A Huawei nos enviou o roteador AX3, o primeiro roteador no mundo a vir com WiFi 6+. Apesar da marca sofrer bastante com os recentes embargos a ela aplicados, é uma das maiores fabricantes de produtos voltados a rede de dados.

Nesse review eu tentarei ser mais breve possível, mostrando o que ele tem de benefícios e funções, como que funciona tudo e o que você ganha tendo ele na sua casa ou escritório. Testei ele já por cerca de 5 semanas e minhas impressões estão aqui.

Review Huawei WiFi AX3

Roteador Huawei AX3
8.5
Prós
  • WiFi 6+
  • Funcionalidades
  • Design bonito
  • Software muito fácil e completo
Contras
  • Não tem opção de pendurar
  • Antenas dobram apenas para cima
  • Poucas portas USB
Huawei AX3
Huawei AX3
Processador Quad-core 1.4GHz
Interface 1 x WAN
3 x LAN
Segurança Huawei HomeSec
TrustZone Security
WPA3
Firewall
DMZ,PAP
CHAP, DMZ
Dos Attack protection
Velocidades 3,000Mbps
2.4GHz - 574Mbps
5GHz - 2,402Mbps
Extras Huawei Share
NFC
WiFi WiFi 6 (802.11ax)
Largura de banda 160MHz
Tipo de banda Dual-band (2.4GHz + 5GHz)
Protocolo DHCP, PPPoE


Design e aparência

Se você está em busca de um roteador com aparência moderna, o AX3 é ele. Com linhas retas e design arrojado o AX3 fica muito bonito sobre a mesa.

Huawei AX3
Huawei AX3

As quatro antenas que ele comporta são dobráveis, elas deitam sob o roteador e se levantam, fazendo movimento de 90 graus. Duas destas antenas são de redes 2.4Ghz e outras duas são de rede 5GHz.

Huawei AX3 antenas dobradas
Huawei AX3 antenas dobradas

Ele basicamente serve para ficar deitado sobre uma superfície, o que me desagradou neste ponto. Imagine você que gostaria de instalar ele embaixo de uma mesa para deixá-lo escondido, não poderá fazer, até por que na parte de baixo não conta com furos para você pendurar.

Huawei AX3 parte de baixo, faltam os buracos para pendurar o roteador
Huawei AX3 parte de baixo, faltam os buracos para pendurar o roteador

Já na parte de trás do produto estão as conexões, existem três portas LAN, uma porta WAN e entrada de força. Uma pena a Huawei colocar apenas três portas LAN sendo que a maioria dos roteadores comportam pelo menos quatro. Certamente é uma estratégia para utilizar mais a rede WiFi, mas eu já utilizo as três portas e agora fiquei limitado.

Huawei AX3 - conectividade
Huawei AX3 - conectividade

O LED de avisos e status fica na parte da frente. Aqui podemos ver também o botão AI H, que serve para conectar rapidamente com dispositivos compatíveis, basicamente produtos Huawei.

Huawei AX3 - led status, NFC e botão AI Life
Huawei AX3 - led status, NFC e botão AI Life

Também contamos com uma área de NFC, onde basta ativar o NFC e pronto, o seu smartphone já conecta na rede convidada sem precisar compartilhar dados e senhas com outras pessoas.

Huawei AX3 NFC
Huawei AX3 NFC

Achei muito interessante a ideia de conectar via NFC, ponto positivo para o dispositivo.

Conexão e configurações

Para fazer o roteador funcionar, existe uma gama de tipos de conexões que pode fazer nele, seja repetir outro roteador, que não aconselho, afinal ele deveria ser o seu principal, como eu fiz aqui. Instalei ele como principal roteador, onde chega um cabo de rede WAN do modem onde recebo a internet. Então o AX3 agora é responsável por coordenar toda a minha rede interna da casa, seja WiFi ou cabeada.

Em cabo, tenho três conectados, dois computadores de jogos e outro cabo de rede que envio para outro roteador na parte da frente de minha casa. Faço isso, pois está muito longe do roteador principal.

No WiFi deixei ativo as duas frequências, a de 2.4 e 5GHz. Na 5GHz temos ainda o que é chamado de WiFi 6. Eu tenho limite de 100Mbps de internet, portanto a WiFi 6 para mim pouco faz diferença, os 5GHz já me supriam bem. Agora se na sua casa tem internet com conexão maior do que 300Mbps e conta com dispositivos, como o Galaxy Note 20 Ultra, por exemplo, aí faz sentido para você comprar um roteador desse porte.

Então em termos de velocidades, eu consegui atingir todos os máximos de cada uma das frequências.

Huawei AX3 - Testes de velocidade
Huawei AX3 - Testes de velocidade

Configuração do AX3

A Huawei tem aplicativo chamado AI Life, é por ele que você pode começar a configuração. Basta conectar na rede wifi primária que ele oferece, abrir o aplicativo e pronto, vai ser um passo a passo simples de seguir para pelo menos configurar a entrada de internet e a rede WiFi.

Se preferir, pode fazê-lo através do cabo de rede. Basta acessar seu computador conectado à rede do roteador e acessar o endereço: http://192.168.3.1

Após acessar, será introduzido a um passo a passo, começando com a configuração de conexão à internet.

Huawei AX3 - Configuração
Huawei AX3 - Configuração

No próximo, você configura a rede WiFi, coloca o nome da rede, quais frequências quer ativar e senha para torná-la mais segura.

Huawei AX3 - configuração de wifi
Huawei AX3 - configuração de wifi

Depois você pode ver mais funções como configuração de rede local, DNS, rede convidada, NAT, entre outras funções que a maioria dos roteadores possui.

Huawei AX3 outros recursos
Huawei AX3 outros recursos

A interface do software é muito intuitiva e traz alguns dados básicos e status de uso na primeira página, o que é legal demais para ver qual dispositivo está consumindo banda.

Huawei AX3 tela inicial do software
Huawei AX3 tela inicial do software

Assim você pode ver qual dispositivo da casa ou trabalho está consumindo download ou upload.

Huawei AX3 controle de equipamentos
Huawei AX3 controle de equipamentos

Veredicto

Huawei AX3 - indicação de compra para pessoas que necessitam de performance
Huawei AX3 - indicação de compra para pessoas que necessitam de performance

A Huawei nos enviou este roteador para testes, ela realmente trouxe ele até nós para experienciar algo novo como a WiFi 6. Até consegui bons níveis de transferência de dados entre a rede local, o que me agradou bastante. Mas infelizmente não tive a oportunidade de ver meu smartphone fazendo download acima dos 100Mbps pois estou com minha internet limitando.

O AX3 não está em comercialização oficial no Brasil, pelo menos não até a publicação deste review, a Huawei informou que ele é revendido para empresas que fornecem internet. Portanto, se você tiver a sorte de comprar internet de uma empresa da sua cidade que negociou este roteador com a Huawei, terá experiência que eu tive com ele. Mas, existem ofertas do produto não oficiais no Brasil, como por exemplo na Amazon. Ele custa 845 reais para comprar.

De fato é um produto para quem busca ótima performance, melhor alcance e robustez, porém, vai pagar um pouco a mais por isso. Não é um roteador doméstico simples.