de chips envolverá smartphones, PCs, roteadores Wi-fi e mais. Este é um tipo de competição saudável para o setor de comunicações.

Sobre o Wi-fi 7

O padrão 802.11be será chamado comercialmente como Wi-fi 7 e suportará 16 fluxos de dados, o dobro do que o atual Wi-fi 6 suporta. Além disso, o novo protocolo Wi-fi contará com a tecnologia CMU-MIMO, onde o "C" significa Coordinated (Coordenado), que poderá funcionar com vários pontos de acesso fornecendo parte dos 16 pontos de acesso que serão transmitidos ao mesmo tempo.

Além das capacidades citadas acima, o Wi-fi 7, assim como o Wi-fi 6E, contará com a transmissão da faixa de frequência de 6Ghz. Haverá o trabalho conjunto de três bandas de frequência e teremos a expansão da largura de um canal de 160Mhz para um de 320Mhz, proporcionando uma maior transmissão de dados ao mesmo tempo.

No novo padrão Wi-fi também teremos um novo método de modulação de sinal para 4096QAM, onde haverá uma velocidade teórica final de 30Gbps contra 9,6Gbps do Wi-fi 6.

O que você acha da velocidade do desenvolvimento de novas tecnologias Wi-fi? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!