A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou na tarde desta sexta-feira (26), a aprovação dos requisitos técnicos para o uso do Wi-Fi 6E no Brasil, recurso que vem sendo debatido desde 2019 pelo órgão regulador. A novidade trará mais potência e permitirá que fabricantes de roteadores vendam seus produtos com suporte a essa frequência no país, algo que até então era proibido pelo fato do 6E ainda não estar em vigor. O comunicado foi publicado no site oficial do governo federal e nos canais da Anatel.

Aprovação da Anatel

O Conselho Diretor da Anatel aprovou por unânimidade a implementação do Wi-Fi 6E, se tornando um novo padrão para redes sem fio e que deve chegar oficialmente nos roteadores homologados em breve.

"[...] O Wi-Fi 6E trará ganhos como maiores taxas de transmissão, melhor experiência de múltiplo acesso, canais de 160 Mhz e menor consumo de energia. A medida está alinhada às novas tecnologias emergentes, que prometem aos usuários evolução em qualidade e em diversidade dos serviços usufruídos por meio de dispositivos sem fio.", disse o conselheiro Carlos Baigorri, relator da proposta.

O órgão não definiu um limite de largura do canal para o Wi-Fi 6E, que posteriormente poderá utilizar a frequência de 6 Ghz. A medica visa acelerar o processo de digitalização do país, que ainda é um dos poucos do mundo em que uma parcela significativa da população não possui acesso à Internet.

Leia também:

O que é Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é a versão mais recente frequência do Wi-Fi, baseada no padrão IEEE 802.11ax. Ela oferece uma série de vantagens sobre a tecnologia Wi-Fi mais antiga. O Wi-Fi 6 acompanha uma nova convenção de nomenclatura, projetada para permitir que os usuários percebam facilmente qual tipo de dispositivo estão usando.

De acordo com a nova convenção de nomenclatura, aqui está como o Wi-Fi teria sido definido no passado, e como será identificado no futuro. O nome de geração de Wi-Fi está vinculado ao padrão IEEE que eles suportam.

  • Wi-Fi 1 - 802.11b, lançado em 1999;
  • Wi-Fi 2 - 802.11a, lançado em 1999;
  • Wi-Fi 3 - 802.11g, lançado em 2003;
  • Wi-Fi 4 - 802.11n, lançado em 2009;
  • Wi-Fi 5 - 802.11ac, lançado em 2014;
  • Wi-Fi 6 - 802.11ax, lançado em 2019.

Essa conexão traz mais velocidade e permite que diversos dispositivos se conectem de forma simultânea à rede wireless, com isso proporcionado um vínculo estável com o roteador.

Fonte: Anatel.