Atualmente há uma corrida para se oferecer portas HDMI 2.1 para oferecer suporte a jogos em 4K com uma taxa de atualização de 120hz, além do suporte à tecnologia HDR e suas variantes. Mas, infelizmente, diversas smart TVs carecem de uma boa antena Wi-Fi ou uma porta ethernet que seja gigabit.

É impressionante notar que mesmo hoje, ainda há várias TVs que ainda oferecem, por exemplo, uma porta "Fast Ethernet" (10/100), que suporta a transmissão de míseros 100 megabits por segundo, ao invés de uma porta "Gigabit Ethernet" (10/100/1000), capaz de oferecer até 1 Gigabit por segundo (ou 1000 mbps). Pensando nisso, iremos mostrar aqui uma solução para executar suas assinaturas de streaming sem engasgos em sua smart TV.

Por que se preocupar com a velocidade de transmissão do Wi-Fi em uma smart TV?

Devido ao fato de a antena Wi-Fi de uma smart TV fica dentro de sua carcaça, é pequena e ainda disputa espaço na placa com outros chips e portas soldadas (HDMI, USB, óptica, etc), na maioria das vezes o desempenho troca de dados com o roteador Wi-Fi ou Acess Point (AP) é ruim. Pode haver uma grande atenuação do sinal Wi-Fi dependendo de como a TV for posicionada, além de perda de desempenho devido a limitações do hardware da placa de rede Wi-Fi utilizada. Isso pode afetar consideravelmente a experiência durante a utilização de aplicativos de streaming de filmes, séries, música e, principalmente jogos, que exigem uma latência baixa.

A primeira solução que se busca para isso é ligar um cabo ethernet ("cabo de rede") direto na smart TV, pois dessa forma há uma perda sinal extremamente menor e uma latência consideravelmente mais baixa, comparado ao Wi-Fi, método de transmissão sem fio/wireless. Entretanto, há modelos que não possuem uma porta ethernet "gigabit" (10/100/1000). Ao invés disso, geralmente temos uma porta "fast ethernet", que suporta uma transmissão máxima de apenas 100 Mbps.

Aumentando a velocidade da internet na smart TV

A melhor solução para aumentar a velocidade da internet na smart TV é utilizar adaptadores (dongles) USB com porta "gigabit ethernet" (10/100/1000), capaz de oferecer até 1 Gigabit por segundo (ou 1000 mbps). Algumas TVs suportam a conexão de um dongle com conector RJ45 em uma porta USB para a transmissão do sinal da internet, permitindo que se eleve a performance da transmissão do sinal. O canal "HDTV Test", de Vincent Teoh, no YouTube mostrou que as smart TVs mais recentes da LG e da Sony dão suporte a este recurso.

Segundo Vincent, as TVs OLED de 2019 da LG já contam com o suporte a adaptadores (dongles) USB com porta "gigabit ethernet", além das Sony BRAVIA XR de 2021 (A90J, A80J e X90J). Espectadores do canal "HDTV Test" afirmaram que as TVs LG B7 e C7, lançadas em 2017, já possuíam este recurso, embora tenha havido relatos de que a LG C8 não reconhecia o dispositivo. Entretanto, a TV LG C9 conta com relatos de melhorias na velocidade da internet, ou seja, é compatível.

Abaixo outros modelos de smart TVs compatíveis com o uso de adaptadores (dongles) USB com porta "gigabit ethernet":

  • LG 2018 OLED (B8 PLA)
  • Sony A8H
  • LG Nanocell LED 65SJ8500 (2016)
  • LG CX
  • Sony x900h
  • LG NanoCell SM9000 (2019)

Através da conexão de um cabo ethernet ao dongle com conector RJ45 com porta gigabit, você não terá mais o problema da forte atenuação que o sinal Wi-Fi possui e ao mesmo tempo, terá um desempenho melhor do que a porta ethernet da TV. Exemplo de dongle: Ugreen usb ethernet adaptador usb 3.0.

Dica: Caso precise, recomenda-se a utilização de um cabo USB extersor para facilitar a conexão do dongle como, por exemplo, o Ugreen usb usb 3.0 extension cable.

Alternativa para aqueles que não querem lidar com cabos

Nem sempre é possível conectar um cabo ethernet ("cabo de rede") na traseira de sua smart TV para conseguir velocidades maiores e mais estáveis, impedindo a aplicação da solução dada acima. Entretanto, felizmente, você ainda pode obter velocidades de transmissão melhores ao utilizar um adaptador (dongle) USB com Wi-Fi como, por exemplo, este feito pela Ugreen.