No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

O que é ADSL?

Há várias formas de se acessar a internet e uma das primeiras que surgiram foi a Assymmetric Digital Subscriber Line (ADSL). Este padrão nos dias de hoje ainda é muito popular no Brasil por ser mais barato de se implementar por conta do aproveitamento da linha telefônica já existente para a transmissão de dados da internet. Além disso, o seu cabeamento é mais barato que outras tecnologias como HFC e fibra, que serão explicadas mais à frente.

Existem variações desta tecnologia DLS, são elas: ADSL2, ADSL2+, VDSL, VDSL2 e VDSL2 Phantom

O ADSL surgiu no ano de 1999 e possui uma capacidade de download de até 8Mb/s (megabits por segundo). Seu upload pode atingir uma velocidade de até 1Mb/s, porém posteriormente surgiu uma versão simplificada da tecnologia chamada ADSL Lite que possui uma capacidade de download de até 1,5Mb/s e 512Kb/s de upload.

Modem ADSL.
Modem ADSL.

A ligação da internet via ADSL é feita através de um cabo que possui um par de fios metálicos. Esse tipo de conexão acaba limitando a sua capacidade de transmissão por longas distâncias entre o modem do usuário e o DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer). O DSLAM é o "armário" que possui várias portas para distribuir o sinal de internet para as residências ou prédios. É importante salientar que o DSLAM não irá dividir a velocidade do acesso entre as linhas, ou seja, se o seu vizinho estiver utilizando a velocidade em seu máximo disponível, não irá afetar a qualidade da sua internet.

A distância máxima suportada pela tecnologia é de até 6Km, a depender da qualidade dos equipamentos utilizados nas pontas. Porém, o ideal é que não se ultrapasse 4Km. É por conta disso que em áreas rurais se opta por utilizar internet via rádio.

Quanto maior a velocidade da internet, menor terá que ser a distância entre o modem do usuário e o DSLAM. Por exemplo:

Se utilizarmos a VDSL2 de longo alcance, poderemos ter uma distância entre 1,2Km e 1,5Km para ter acesso a uma velocidade de download de até 30Mb/s. Já se utilizarmos a VDSL2 de curto alcance, será possível atingir uma velocidade de até 100Mb/s, porém a uma distância de 350 metros do DSLAM.

O que é HFC?

A tecnologia Hybrid Fiber Coax (HFC) consiste na utilização de cabos de fibra ótica e cabos coaxiais. Os cabos de fibra ótica saem da central, passam pelos postes até chegar mais próximo das residências e prédios e conectar a um receptor ótico. Em seguida, vão sair do receptor cabos coaxiais que irão distribuir o sinal até as casas, passando por amplificadores troncais, amplificadores de distribuição e por último os TAPs que irão distribuir cabos até as casas ou prédios.

Como funciona a rede de internet HFC.
Como funciona a rede de internet HFC.

Os cabos coaxiais possuem menos interferência que os cabos de par metálico (ADSL) por conta de possuir pares trançados de cobre e uma simetria diferente, fazendo com que o campo eletromagnético fique confinado entre o fio interno e a malha externa. Isso faz com que o cabo coaxial consiga atingir distâncias muito maiores do que os cabos telefônicos e ao mesmo tempo atingir velocidades maiores de transmissão (download e upload).

Entretanto, apesar de possuir um desempenho superior ao cabo de par metálico da internet ADSL, sua geometria ainda possui imperfeições, causando pequenas irradiações de energia por onde o sinal trafega. Isso faz com que seja de certa forma um pouco suscetível a interferências. Essa interferência acaba afetando a capacidade de upload e o ping da internet.

O HFC sofre quedas de desempenho e velocidade por conta da maneira como é utilizado o nó ótico (NODE). Quando a fibra ótica chega até ele para ser convertido o sinal ótico para elétrico e posteriormente chegar ao cliente, há a divisão de cabos coaxiais, que idealmente deveria ser colocado determinado número de portas.

Cabo coaxial.
Cabo coaxial.

O cuidado com o número de portas disponibilizadas em cada NODE é necessário para que não haja queda na qualidade de distribuição do sinal. Isso é calculado geralmente de acordo com o perfil de consumo dos clientes de determinada região, porém o que ocorre é que na maioria das vezes a empresa de telecomunicações, para economizar e ganhar mais, utiliza um mesmo NODE para uma grande quantidade de clientes. O resultado disso é que nos horários de pico de utilização da internet pelos usuários haverá grande queda na performance e velocidade.

O que é fibra?

O cabo de fibra ótica vem para solucionar várias barreiras que as tecnologias citadas anteriormente possuem, como distância para se transmitir velocidade sem perdas, interferência causada por eletromagnetismo e por fim, a alta velocidade.

Contudo, para se conseguir uma alta velocidade, deve-se tomar certos cuidados, pois cabos de fibra ótica são frágeis e não suportam curvas com ângulos muito fechados, que prejudicam a passagem do sinal. Por conta disso, é importante que se tenha uma equipe especializada para realizar a instalação da fibra nas residências e prédios para se entregar um sinal de qualidade, sem atenuações.

Apesar de possuir um custo elevado para implantação, a durabilidade da fibra ótica é consideravelmente maior do que a de cabos de cobre e há pouquíssima perda de sinal por conta de sua imunidade contra interferências eletromagnéticas permitindo que se consiga levar um sinal com intensidade forte de ponta a ponta.

Modem com fibra óptica conectada (cabo branco com conector verde).
Modem com fibra óptica conectada (cabo branco com conector verde).

A tecnologia mais utilizada para instalação de fibras óticas pelas operadoras é a Gigabit Passive Optical Network (G-PON) que é capaz de transmitir por mais de 60Km o sinal e entregar o sinal de download com 94% de eficiência e upload com 93% de eficiência, ou seja, a perca que se tem de sinal é quase nula. A GPON é capaz de atingir velocidade de até 2,5Gbits para download e 1,2Gbits para upload.

O que fazer para extrair o máximo de velocidade da minha internet?

Para extrair o máximo de velocidade da sua internet, recomendamos que você leia os seguintes artigos: