Atualmente muitas regiões do Brasil possuem regiões com planos de internet fixa acima dos 100MB. Entretanto, na grande maioria das vezes as operadoras não oferecem modems/roteadores que conseguem fornecer velocidades de download acima de 100MB, necessitando assim que o usuário compre um aparelho a parte ou tente solicitar a troca do dispositivo fornecido pelo provedor de internet através do suporte da empresa. Pensando nisso, será esclarecido aqui quais os motivos que impedem que você consiga atingir a velocidade contratada do plano de internet fixa que você escolheu.

Portas gigabit

A internet foi apresentada ao público pela primeira vez no ano de 1980 e possuía uma taxa de transferência máxima de 10 megabits por segundo. Quinze anos depois, em 1995, houve uma atualização do padrão, sendo chamado de "Fast Ethernet" (conhecido também como 10/100) e possuía uma taxa de transferência máxima de 100 megabits por segundo. Nos anos seguintes a tecnologia começou a evoluir mais rapidamente e após 3 anos do lançamento da "Fast Ethernet", foi lançado um novo padrão, o "Gigabit Ethernet" (conhecido também como 10/100/1000, tecnologia que é utilizada até hoje.

Portas gigabit do roteador/switch Ubiquiti Edge Router X. Fonte: Vitor Valeri
Portas gigabit do roteador/switch Ubiquiti Edge Router X. Fonte: Vitor Valeri

Mesmo o padrão Gigabit Ethernet (10/100/1000) tendo sido lançado em 1998, infelizmente ainda encontramos roteadores ou switches com portas "Fast Ethernet" (conhecido também como 10/100). As portas "Fast Ethernet" limitam a velocidade a 100 megabits por segundo, como foi falado acima e consequentemente não permitem uma taxa de transmissão maior. Por este motivo, é recomendado que você verifique o modelo do modem/roteador/switch/AP que você está utilizando para ter certeza de que sua capacidade seja Gigabit (10/100/1000) como na imagem de exemplo abaixo.

Especificações do roteador Wi-fi Dual Band Asus RT-AC59U. Fonte: Asus
Especificações do roteador Wi-fi Dual Band Asus RT-AC59U. Fonte: Asus

É importante lembrar que as portas Gigabit não resolvem a limitação da velocidade da internet via Wi-fi e sim via cabo ethernet (conhecido também como cabo de rede). Para saber mais sobre os tipos de cabos ethernet (CAT5E, CAT6, CAT7 e CAT8) e definir qual é o ideal para a sua atividade, acesse este artigo.

Roteador dual band - Uma maneira fácil de ultrapassar os 100MB

Hoje em dia a grande maioria das pessoas não utilizam mais computadores ligados a um cabo ethernet (cabo de rede), a não ser que necessitem de uma transmissão de dados estável e com ping baixo para jogar games, assistir vídeos via streaming e realizar videoconferências (videochamadas). Para atingir velocidades acima de 100MB via Wi-fi é necessário utilizar no mínimo o padrão de rede IEEE 802.11ac [1], também chamado de Wi-fi 5, que está presente nos roteadores dual band (aqueles que se utilizam das bandas de frequência de 2,4Ghz e de 5Ghz).

[1] Artigo Qual a diferença entre redes Wifi A B G N AC AX?

Roteador Wi-fi dual band Xiaomi. Fonte: Vitor Valeri
Roteador Wi-fi dual band Xiaomi. Fonte: Vitor Valeri
Artigo recomendado para leitura: É gamer e tem problemas de ping? Veja algumas dicas de como resolver!

O Wi-fi 5 é o padrão mais utilizado atualmente, embora estejam começando a ocorrer a transição para o Wi-fi 6 (802.11ax), entenda a diferença entre roteadores Wi-fi 6 e Wi-Fi 6E. Ao comparar a geração anterior (802.11n ou Wi-fi 4), suas principais características são: o aumento da amplitude de canais (80Mhz ou 160Mhz contra 40Mhz) na banda de 5GHz, maior número de fluxos (até 8 antenas contra quatro) e a adição da tecnologia MIMO multiusuário (MU-MIMO), que permite uma alta taxa de transferência de dados mesmo em ambientes com grande número de dispositivos cliente.

