Atualmente está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB que utilizam tecnologia de fibra ótica/GPON (leia sobre as diferenças entre as tecnologias aqui). Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns como, por exemplo, streaming de vídeo pelo Netflix, streaming de música pelo Spotify e streaming de jogos que em breve estará nos videogames. Juntando o streaming com os jogos online que necessitam de uma largura de banda grande e com ping baixo, há a necessidade de se investir em uma maneira eficiente de transmissão via Wi-fi (caso não opte pelo uso de cabos de rede).

Para conseguir velocidades acima de 100MB via Wi-fi é necessário a utilização de uma frequência que tenha menos interferências e que possua mais canais e é exatamente isso.

Asus GT-AX11000

Interferência

Quando temos um roteador comum, de uma única banda, o que se tem é a utilização da frequência de 2,4Ghz para a transmissão do sinal de internet. Essa frequência é extremamente comum e é utilizada por aparelhos micro-ondas, telefones sem fio, babás eletrônicas e... pelos seus vizinhos!

Então, para haver menos interferência na transmissão da internet sem fio, a solução foi a utilização de uma banda de frequência diferente! Essa banda é a banda de 5GHz e está presente em todos os roteadores e Acess Points "dual-band" do mercado. Estes roteadores possuem duas antenas (ou mais), uma (ou mais) que transmitindo o sinal na frequência de 2,4Ghz e outra(s) transmitindo o sinal de 5Ghz.

Canais disponíveis

Outro ponto interessante a se abordar acerca da diferença entre os sinais de 2,4Ghz e 5Ghz são os canais disponíveis para cada frequência. Na frequência de 2,4Ghz temos somente 11 canais disponíveis para utilização e por vezes todos eles estão ocupados pelos seus vizinhos, causando uma interferência sensível na transferência do sinal da internet. Já na frequência de 5Ghz temos mais que o dobro de canais comparado ao que encontramos em 2,4Ghz, ou seja, a chance de você ter uma interferência por alguém que está utilizando o mesmo canal que você é bem menor.

Canais Wi-fi

Somado ao fato de utilizar uma banda que seus aparelhos não utilizam (micro-ondas, telefones sem fio, babás eletrônicas etc.) e de possuir mais canais disponíveis, ainda tem o fato de que pouquíssimas pessoas utilizam atualmente antenas wi-fi com frequência 5Ghz dependendo da região onde você mora. Consequentemente, você conseguirá praticamente interferência zero na transmissão do sinal de sua internet.

Velocidade

A velocidade de transmissão de dados da frequência de 5Ghz é superior a frequência de 2,4GHz, podendo atingir velocidades, por exemplo, de 300MB. Já utilizando a frequência de 2,4Ghz, geralmente conseguimos no máximo uma transmissão de 100MB e olhe lá, na maioria das vezes chegasse a 50MB-60MB.

Velocidade

Isso se deve a velocidade das ondas transmitidas em 5Ghz, que são mais densas, curtas.

Alcance

Pelo fato da banda de 5GHz ser mais densa, ela terá menos alcance que a banda de 2,4Ghz. Isso faz com que o sinal da antena de 5Ghz com muitas barreiras (paredes ou objetos) caia sensivelmente, enquanto o sinal de 2,4Ghz se manterá mais estável.

Número de dispositivos conectados

Os roteadores e Acess Poits dual band possuem ambas as bandas de frequência (2,4Ghz e 5Ghz), proporcionando somente por esse fato uma maior capacidade de transmissão de dados simultâneos.

Acess Point (AP) e roteador Wi-fi

A diferença básica entre um roteador wi-fi e um acess point é o número de portas para se conectar os cabos de rede.

O Acess point geralmente possui uma única porta de rede para receber o sinal do modem de internet via cabo de rede e distribuir via wireless a internet.

Já o roteador tem a possibilidade de distribuir via cabo o sinal da internet para diversos dispositivos.

Não use repetidores de sinal Wi-fi

Repetidor de sinal Wi-fi

Repetidores Wi-fi, por não receberem o sinal da internet via cabo, sofrem muita interferência e perda de sinal durante a retransmissão do sinal Wi-fi. Para quem almeja um sinal de internet sem fio rápido e estável, o repetidor de sinal não é uma opção.