Você criou o seu perfil no Instagram, está há um tempo postando fotos e usando hashtags, mas não está muito satisfeito com os poucos seguidores e likes que tem recebido? Tem se esforçado a fazer aquela selfie caprichada com filtros e cores e mesmo assim pouca gente curte e só com muita sorte e reza brava para ter comentários? Então este artigo vai cair como uma luva para você. Reunimos as principais informações necessárias para que você consiga alcançar o seu objetivo e fazer sucesso na rede social. Não, você não precisa ser um fotógrafo profissional, um artista famoso ou um especialista em mídias sociais para bombar no Insta, basta ter alguns cuidados, colocar em prática as dicas a seguir e esperar aquela chuva de likes cair sobre o seu perfil. Bora começar?

#1. Você no Instagram

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, ela é válida também para o Instagram. Por isso, para causar uma boa sensação aos que visitarem o seu perfil, tenha em mente que ele funciona como se fosse o seu cartão de visitas. Assim, na biografia, as informações precisam ser objetivas e autênticas. Nada de textão, resumo profissional ou qualquer coisa do tipo. Tudo o que for extenso, principlamente nas redes sociais, cansam muito e desanimam o leitor e isso faz com que, rapidinho, ele passe o seu Insta sem se quer dar uma olhadinha melhor no seu feed. Para evitar que um possível seguidor seja desperdiçado escreva, em poucas palavras, algo que lhe represente, que possa mostrar um pouquinho da sua personalidade, seja uma frase falando de você, dos seus gostos e preferências ou um verso de um poema ou de uma música pelo qual você se identifica. Também é preciso dar atenção ao conteúdo que você publica. Assim como em toda rede social ele está direcionado a você, seus hábitos e rotina, isso não signfica que deva se importar com o que vão ou não pensar sobre você, mas em como uma públicação pode influenciar sobre o que não é da sua alçada. No mais escolha, cuidadosamente, a foto que melhor lhe reproduz ou que reflete as suas ideias e pronto, a sua identidade está pronta.

#2. Inspire-se

Antes de sair publicando uma porção de selfies, imagens de pratos gastronômicos ou de fotos do seu animalzinho de estimação sempre parecidas que acabam deixando o seu feed sem graça, previsível e chatinho,inspire-se. Como? Já ouviu falar em outra rede social chamada Pintrest? Pois bem, ela transborda inspiração. E o melhor, traz imagens sobre qualquer assunto. Lá você pode salvar referências (chamadas de pins) em álbuns e separá-los por conteúdo. Se a ideia for colocar uma temática no seu feed o Pinterest será ainda mais útil para lhe ajudar a encontrar e formar composições com o tema escolhido a partir de pesquisas realizadas nele. Após ter essa base é só deixar a imaginação e a criatividade fluirem quando for fazer a sua foto para publicá-la no Instagram. Ah, um detalhe importante de ser lembrado: para tudo há limites. Não vá exagerar estragando um momento bacana que, naturalmente, seria lindo, ao tentar produzí-lo para uma foto. Felicidade bonita para se ver é aquela vivida e não inventada.

#3. Capriche na foto

O Instagram é o álbum de fotografias moderno, virtual, que você carrega no bolso, acessa de qualquer lugar, inclui ou exclui registros de momentos, pessoas, paisagens, coisas fofas ou exóticas. Um lugarzinho para onde as suas fotos são mandadas e possivelmente vistas pelos seus amigos, conhecidos e desconhecidos. Mas o que faz uma pessoa seguir esta coleção de imagens? A explicação para um amigo te seguir é simples. Ele quer saber de você, como você está, o que anda fazendo. O conhecido, além dessas curiosidades, pode apenas querer futricar mesmo na sua vida. Mas e um desconhecido, que até então, nem sabia da sua existência, por que ele passa a acompanhar o seu Instagram? Pode ser por muitos motivos. Por ter gostos semelhantes, por ter a mesma profissão que você, e, principalmente, porque gostou de uma das suas fotos, resolveu olhar as demais e acabou curtindo a sequência de imagens. Para que mais pessoas sigam o seu perfil e curtam as suas publicações é  importante caprichar na foto que irá publicar. Use e abuse da sua criatividade. Você já sabe que precisa procurar inspirações para sair da mesmice, feito isso é preciso colocar as ideias em prática. 

