Você possui vários amigos nas redes sociais? Se a resposta for sim, saiba que o número não importa, pois só é possível manter relação forte e sincera com 150 deles. A conclusão faz parte de um estudo  publicado pela revista da Royal Society Open Science, na quarta-feira (20).

Conforme Robin Dunbar, professor de psicologia da Universidade de Oxford e autor da pesquisa, o número foi definido a partir do tamanho do nosso cérebro e também no conhecimento que ele adquire através da associação que podemos fazer com as pessoas que mantemos contato.

Manter amizades verdadeiras e duradouras está ligada diretamente ao tempo que dedicamos a elas. A conclusão chega tanto para o mundo real quanto virtual. "As pessoas podem ter 500 ou até 1.000 amigos no Facebook, mas isso inclui as pessoas que normalmente chamamos de conhecidas ou simplesmente pessoas que conhecemos de vista", destaca Dunbar.

Para o estudo, foram avaliados grupos de 5,15, 50, 150, 500 e 1.500 pessoas. "Os amigos (estimados em 150) representam as pessoas com quem temos relações reais, com quem temos desenvolvido obrigações mútuas", disse o pesquisador. É como se cada um de nós tivesse uma quantidade limitada de capital social e pudéssemos optar por investir menos, mas com mais pessoas, ou investir mais, mas com menos pessoas, sem exceder essa quantidade (150)".

Dunbar explica que o conhecimento pode ser classificado através de níveis de afinidades: amigos, melhores amigos, bons amigos, conhecidos, e pessoas que conhecemos apenas de vista. O número de amigos que se encaixam em cada um desses grupos pode variar.

Para completar, as redes sociais, como Twitter e Facebook, segundo o autor do estudo, que podem aumentar o nosso círculo de amizades e até facilitam o contato, não são suficientes para manter uma amizade. "De qualquer maneira, para que as amizades online sejam sustentáveis, precisamos nos ver de vez em quando", concluiu.

Para mais contúdos de Facebook e outras redes sociais, clique aqui.