Desde o começo deste ano, diversos roteadores Wi-fi 6 foram anunciados pelas fabricantes de dispositivos Wi-fi. Embora ainda não se tenha a autorização por parte da ANATEL para que roteadores que suportam o padrão Wi-fi AX operem na frequência de 6GHz, o Brasil já está bem avançado quanto ao processo de liberação da banda. Pensando nisto, nada melhor do que já possuir aparelhos com a nova tecnologia de transmissão de sinal Wi-fi.

Segundo a Wi-fi Alliance (organização responsável pela certificação dos padrões Wi-fi), os principais benefícios do Wi-fi 6 são:

  • Taxas de dados mais altas (mais velocidade)
  • Capacidade de transmissão de dados aumentada
  • Melhor performance em ambientes com muitos dispositivos conectados
  • Maior eficiência energética

O que é o Wi-fi 6 e Wi-6E?

O Wi-fi 6 pode ser identificado pela sigla AX, que se referente ao novo padrão de transmissão de internet desenvolvido, e trabalha com a frequência de 6Ghz. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou no dia 26 de fevereiro de 2021 os requisitos técnicos para o uso do Wi-Fi 6E no Brasil. Com isso, o Wi-fi 6E se torna um novo padrão para as redes sem fio e deve chegar oficialmente nos roteadores homologados em breve.

Países onde o Wi-fi 6E já foi aprovado. Fonte: Wi-fi Alliance
Países onde o Wi-fi 6E já foi aprovado. Fonte: Wi-fi Alliance

O Wi-fi 6 não traz somente uma capacidade de prover uma velocidade de internet maior, mas também proporciona uma latência menor, trazendo benefícios para atividades como realidade virtual (exemplo: PSVR) e realidade aumentada (utilização da câmera do smartphone para a inserção de um objeto virtual junto com a imagem do ambiente na tela). Além disto, devido ao fato de que os transmissores de sinal Wi-fi (roteador Wi-fi e Acess Points) com Wi-fi 6 possuírem a capacidade de trabalhar com 3 bandas (2,4Ghz, 5Ghz e 6Ghz), as redes mesh (saiba o que é e como funciona aqui) irão dar um salto de qualidade, pois será possível, por exemplo, utilizar a banda de 6Ghz para a comunicação entre os APs e a banda de 5Ghz para os dispositivos clientes (smartphones, notebooks, etc.).

Atenção: A frequência de 6Ghz só está presente no padrão Wi-fi 6E, uma variante mais recente do Wi-fi 6.

Lista dos principais roteadores Wi-fi 6 AX do mercado

Para selecionar os principais roteadores com suporte ao Wi-fi 6 AX do mercado, procuramos as fabricantes de aparelhos Wi-fi mais procuradas ou que se encontram com mais facilidade no país. Desta forma, utilizando o site da Wi-fi Alliance (organização responsável pela certificação dos padrões Wi-fi), foram localizados os roteadores que atualmente possuem certificação Wi-fi 6. Confira abaixo a lista com os principais roteadores Wi-fi 6 AX do mercado:

Asus ZenWifi AX (XT8) - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

Os roteadores ZenWifi AX (XT8) geralmente são vendidos em dupla no intuito de proporcionar uma cobertura maior do sinal Wi-fi no local. Vendido as cores preta e branca, estes roteadores da Asus possuem um formato de torre cilíndrico achatado. Em sua estrutura há um pequeno LED que brilha na cor azul durante a configuração do aparelho, branco quando o sinal de comunicação com o outro dispositivo está forte, amarelo quando o sinal está fraco e vermelho quando o sinal está perdido.

Visão interna do roteador ZenWifi AX (XT8). Fonte: Asus
Visão interna do roteador ZenWifi AX (XT8). Fonte: Asus

O Asus ZenWifi AX (XT8) possui o padrão mais recente de Wi-fi, o 802,11ax (Wi-fi 6). Desta forma, é possível criptografar os dados em WPA3 e 1024 QAM, transmitir dados de acesso ortogonal por divisão de frequência (OFDMA), uma largura de banda de 20/40/80/160 MHz, um fluxo de dados simultâneo MU-MIMO e forma um fluxo de sinal direto para o cliente. Além disto, o roteador Wi-fi da Asus é tri-band, capaz de atingir 574 Mbps na banda de 2,4 GHz, 1201 Mbps em uma das bandas de 5 GHz e 4804 Mbps na segunda banda de 5 GHz. Cada aparelho é equipado com 6 antenas e um processador quad-core de 1,5Ghz, 512MB de memória RAM e 256MB de memória flash.