Como identificar roteadores dual band

Para identificar roteadores dual band, basta observar se há a menção do padrão 802.11ac, da frequência de 5Ghz ou a identificação "Wi-fi 5" (novo nome para o padrão que foi determinado pela Wi-Fi Alliance).

Banda de 5Ghz

Para obter velocidades acima de 100MB via Wi-fi é necessário utilizar a faixa de frequência de 5Ghz, pois ela consegue atingir um nível de transferência de dados acima deste patamar de velocidade. Há também a faixa de frequência de 6Ghz que consegue o mesmo feito, porém, o padrão necessário para isso, o Wi-fi 6E (802.11ax). Em 2022 estamos começando a notar o surgimento de alguns aparelhos, entretanto ainda não há muitos dispositivos que suportam a tecnologia. Separamos uma lista com os principais roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6e no mercado.

Faixa de frequência de 5GHz e seus canais. Fonte: ekahau
Faixa de frequência de 5GHz e seus canais. Fonte: ekahau
Artigo recomendado para leitura: O que são os canais das faixas de frequência de 2,4GHz e de 5GHz? Qual o melhor?

É importante lembrar que dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks), roteadores e APs que se utilizam somente da faixa de frequência de 2,4Ghz, não irão conseguir atingir velocidades acima de 100MB. Há casos em que devido à distância, o dispositivo cliente (aparelho que a pessoa está utilizando para acessar a internet) pode optar por utilizar a rede de 2,4Ghz pelo fato de que esta frequência consegue transpassar melhor barreiras e mantem o sinal mais forte comparado a banda de 5Ghz.

Área de cobertura

De nada adianta utilizar roteadores dual band ou acess points (APs) se não souber posicionar corretamente os dispositivos no local ou identificar quando há a necessidade de se utilizar mais de um transmissor de sinal (roteadores Wi-fi ou APs). Infelizmente, a banda de 5Ghz não possui uma boa capacidade de transpassar barreiras, ocasionando desta forma a rápida queda no sinal. Para solucionar este problema e ao mesmo tempo manter a qualidade, o ideal é primeiramente realizar uma medição da força de sinal em vários pontos da casa e depois instalar um roteador dual band ou AP ligado via cabo ao modem da operadora para que assim haja a transmissão do sinal de forma integral (com velocidade máxima e estável) até o ponto de distribuição do sinal Wi-fi. Um aplicativo de fácil utilização que indicamos para medir o nível de transmissão do sinal é o WiFiman (desenvolvido pela Ubiquiti Inc.), disponível tanto para Android quanto para iOS.

Cobertura do sinal Wi-fi. Fonte: egyptinnovate
Cobertura do sinal Wi-fi. Fonte: egyptinnovate

Ao ligar roteadores e APs via cabo, pode haver locais onde não é possível passar a fiação para a transmissão da internet, então a alternativa é utilizarmos a rede MESH. A rede MESH irá transmitir de um dispositivo transmissor de sinal (roteador Wi-fi ou AP) para outro o sinal da internet via Wi-fi, mantendo-o forte o bastante para não deixar a performance cair. Para entender melhor o que são redes MESH e como funcionam, acesse este artigo.

Nada funcionou? Utilize um dongle!

Se nenhuma das alternativas acima funcionarem, utilize um dongle [5] com porta Ethernet (RJ45) gigabit (10/100/1000) ou antena Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 é a solução como, por exemplo, os da Ugreen.

[5] Dongle é termo utilizado para dispositivos que se conectam a porta de um aparelho para fornecer uma funcionalidade adicional ou permitir a "passagem" para a conexão de outro dispositivo.