As selfies, ao que tudo indica, vieram para ficar, já foi eleita a "palavra do ano" pelo Dicionário de Oxford, em 2013. Cada vez mais as pessoas investem em bons aparelhos, que contam com câmeras cada vez mais avançadas para registrar todos os acontecimentos. Por uma selfie as pessoas fazem loucuras, acabam perdendo, inclusive, o bom senso. Fato que confirmamos em várias situações, como no velório do candidato a Presidente do país Eduardo Campos, e que uma mulher não hesitou de fazer uma selfie em frente ao caixão. Ela, claro, acabou sendo alvo de diversas críticas. Em outra ocasião, uma moça, ao visitar o Campo de Concentração de Auschwitz, abriu o seu melhor sorriso e fez uma selfie no lugar. A explicação da jovem veio após a grande repercussão da imagem. Segundo ela, a foto aconteceu, pois estava feliz em realizar um sonho antigo dela e do pai, que havia falecido a pouco tempo.

Enfim, apesar de muitas gafes que vemos por aí com as famosas selfies, nada melhor do que fazer sucesso com uma boa foto, não é verdade? Mas antes das dicas, vamos explorar o que significa Selfie.

Selfie

A Selfie nada mais é que um autoretrato, uma imagem captada a partir de uma câmera fotográfica ou smartphone, segurando o equipamento à frente de sí. "Self" em inglês significa "próprio", logo, uma selfie é uma foto de sí mesmo. Em tese uma selfie feita com tripé não vale! Também, é obvio, não vale pedir para outra pessoa tirar a foto para você. Confira um exemplo:

No início, a selfie era feira apenas com uma pessoa, mas tão logo se popularizou, grupos de amigos passaram a tirar selfies em grupo. Posterior mente esta ação recebeu um nome próprio, mas sem muita identificação.

Este ano a Selfie ganhou uma publicidade gratuita na entrega do Oscar, quando os famosos Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Lupita Nyonh'o, Kevin Spacey, Elen DeGeneres e Jered Leto tiraram uma Selfie que rendeu mais de 37 milhões de retweets.

Abaixo, algumas dicas para não fazer feio e aprimorar ainda mais essa mania.

Como tirar uma boa selfie?

1. Pratique

Algumas pessoas já descobriram os melhores ângulos para uma selfie perfeita, outras, no entanto, precisam treinar pouco mais. Então, nada de vergonha ou preguiça e tentar tirar o famoso autorretrato. Você vai perceber que com o tempo as fotos ficarão cada vez melhores, e você estará cada vez mais sincronizado com o seu aparelho. Para tirar uma selfie é bom ter um mínimo de conhecimento em fotografia, para não deixar espaços em branco na foto, não cortar partes importantes dos seus amigos, etc.

2. Cenário

Cansado de tirar as mesmas fotos, com a mesma cara? Se a resposta for sim, melhor mudar o cenário. Então, nada de fazer as mesmas fotos, nos mesmos locais, varie, vá para fora de casa, passeie, enfim, invista em locais agradáveis, e que possam servir de belos panos de fundo. Você não precisa estar em Paris para tirar um foto bacana, mas procure uma parede bonita para se fotografar, ou um vista bacana na cidade.

Dentro do cenário também precisamos destacar a iluminação do ambiente. Evite tirar selfies contra o sol, afinal, sua câmera vai adaptar o sensor a fim de equilibrar a luz, só que assim o personagem principla, no caso você, ficará escuro. Tente tirar fotos contra a luz solar, e o próprio sol fará a iluminação de seu rosto.


Esse rapaz escolheu um péssimo lugar para tirar uma selfie alegre

Este rapaz ganhou uma selfie com o policial e uma multa

3. Amigos

Os amigos sempre são bem-vindos em qualquer local, inclusive em uma selfie. As melhores fotos costumam ser as mais espontâneas, desse modo, ouse durante as comemorações, reúna os amigos e faça uma selfie bem divertida.

Tente encaixar todos dentro do enquadramento, captar os rostos sem deixar ninguém de fora. Cuide a luminosidade para não deixar ninguém às escuras.


Um exemplo de Selfie feita com o LG G3, do review deste aparelho. ps: Ao lado uma selfie de amigos na nova sede do Oficina da Net.

4. Filtros

Algumas pessoas acham que o uso de filtros e outros artifícios acabam com a naturalidade de uma selfie. Porém, se você quer algo mais elaborado, com um certo requinte, não deixe de usufruir de programas que possam aprimorar as imagens. Através de aplicativos como Instagram é possível corrigir a luz, contraste, e até melhorar a pele.

5. Discrição

Você não quer perder a oportunidade de fazer uma boa selfie e não quer incomodar as pessoas a sua volta? Para fazer isso, opte por aplicativos capazes de silenciar o som da câmera do celular ou desligar o som do obturador diretamente na câmera. Então, basta ligar o aparelho discretamente e fazer a fotinho. Legal, não é?

Bom, as dicas acima são para aperfeiçoar as suas fotos. Mas, não vamos esquecer as gafes citadas no início do texto. Lembre-se: Nada melhor do que manter o bom senso. Como sabemos, depois de cair na web não há mais volta, e sua reputação pode ficar abalada para sempre!