Conforme já revelamos, o turco Orkut Büyükkökten lançou a sua nova rede social, o Hello, que deverá chegar ao Brasil no próximo mês. De acordo com o criador do lendário Orkut, o rumo que as redes tomaram ao longo dos tempos não foi nada bom.

"Desde que lançamos o Orkut, as redes sociais evoluíram muito, mas nem sempre de uma forma boa. Estudos mostram que, hoje, elas deixam muita gente triste ou ansiosa", conta o engenheiro. "Uma pessoa usa o Facebook pensando na forma como quer ser percebida publicamente, interage com os outros tentando passar uma certa imagem, mas isso não é autêntico nem divertido", afirma.

"Ao mesmo tempo, ver essa 'vida feliz' dos outros nos deixa com medo de estarmos perdendo algo em nossas próprias vidas. Uma rede social não pode ter esses efeitos. Ela deveria tirar o melhor das pessoas."

Sobre um possível excesso de redes sociais, Orkut disse que ainda há espaço para a sua ideia. Além disso, ele descarta qualquer rivalidade com o Facebook.

"Não esperamos que as pessoas parem de usar as outras, mas que usem o nosso serviço cada vez mais, porque, ao atualizar suas características pessoais ao longo do tempo[...] Não será preciso substituir um serviço por outro conforme seu estilo de vida muda."

"Hoje, existe um certo ranço do Facebook, que se universalizou demais. Há gerações mais novas que usam cada vez menos", afirma a pesquisadora. "Ao mesmo tempo, nos últimos tempos, alguns malefícios ficaram mais aparentes no Brasil, como pessoas que se expuseram demais ou brigaram com a família ou amigos (por conta de postagens)."

O Orkut, como bem lembramos, fez muito sucesso no Brasil. Orkut acredita que os brasileiros também irão gostar da Hello. "A cultura brasileira é por si própria muito social , então, acho que é por causa disso que há uma alta adoção desse tipo de site pelos brasileiros. Não vamos decepcionar vocês."