Desde o final do ano passado até o início deste ano, surgiram diversos roteadores e acess points (APs) com o novo padrão de rede Wi-fi 6. Além disso, durante a CES foram anunciados roteadores com uma variação deste padrão, o Wi-fi 6E. Mas qual é a diferença entre roteadores Wi-fi 6 e Wi-Fi 6E? Será que você realmente precisa deles?

O que os roteadores Wi-Fi 6 trazem de vantagens comparado aos Wi-fi 5?

Embora o Wi-fi 5, identificado pelas letras "AC" (padrão Wi-fi 802.11ac), seja o padrão mais utilizado atualmente, principalmente devido a utilização da frequência de 5Ghz, que permite transmissões com velocidades acima de 100Mpbs, o Wi-fi 6 trouxe tecnologias interessantes que podem ajudar no desempenho das tarefas que dependem da performance da internet. Identificado pelas letras "AX" (padrão Wi-fi 802.11ax) nos roteadores, o Wi-fi 6 possui duas variantes, o Wi-fi 6 e o Wi-fi 6E, onde o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6Ghz.

Falando de forma bem resumida, a grande vantagem do Wi-fi 6 sobre o Wi-fi 5 (excluindo a utilização da frequência de 6Ghz do Wi-fi 6E por enquanto) são as tecnologias OFDMA (orthogonal frequency-division multiple access) e TWT (Target Wake Time).

Roteador TP-Link Archer AX96. Fonte: TP-Link
Roteador TP-Link Archer AX96. Fonte: TP-Link

Enquanto roteadores Wi-fi 5 (AC) possuem suporte à tecnologia MIMU e MU-MIMO, os roteadores Wi-fi 6 (AX) possuem o MU-MIMO, o OFMA e o TWT. Além disso, a QAM (quadrature amplitude modulation), tecnologia que diz respeito à forma como as frequências de rádio são manipuladas, é mais avançada e permite velocidades máximas maiores. Abaixo falarei como cada uma destas tecnologias funcionam utilizando a analogia de rodovias (bandas utilizadas) e veículos (pacotes de dados).

  • MIMU: é quando há a utilização de vários caminhões (pacotes de dados) de mesmo tamanho, não importando o tamanho da carga. Esta tecnologia é melhor devido ao fato de enviar mais de um veículo (pacote de dados) de uma vez, porém não é ótima, já que precisa de utilizar "caminhões grandes" para garantir que qualquer carga seja suportada.
  • MU-MIMO: é quando há a utilização de veículos de diferentes tipos, variando de acordo com o tamanho da carga ou até mesmo o tipo. Ou seja, você pode usar apenas uma moto para entregar uma carta, por exemplo. Todos os roteadores Wi-fi 6 (AX) suportam o MU-MIMO, porém nem todos os roteadores Wi-fi 5 (AC).
  • OFDMA: é quando se pode subdividir uma carga (pacote de dados) em pequenas peças de tamanho padrão que podem caber em qualquer tipo de veículo.

Observação: As três tecnologias descritas acima a largura de banda da internet Wi-fi (velocidade entregue), mas fará com que a eficiência na entrega de dados seja maior, resultando em um desempenho geral melhor. Ou seja, um roteador com OFDMA terá um desempenho melhor que um MU-MIMU, mesmo utilizando o mesmo plano de 200MB da operadora, por exemplo.

  • TWT: responsável pelo controle da atividade do adaptador Wi-fi (transmissor do sinal), colocando em modo de hibernação quando está ocioso e o ativando quando necessário. Essa tática é semelhante ao sistema de desligamento do carro automático ao parar em um semáforo para economizar gasolina (no caso do roteador será melhorado o consumo energético do dispositivo).

O que os roteadores Wi-Fi 6E trazem de vantagens comparado aos Wi-fi 6?

Roteador Netgear Nighthawk RAXE500. Fonte: Netgear
Roteador Netgear Nighthawk RAXE500. Fonte: Netgear

O grande trunfo dos roteadores Wi-fi 6E sobre os Wi-fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz. A letra "E" no Wi-fi 6E significa extension (extensão) e quer dizer que todo roteador com este padrão irá trabalhar não só com as frequências de 2,4Ghz e 5Ghz (Wi-fi 5 e Wi-fi 6), mas também com a banda de 6Ghz. Ou seja, roteadores Wi-fi 6E são tri-band.

Ao utilizar a banda de 6Ghz o usuário poderá obter uma velocidade de transmissão maior que a dos padrões Wi-fi 6 e Wi-fi 5. Com o Wi-fi 6E será possível obter 600Mbps através de um canal de 80Mhz e 1200Mbps por meio de um canal de 160Mhz. Para entender melhor o que isso significa e o porquê de obter esse resultado, temos que entender o que são os canais.

Para transmitir o sinal Wi-fi se utiliza canais, medidos em Megahertz (Mhz). Se uma banda Wi-fi (5Ghz, 2,4Ghz ou 6Ghz) é uma rodovia, os canais são as faixas. Quanto mais larga a faixa, mais velocidade pode-se conseguir a partir dela. A grande vantagem da banda de 6GHz é o número de canais de 160Mhz disponíveis (sete), atualmente a faixa mais ampla.

