Se você acha que basta comprar bons roteadores Wi-Fi ou Acess Points (APs) com tecnologia de redes Mesh [1] que resolverá o problema de performance da sua internet, está enganado. É necessário fazer um estudo do ambiente para posicioná-los corretamente e assim obter um bom alcance com menos atenuação de sinal.

É claro que há outras variáveis na equação de um bom sinal Wi-Fi como, por exemplo, os diferentes padrões IEEE 802.11 (A/B/G/N/AC/AX) [2], a presença de portas gigabit [3] e os canais das faixas de frequência 2.4Ghz, 5GHz e 6GHz [4]. Neste artigo trataremos sobre um fator tão crítico quanto os quesitos citados, o posicionamento adequado de roteadores Wi-Fi ou Acess Points (APs), confira abaixo!

[1] Artigo "O que são redes MESH? Será que elas são de fato eficientes?"

[2] Artigo "O que é Wireless e quais as diferenças entre redes A B G N AC AX?"

[3] Artigo contendo informações sobre portas gigabit.

[4] Artigo "O que são os canais das faixas de frequência de 2,4GHz e de 5GHz? Qual o melhor?"

1 - Colocar no mesmo lugar do modem

Muitos têm a mania de colocar o roteador Wi-Fi ou Acess Point (AP) ao lado do modem da operadora de telefonia, também conhecida como Provedor de serviços de Internet (ISP ou Internet Service Provider). Nem sempre o local onde o modem está é o mais adequado para que haja um bom alcance do sinal Wi-Fi e por vezes ele acaba sendo atenuado na "fonte" da rede Mesh, oferecendo uma performance ruim.

Mesmo que se ligue os roteadores e Acess Points (APs) via cabo ethernet [5], ainda é indicado um estudo adequado dos ambientes da casa, apartamento ou galpão para que não haja a atenuação do sinal ao posicionar os aparelhos próximos ao modem de internet.

[5] Artigo "Diferenças entre cabos ethernet CAT5E, CAT6, CAT7 e CAT8"

2 - Posicionamento com células muito perto uma das outras

Mesmo que você queira utilizar somente a faixa de frequência de 5Ghz, colocar os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) muito próximos é um desperdício. O motivo disso é o fato de já termos uma boa força e desempenho no sinal em determinada área (cômodo), não necessitando de outra célula (roteador Wi-Fi ou Acess Point) para realizar a distribuição do Wi-Fi.

3 - Posicionamento com células muito distantes uma das outras

Embora esse não seja um problema ao conectar roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) via cabo ethernet, ao utilizar a tecnologia Mesh, o desempenho do sinal irá cair consideravelmente. Isso ocorre porque para que a rede Mesh funcione tem de haver uma boa conexão entre as células (roteadores Wi-Fi ou Acess Points) e como era é feita sem utilizar cabos, somente através da repetição de sinais, ao colocá-las muito distantes uma das outras, haverá um desempenho ruim no Wi-Fi.

Posicionamento de Acess Points da Ubiquiti em um apartamento através do software gratuito para produtos da marca. Fonte: Blog UBNT BR (Medium)
Posicionamento de Acess Points da Ubiquiti em um apartamento através do software gratuito para produtos da marca. Fonte: Blog UBNT BR (Medium)

4 - Posicionar roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) próximos às paredes externas

Ao posicionar os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) próximos das paredes externas da casa ou apartamento, você irá desperdiçar a distribuição do sinal, pois as ondas de rádio são irradiadas para todas as direções (360°).

5 - Posicionar os roteadores Wi-Fi e Acess Points atrás de objetos que atenuam muito o Wi-Fi

Se você posicionar os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) atrás de objetos feitos de materiais que atenuam o sinal Wi-Fi, o desempenho do sinal Wi-Fi será péssimo. Por exemplo, não é uma boa ideia colocar as células (roteadores Wi-Fi ou Acess Points) atrás de banheiros, pois há canos de metal com água passando e espelhos, ou seja, três materiais que atenuam muito a irradiação do sinal de rádio do Wi-Fi. Abaixo uma tabela com os níveis de atenuação do sinal Wi-Fi de acordo com o material.

Tipo de barreira Atenuação do sinal Wi-Fi
Madeira Baixa
Gesso Baixa
Material sintético Baixa
Vidro Baixa
Água Média
Tijolos Média
Mármore Média
Concreto Alta
Metal Alta
Espelho Muito alta

Materiais sintéticos como paredes de plástico ou dry wall tem uma atenuação baixa do sinal Wi-Fi. Já uma grande quantidade de livros atenua consideravelmente a irradiação do sinal de rádio do Wi-Fi.

6 - Colocando roteadores Wi-Fi e Acess Points em locais muito baixos

Ao colocar os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) em locais baixos (com pouca altura), você automaticamente perderá performance do Wi-Fi. O motivo disso é simples, a grande maioria dos móveis estão concentrados no chão e consequentemente há vários materiais e barreiras para atenuar o sinal do Wi-Fi. Por isso, o ideal é sempre colocar as células (roteadores Wi-Fi ou Acess Points) o mais alto possível.

Como medir a força do sinal Wi-Fi no local?

Para saber se determinado local está com um sinal fraco devido a atenuação do sinal por conta de algum objeto com alta capacidade de bloqueio de rádio ou distância excessiva entre os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs), há um aplicativo que indicamos, o WiFiman (desenvolvido pela Ubiquiti Inc.), disponível tanto para Android quanto para iOS. Um bom nível de sinal é -75 dbm [6], caso for maior que isso, o ideal é instalar outra célula para abarca a área desejada onde esteja com sinal fraco.

[6] Exemplo de sinal forte: -45 dbm. Exemplo de sinal fraco: -85dbm.