Alguns fatores podem ajudá-lo a se diferenciar. Para uma qualidade melhor da fotografia configure a sua câmera, e isso vale para qualquer tipo de equipamento, de acordo com a sua necessidade. O foco, bem ajustado, também influencia no resultado da imagem. Para contribuir com esse quesito a posição que você fotografar e a do objeto, pessoa, paisagem fotografados também interferem. Mude-se. Inverta o ângulo e tenha um registro totalmente distinto do que está acostumado a captar. Se possível, e, antes de explicar mais, ressalto outra vez a importância de aproveitar o momento antes de registrá-lo, produza o cenário. Mas, ei, controle-se. Não vá deixar de curtir uma conversa com amigos em um jantar para ajeitar a mesa, aproximar as bebidas, mexer nas flores, para no fim fazer e refazer umas mil vezes a foto até postá-la no Instagram. Cenários simples utilizando os acessórios que tiver com você em casa, na praia ou no parque, por exemplo, podem render belos registros. Aproveite a luz natural do ambiente. Ela traz as cores com fidelidade, dá mais vida e alegria para a imagem. Além disso, belos registros que não requerem filtros costumam cair na graça dos seguidores. É claro que nem sempre isso é possível. Vez ou outra é preciso fazer um ajuste na iluminação para que a foto não fique tão escura, corrigir olhos vermelhos ou apenas colocar um efeito para dar um toque especial ao registro. Para isso vale usar os filtros do próprio Instagram, com moderação, para não transformar totalmente a imagem. Se a sua intenção for fazer algo mais exclusivo vale a pena ter algum editor de imagens. Com esses aplicativos o leque de opções para mexer na sua foto é enorme. Veja neste artigo quais são os melhores editores de imagens.


#nofilter #sunset #natureza #Brasil

#4. Hashtag

Ah as hashtags! Essas coisinhas irresistíveis acabam tomando conta da publicação ao invés de cumprirem com a sua função. Não existe uma quantidade máxima de hashtag indicada para usar junto com a legenda das fotos. De fato, umas cinco já são suficientes para que elas realmente sejam úteis para relacionar a sua imagem nas pesquisas. Sim este é o pirncipal motivo para usar o sinal também conhecido como jogo da velha ou sustenido. Muita Hashtag de nada ajuda, pelo contrário, só atrapalha. Deixa a descrição da foto extensa demais, cansativa e um tanto forçada. De novo aquela história de não cometer excessos, de que menos é mais, pode ser aplicada aqui. Então use aquelas que realmente identificam a sua imagem e que possam indexá-la bem nas pesquisas

#5. Socialize e não exagere 

Curta e compartilhe. Esta é a regra para conhecer e ser conhecido. Já ouviu o ditado "quem não é visto, não é lembrado"? É isso mesmo. Ao curtir publicações alheias, as pessoas irão receber um aviso do seu like e isso abre uma possibilidade delas clicarem no seu perfil e, se gostarem, podem até acabar seguindo você. Outra fórmula, que não tem nada de mágica, para ter o seu perfil conhecido é compartilhando as suas publicações do Instagram nas outras redes sociais das quais faz parte. Assim, quando as pessoas virem o compartilhamento saberão que você também está no Instagram e isso poderá levá-las a seguir o seu perfil por lá também. Tudo sem exagerar, heim. Nada de ficar implorando por likes ou prometendo que seguirá de volta quem te acompanhar. Isso é muitíssimo chato e ainda pode gerar o efeito contrário ao desejado. O fato de não extrapolar os limites cai muito bem sobre outro quesito. Nem tudo o que você vê, faz ou deixa de fazer deve ser exposto nas redes sociais. Sério. Uma foto mostrando você doente, no hospital, tomando soro ou fazendo injeção não vai atrair seguidores muito menos curtidas. Antes de postar tenha bom senso. Também não fique dependente da rede social ao ponto de não poder sair de casa sem fazer a foto do look do dia ou registrar todo prato ou bebida que pedir. Lembre-se: todo o excesso transborda, chateia e causa desgosto, ou no caso do Instagram, dislike. 

Antes de mais nada lembre-se que não existe um milagre, um manual de instruções da forma ideal de publicação em qualquer rede social. O sucesso no Instagram das pessoas comuns é consequência das coisas legais que se fotografa de forma diferenciada. Ao aproveitar ao máximo cada momento, você terá muito mais oportunidades para fazer belos registros. Aí é só aplicar as dicas anteriores para ver o seu Insta bombar. Conte para nós em nosso Fórum o que você faz de diferente no Instagram e que percebe que está gerando likes e seguidores no seu perfil. Se você gostou deste artigo pode se interessar por este poscast o ONCAST #17 que fala de comportamento e redes sociais.