O desafio dos 10 anos, com a hashtag #10YearsChallenge, que consiste em você pegar uma foto sua, de obviamente 10 anos atrás, e comparar com hoje, postando em sua rede social favorita, pode ser motivo para você ficar preocupado?

Bem, as notícias que saíram hoje, alertam para um possível "golpe" de espionagem. Quem alertou isso foi uma especialista em "tecnologia humanista" (é, nem eu sabia que existia essa "profissão"). Kate O’Neill, em um tweet, disse: 

"Eu 10 anos atrás: provavelmente teria brincado com o meme também [postando um] retrato do perfil pelo Facebook e Instagram. Eu agora: pondero como todos esses dados poderiam ser extraídos para treinar algoritmos de reconhecimento facial sobre envelhecimento e reconhecimento de [características de] idade".

Se analisarmos a grosso modo, pode sim ser um modo dos algoritmos trabalharem esse lado, mas o quanto isso pode realmente prejudicar negativamente a sua pessoa? Sabemos que suas fotos estão lá no Facebook, Instagram ou outra rede desde que você publicou cada uma delas, tornando pública ou não, mas estão lá. Muito poderia um algoritmo ler todas elas pela data de publicação e comparar com fotos atuais, seria, mais ou menos o mesmo processo que a especialista está afirmando ser algo perigoso.

#10YearChallenge é treta?
#10YearChallenge é treta?

Confesso que estar em uma rede social, participar ativamente, já é uma brecha para que pessoas possam ter acesso a sua privacidade. Mesmo que você "proteja" a privacidade da conta, volta e meia vazamentos de dados ocorrem. Mas, se é para algum algoritmo treinar a capacidade de reconhecer rostos durante o período de tempo, bem, isso certamente eles já o fazem a muito tempo, quem sabe agora com a hashtag, facilite um pouco essa prática.

Como diz o ditado, quem está na chuva é para se molhar. Não quer ver dados seus na internet? Desligue o modem.

Agora me pergunte se eu participei da brincadeira? Claro que não, acho muito perigoso. #brinks. Não achei a foto de 10 anos atrás ainda.