O que é a tecnologia NanoCell das TVs da LG?

Se você está a procura de uma nova Smart TV 4K para sua casa, é bem provável que se depare com o termo NanoCell quando estiver pesquisando os modelos da LG. Saiba do que se trata.

O que é a tecnologia NanoCell das TVs da LG?

A LG lançou uma linha de TVs LCD NanoCell premium em 2020 com valores relativamente acessíveis. Mas afinal, o que é essa tecnologia Nanocell, e o que ela impacta na resolução de imagem da smart TV?

O funcionamento interno da tecnologia seja um segredo guardado pela LG. Porém, o Nanocell é de interesse da indústria de telas porque está a ser promovida como uma forma inovadora de aumentar a gama de cores, além de melhorar o ângulo de visão.

Embora não se possa explicar totalmente, há algumas especulações sobre o que a LG está fazendo para diferenciar sua linha de monitores LCD e assim competir com a Samsung e outros que estão adotando pontos quânticos para obter ampla gama de cores (WCG).

A gama de cores se tornou uma especificação importante na indústria de telas nos últimos anos. As empresas tem explorarado muitas tecnologias diferentes para melhorar a gama de cores, incluindo fósforos estreitos de vermelho e verde, pontos quânticos, melhorias no filtro de cores e até o próprio cristal líquido.

O que é NanoCell?

A tecnologia NanoCell é exclusiva da marca LG Electronics. NanoCell oferece qualidade de imagem incomparável com pureza de cor aprimorada e, sim, é perceptível.

Anteriormente, a LG chamava a tecnologia NanoCell de IPS-Nano. É porque a tecnologia foi uma combinação da tecnologia LCD IPS (In-Plane Switching) da LG e nano células. O resultado é uma melhoria dupla na experiência de visualização.

Tecnologia NanoCell
Comprimento da onda na tecnologia NanoCell

No coração de cada TV LG NanoCell está uma tela IPS. Esta é a tecnologia usada em muitos smartphones e tablets atuais devido aos seus amplos ângulos de visão e ótimas cores. E poucas TVs LCD usam telas IPS, mas o que é NanoCell?

Simplificando, está tecnologia melhora as cores, removendo cores opacas indesejadas da imagem. Isso torna os vermelhos e verdes mais puros, e é obtido usando partículas em escala nano, que operam como um filtro de absorção de luz para remover aqueles comprimentos de onda indesejados de luz.

Geralmente, as cores neste comprimento de onda de 580 e 610 nm passam na tecnologia de TV padrão. Como consequência, isso contribui para a dessaturação das cores vermelha e verde. Também é chamado de sangramento da luz vermelha em verde, e vice-versa.

Tecnologia NanoCell
Tecnologia NanoCell

Ao bloquear essa luz, a tecnologia NanoCell garante a produção de cores vermelhas e verdes puras na tela da TV.

O que isso significa no mundo real? Transições mais suaves entre cores semelhantes entre si, para que você veja céus totalmente azuis, e plantas com uma aparência natural. Além disso, com os ângulos de visão amplos, não importa se você está sentado de lado: As cores parecem exatamente as mesmas.

Como você pode imaginar, a tecnologia NanoCell certamente beneficia as experiências noturnas de cinema. Além disso, com o NanoCell, o jogo não parece mais apenas um jogo, e o seu jogo de futebol nunca ficou com uma imagem tão realista, parecido com o que você veria se estivesse em campo.

4K HDR

Como era de se esperar, esse não é o fim da história da qualidade da imagem. Todas as TVs NanoCell são 4K, e suportam todos os diferentes formatos de HDR, seja Dolby Vision, Technicolor, HLG ou HDR10. Isso quer dizer que as imagens têm detalhes e contraste impressionantes e nítidos, independentemente do formato de HDR.

Usando o processador Alpha 7 Gen 2 da LG, com seus recursos de aprendizado de máquina, o brilho e o contraste são otimizados para cada cena de conteúdo HDR, adicionando ainda mais realismo.

Já existe muito conteúdo em 4K para assistir, seja via YouTube, seu console de jogos, na Netflix ou no Amazon Prime Video. Mas se você for assistir conteúdos em HD ou Full HD, a própria TV vai ampliar a imagem e otimizar para a resolução 4K.

Nos modelos top de linha NanoCell da LG apresentam escurecimento de matriz completa. Isso oferece contraste intenso, controlando as luzes de fundo de LED individualmente.

Nestes modelos, incluindo o SM98 e o SM90, há um conjunto de LEDs atrás de toda a tela, que permite que pequenas áreas sejam escurecidas enquanto outras são brilhantes, resultando em pretos profundos e brancos brilhantes simultaneamente, de modo que fogos de artifício e campos estelares retêm todos os detalhes.

Os benefícios desta tecnologia incluem:

  • Os espectadores desfrutam dos benefícios de experimentar as cores mais puras.
  • Como a tecnologia NanoCell filtra as cores, as imagens aparecem nítidas e vivas o tempo todo.
  • A tecnologia NanoCell permite que você assista de ângulos de até 178 graus.

Como o NanoCell se compara ao OLED?

O NanoCell é uma tecnologia diferente daquela usada nos conjuntos OLED (Organic Light Emitting Diode) da LG.

As TVs NanoCell usam uma tela LCD, mas com um filtro adicional de pequenas nanopartículas, que "purificam" as cores para criar uma imagem incrivelmente vívida.

Usando partículas de aproximadamente um nanômetro de tamanho, a tela absorve ondas de luz desnecessárias para fornecer cores ultra-puras.

Essa capacidade de absorção de luz significa que os conjuntos podem filtrar as cores com uma precisão incrível, gerando vermelhos que não são manchados por outras cores, como amarelo ou laranja. Significa que as cores surgem na tela sem desbotamento ou instabilidade (problemas comuns a alguns aparelhos convencionais).

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

Novas Smart TVs NanoCell da LG oferecem experiência de cinema
Smart TVs

Novas Smart TVs NanoCell da LG oferecem experiência de cinema

Com telas de até 86 polegadas, os modelos se destacam por trazerem tecnologias que firmam o compromisso e a superioridade da empresa no segmento de TVs LED. Linha de produtos conta com dois modelos 8K comercializado pela LG no país.

TVs da LG recebem suporte ao assistênte de voz Alexa (criado pela Amazon) no final deste mês
Tecnologia

TVs da LG recebem suporte ao assistênte de voz Alexa (criado pela Amazon) no final deste mês

A LG fará a atualização de suas TVs lançadas neste ano ao final do mês de maio adicionando o suporte aos comandos de voz do sistema Alexa (assistente de voz criado pela Amazon). Por enquanto o recurso só será liberado para os usuários da América do Norte, mas alguns países da Europa e Ásia ganharam