Para obter uma faixa (canal) mais larga, geralmente se utiliza o conjunto de dois canais. Exemplos:

  • Canal de 40Mhz: formado de dois canais de 20Mhz)
  • Canal de 80Mhz: formado de dois canais de 40Mhz)
  • Canal de 160Mhz: formado de dois canais de 80Mhz)

Com a utilização dos canais desta forma, você já deve ter percebido que os canais de 160Mhz irão acabar rapidamente ao utilizar a banda de 5Ghz, principalmente pelo fato de que nela só se pode usar dois canais de 160Ghz. Outro grande problema da utilização de canais da banda de 5Ghz é pelo fato de que esta frequência não é utilizada exclusivamente para o Wi-fi, sendo utilizada, por exemplo, por radares. Por este motivo, canais compartilhados (que são utilizados por dispositivos Wi-fi e radares) são chamados de DFS (Dynamic Frequency Selection). Quando há a troca de canal DFS, as pessoas são brevemente desconectadas do Wi-fi.

Resumindo, o Wi-fi 6E utiliza canais de 20Mhz, 40Mhz, 80Mhz e 160Mhz. Como foi dito acima, quanto mais larga a banda utilizada pelos canais, mais velocidade você terá. O padrão Wi-fi 6E possui 14 canais de 80Mhz e 7 canais de 160Mhz, proporcionando um grande potencial de transmissão de dados em alta velocidade. Além disso, pelo fato de não haver canais DFS na banda de 6Ghz, você não precisará se preocupar com possíveis desconexões, ou seja, é uma faixa de frequência exclusiva para o Wi-fi.

A banda de 6Ghz proporciona uma grande velocidade, mas há impedimentos a se considerar

Como você já deve ter percebido, a banda de 6Ghz dos roteadores Wi-fi 6E proporciona uma velocidade consideravelmente superior comparado a faixa de 5Ghz, presente nos roteadores Wi-fi 5 e Wi-fi 6. Entretanto, além dos dispositivos com suporte a esta frequência serem caros, ela tem uma capacidade de alcance de sinal ainda menor que a banda de 5Ghz. Assim como ocorre com as bandas de 2,4Ghz e 5Ghz, onde a faixa de 2,4Ghz consegue chegar mais longe e oferecer sinal a um dispositivo que está a uma grande distância, a faixa de 6Ghz não consegue transpassar muitas barreiras para chegar até chegar ao smartphone, notebook ou tablet.

Resumindo, em termos de capacidade de área de abrangência, temos a seguinte ordem de faixas de frequência, indo do com maior alcance para o que possui a pior capacidade de transmissão por distância: 2,4Ghz > 5Ghz > 6Ghz

Se a banda de 6Ghz tem uma capacidade de abrangência de sinal menor, consequentemente, quem quiser utilizar roteadores Wi-fi 6E não só terá de pagar mais caro para comprar uma unidade, como terá que adquirir vários exemplares para obter um sinal de Wi-fi com boa capacidade de transmissão de dados, eficiência na transferência de dados e maior velocidade final.

Adoção do Wi-fi 6E no mundo

Segundo a Qualcomm, mais de 28 países no mundo já aprovaram o uso ou estão em processo de aprovação do Wi-fi 6E. Confira abaixo o mapa para ilustrar o suporte ao novo padrão.

Países que já possuem suporte ao Wi-fi 6E ou estão em processo de aprovação do novo padrão. Fonte: Qualcomm
Países que já possuem suporte ao Wi-fi 6E ou estão em processo de aprovação do novo padrão. Fonte: Qualcomm

Países na América Latina que adotaram a banda de 6Ghz

Confira abaixo os países da América Latina (Brasil incluso) que aprovaram o uso da banda de 6Ghz para o Wi-fi 6E ou que estão em processo de aprovação do novo padrão.

Países da América Latina que aprovaram o uso da banda de 6Ghz para o Wi-fi 6E ou que estão em processo de aprovação do novo padrão. Fonte: Qualcomm
Países da América Latina que aprovaram o uso da banda de 6Ghz para o Wi-fi 6E ou que estão em processo de aprovação do novo padrão. Fonte: Qualcomm

Não há ainda muitos dispositivos com suporte ao padrão Wi-fi 6E

Mesmo que você invista agora em roteadores Wi-fi 6E, saiba que há ainda pouquíssimos dispositivos no mercado que suportam o padrão Wi-fi 6E. Segundo a Qualcomm, em 2022 haverá uma grande popularização do novo padrão em de smartphones e roteadores, pois teremos o lançamento de dispositivos intermediários com a nova tecnologia. Neste momento, o ideal é aguardar que isso aconteça ao invés de investir em aparelhos com Wi-fi 6, pois no Wi-fi 6E há uma performance sensivelmente melhor e evidentemente fazer a migração de roteadores Wi-fi/Acess Points/dipositivos Mesh e smartphones/tablets/notebooks não irá sair barato, principalmente devido a adição de mais um transmissor de frequência, trabalhando com o tri-band (2,4Ghz, 5Ghz e 6Ghz).

Conclusão

Atualmente talvez possa valer a pena adquirir, dependendo do valor, um roteador Wi-fi 6 (confira a lista com os principais roteadores com o novo padrão no mercado aqui), porém ainda é muito cedo para comprar roteadores Wi-fi 6E, mesmo que a banda de 6Ghz seja atraente pelas suas capacidades.