Asus Wireless-AX6000 RT-AX88U - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

O roteador Asus RT-AX88U, ao invés de utilizar um configuração de 6 antenas como o ZenWifi AX (XT8), utiliza quatro. Porém, a sua performance ainda é surpreendente devido a utilização do padrão Wi-fi 802.11AX (Wi-fi 6), conseguindo ser até 2,3 vezes mais rapido que um roteador que utiliza o padrão 802.11ac com a mesma configuração es antenas.

Roteador Assu RT-AX88U. Fonte: Asus
Roteador Assu RT-AX88U. Fonte: Asus

Pelo fato de o RT-AX88U conseguir suportar as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, ele consegue oferecer uma performance 4 vezes melhor em ambientes de tráfego de dados mais denso, com muitos dispositivos clientes. A tecnologia OFDMA no padrão AX consegue dividir cada canal em pequenos sub-canais, permitindo assim o envio vários sinais simultaneamente, causando consequentemente a redução da latência, algo essencial para quem joga games competitivos, por exemplo.

Asus AX5400 (RT-AX82U) - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

O roteador Asus RT-AX82U, ao invés de utilizar um configuração de 6 antenas como o ZenWifi AX (XT8), utiliza quatro. Porém, a sua performance ainda é surpreendente devido a utilização do padrão Wi-fi 802.11AX (Wi-fi 6), conseguindo ser até 2 vezes mais rapido que um roteador que utiliza o padrão 802.11ac com a mesma configuração es antenas.

Roteador Asus RT-AX82U. Fonte: glitched
Roteador Asus RT-AX82U. Fonte: glitched

Pelo fato de o RT-AX82U conseguir suportar as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, ele consegue oferecer uma performance 4 vezes melhor em ambientes de tráfego de dados mais denso, com muitos dispositivos clientes. A tecnologia OFDMA no padrão AX consegue dividir cada canal em pequenos sub-canais, permitindo assim o envio vários sinais simultaneamente, causando consequentemente a redução da latência, algo essencial para quem joga games competitivos, por exemplo.

Asus AX3000 (RT-AX3000) - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

O roteador Asus RT-AX3000, ao invés de utilizar um configuração de 6 antenas como o ZenWifi AX (XT8), utiliza quatro. Porém, a sua performance ainda é surpreendente devido a utilização do padrão Wi-fi 802.11AX (Wi-fi 6), conseguindo ser até 2 vezes mais rapido que um roteador que utiliza o padrão 802.11ac com a mesma configuração es antenas.

Roteador Asus RT-AX3000. Fonte: techspot
Roteador Asus RT-AX3000. Fonte: techspot

Pelo fato de o RT-AX3000 conseguir suportar as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, ele consegue oferecer uma performance 4 vezes melhor em ambientes de tráfego de dados mais denso, com muitos dispositivos clientes. A tecnologia OFDMA no padrão AX consegue dividir cada canal em pequenos sub-canais, permitindo assim o envio vários sinais simultaneamente, causando consequentemente a redução da latência, algo essencial para quem joga games competitivos, por exemplo.

Xiaomi Mi Router AX3000 - Já é possível achar no mercado cinza no Brasil

O design deste modelo é bem distinto do modelo lançado anteriormente pela empresa. O AX3000 possui um formato de torre e não há a presença externa aparente de antenas. Além disto, o dispositivo possui um dissipador de calor interno para manter a temperatura controlada.

Roteador Xiaomi Mi Router AX1800. Fonte: Xiaomi
Roteador Xiaomi Mi Router AX3000. Fonte: Xiaomi


As antenas do AX3000, como você pode observar abaixo, são ocultas. A Xiaomi promete uma cobertura robusta de 360 graus com transmissão em 2,4Ghz e 5 Ghz (dual band). O transmissor de sinal Wi-fi também promete suporte a rede mesh para possibilitar distribuir a transmissão do sinal entre diversos aparelhos.

