A Apple começou a disponibilizar recentemente a atualização para o iOS 15.1. A revisão do iOS 15 está sendo enviada via OTA (Over-the-Air), ou seja, é possível baixá-la através do iPhone pela rede Wi-Fi normalmente. O novo update traz correções de erros, além de adicionar o Share Play, a função de filmar com o ProRes (no iPhone 13), carteiras de vacinação da COVID-19 no app Carteira (da Apple), entre outros recursos.

A atualização iOS 15.1 é automática e obrigatória, ou seja, mesmo que o usuário não faça a busca por atualizações, em algum momento ela será baixada e instalada automaticamente. Entretanto, caso a pessoa queira, é possível desativar as atualizações automáticas na página “Atualização de Software” em “Ajustes” do iPhone. A principal novidade deste update sem dúvidas é o SharePlay, que traz uma nova experiência para se comunicar através do FaceTime.

O SharePlay é um recurso que permite que o usuário compartilhe músicas e vídeos durante as videochamadas. Além disso, o FaceTime também conta agora com o isolamento da voz do usuário dos sons a sua volta e fundo desfocado para dar mais privacidade e uma experiência melhor de visualização da pessoa.

iPhones que receberão o iOS 15

De acordo com o site macworld, os modelos de iPhone a seguir terão suporte ao iOS 15:

Como baixar a atualização agora

Para atualizar o iPhone agora com a nova versão do iOS, siga os passos:

Atenção: Antes de iniciar o processo, conecte seu iPhone ao Wi-Fi e ligue ele a um dispositivo de carregamento de bateria.

Passo 01: Abra o app "Ajustes" e selecione "Geral".

Passo 02: Localize "Atualização de Software" e selecione o botão.

Observação: Caso você visualize duas atualizações, selecione a que deseja instalar (dê preferência para a mais recente).

Imagem ilustrativa da tela Atualização de Software no iPhone. Fonte: Apple
Imagem ilustrativa da tela "Atualização de Software" no iPhone. Fonte: Apple

Passo 03: Selecione "Baixa e Instalar".

Resumo da atualização iOS 15.1 para o iPhone

As principais novidades da atualização iOS 15.1 para o iPhone são:

SharePlay

  • O SharePlay é uma nova maneira de compartilhar experiências sincronizadas no FaceTime com o conteúdo do app Apple TV, Apple Music e outros apps compatíveis da App Store.
  • Controles compartilhados oferecem a todos a capacidade de pausar, reproduzir, retroceder ou avançar.
  • O volume inteligente diminui automaticamente o áudio de um filme, programa de TV ou música quando um amigo fala.
  • A Apple TV é compatível com a opção de assistir ao vídeo compartilhado na TV enquanto você continua na ligação do FaceTime no iPhone.
  • O compartilhamento de tela permite que todas as pessoas em uma ligação do FaceTime vejam fotos, naveguem na web ou se ajudem.

Câmera

  • Captura de vídeo em ProRes ao usar o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
  • Ajuste para desativar a troca automática de macro ao tirar fotos ou gravar vídeos no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

Carteira da Apple

  • A compatibilidade com a carteira de vacinação da COVID-19 permite que você adicione e apresente informações de vacinação verificáveis a partir do app Carteira da Apple.

Traduzir

  • Compatibilidade com chinês mandarim (Taiwan) no app “Traduzir” e para a tradução em todo o sistema.

Casa

  • Novos acionadores de automação baseados na leitura atual de um sensor de umidade, qualidade do ar ou nível de iluminação compatível com HomeKit.

Atalhos

  • Novas ações pré-construídas permitem que você sobreponha texto em imagens ou GIFs

Além dos novos recursos, a atualização iOS 15.1 para o iPhone também traz as seguintes correções:

  • O app Fotos poderia reportar incorretamente que o armazenamento estava cheio ao importar fotos e vídeos.
  • O app Tempo poderia não mostrar a temperatura atual em Minha Localização e poderia mostrar incorretamente as cores de fundos animados.
  • A reprodução de áudio de um app poderia ser pausada ao bloquear a tela
  • O app Carteira poderia ser encerrado inesperadamente ao usar o VoiceOver com vários tíquetes.
  • As redes Wi‑Fi disponíveis poderiam não ser detectadas.
  • Atualização dos algoritmos de bateria em modelos de iPhone 12 para estimar melhor a capacidade da bateria ao longo do tempo.

Problemas identificados na atualização

Até o momento, nenhum problema foi identificado e confirmado pela Apple. Caso você tenha identificado algum, entre em contato com o redator desta matéria e informe os bugs que está enfrentando.