Entretanto, há também um modelo que foi lançado recentemente pela Xiaomi com o mesmo nome, Mi Router AX3200, onde há 6 antenas expostas ao invés de manter ocultas como o formato de torre acima. A Xiaomi promete uma velocidade transmissão de até 800 Mbps em 2,4GHz e até 2402Mbps em 5Ghz. Além disso, o aparelho conta com 1 porta WAN gigabit e 3 portas LAN gigabit, confira abaixo uma imagem ilustrativa do Mi Router AX3200.

Roteador Xiaomi AX3200. Fonte: Xiaomi
Roteador Xiaomi AX3200. Fonte: Xiaomi

TP-Link AX1500 (Archer AX10) - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

Assim como o roteador da Asus citado logo acima, o TP-Link AX1500 (Archer AX10) possui quatro antenas. Além disto, por possuir o padrão 802.11AX, ele é capaz de lidar com dezenas de conexões simultâneas com smartphones, notebooks e tablets, por exemplo. Isto é possível devido a utilização das tecnologias OFDM e MU-MIMO, que proporcionam o envio simultâneo de pacotes de informações para vários dispositivos, diminuindo assim a latência da conexão em geral.

Roteador TP-Link AX1500 (Archer AX10). Fonte: CNET
Roteador TP-Link AX1500 (Archer AX10). Fonte: CNET

Entretanto, mesmo com as tecnologias citadas acima, trazidas juntamente com o padrão Wi-fi 6, o TP-Link AX1500 (Archer AX10) conta com um processador mais humilde que os roteadores da Asus, por exemplo. Internamente o roteador possui um processador de 3 núcleos de 1,5Ghz. Infelizmente não é citado pelo site da fabricante a memória RAM utilizada e nem a memória flash (armazenamento).

D-Link AX5400 (DIR-X5460) - Já é vendido por grandes lojas no Brasil

O roteador D-Link AX5400 (DIR-X5460) possui incríveis 6 antenas no total, porém trata-se de um roteador Dual Band (utiliza a banda de 2,4Ghz e 5GHz) com suporte ao padrão 802.11AX (Wi-fi 6). Utilizando 6 fluxos de dados simultâneos, o dispositivo é capaz de transmitir até 600 Mbps na banda de 2,4Ghz e 4800Mbps na banda de 5Ghz.

Roteador D-Link AX5400 (DIR-X5460). Fonte: D-Link
Roteador D-Link AX5400 (DIR-X5460). Fonte: D-Link

O D-Link AX5400 ainda tem a facilidade de ser facilmente configurável e monitorado através do app D-Link Wi-Fi, disponível para smartphones Android e iOS. Desta forma é possível gerenciar a rede com segurança e facilidade.

Huawei Wi-Fi AX3

O roteador Huawei Wi-Fi AX3 possui 4 antenas para o envio e recebimento de dados podendo transmitir até 3000 Mbps no total, sendo 574 Mbps na faixa de 2,4Ghz e 2402 Mbps na faixa de 5Ghz. Além disto, o novo roteador da fabricante chinesa de smartphones é capaz de suportar até 128 dispositivos simultaneamente com qualidade, graças a tecnologia OFDMA e sua CPU Gigahome quad-core de 1.4Ghz.

Roteador Huawei Wi-Fi AX3. Fonte: Huawei
Roteador Huawei Wi-Fi AX3. Fonte: Huawei

Mas o AX3 não tem só grande capacidade para transmitir uma alta velocidade de internet, mas também funcionalidades interessantes como o Huawei Share, um recurso que permite que visitantes possam se conectar ao roteador com facilidade sem a necessidade de passar a senha de acesso. Basta utilizar o NFC do seu smartphone para habilitar a função e todos irão se conectar rapidamente a sua rede Wi-fi.

Lista dos principais roteadores Wi-fi 6E AX do mercado

Devido às raríssimas opções de roteadores com suporte Wi-fi 6E AX do mercado e a falta de opções de celulares, notebooks, tablets, entre outros, que possuem tecnologia para acessar este protocolo Wi-fi, aguardamos para fazer a lista. Fiquem atentos para futuras atualizações!