Se pararmos para pensar em quanta coisa é possível realizar hoje em dia graças a tecnologia, percebemos o quanto este meio vem modificando o nosso cotidiano. Compras pela internet, dispositivos inteligentes, carros autônomos, casas conectadas com celulares, chips implantados no corpo... tudo isto há algum tempo só era possível em filmes de ficção científica, mas agora já se tornaram realidade. E o que o futuro nos reserva?

A tecnologia evolui a cada dia e quando menos esperamos somos surpreendidos com um novo produto, capaz de entender e saciar as nossas necessidades ou, até mesmo, criar uma carência que ainda não existia. Diante disto, a pergunta que não quer calar é: como será daqui há alguns anos? Será que a tecnologia estará cada vez mais presente em nossas rotinas, moldando nosso comportamento?

Pensando nisto, o Totvs Lab, laboratório de Pesquisas e Inovação da Totvs no Vale do Silício, anunciou 8 tecnologias que trarão mudanças significativas para a rotina das pessoas e diversos setores da indústria nos próximos quatro anos. E como eles sabem isto? Simples, a empresa observou para onde as gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Samsung, Facebook e Sony estão investindo seus milhares de dólares nos últimos anos. Já tem uma ideia de quais são elas? Confira na lista abaixo.

Inteligência Artificial

Assunto preferido nos filmes de ficção científica, as AIs, que já são uma realidade presente, devem se tornar ainda mais próximas do nosso dia a dia. Está certo que ainda não temos robôs comportando-se como se fossem humanos entre nós, mas, já existem diversos dispositivos inteligentes, a exemplo do chatbot, o advogado DoNotPay, que já venceu mais de 160 mil contestações. Para a Totvs, o futuro será formado pela combinação de softwares, dados e inteligência artificial. Isto deverá causar significativas modificações em diversos segmentos do mercado, simplificando a tomada de decisões. Setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo serão transformados por esta combinação.

Leia também: O que é Data Science?

Bitcoins e Blockchain

Bitcon é uma moeda virtual, utilizada em transações feitas pela internet. Diferente do pagamento por boleto, onde o comprador precisa se dirigir a um banco para realizar o pagamento e o vendedor leva alguns dias até receber, o bitcon é um processo rápido, barato (pois não tem impostos, nem taxas) e sem a necessidade de um intermediário (banco).

Embora este tipo de moeda não seja tão comum à grande massa, a expectativa é que no futuro ela se torne popular. Já o Blockchain é uma base de dados de transações criada com o objetivo de garantir segurança extra a quem usa o Bitcoin. Sua tecnologia impossibilita o uso de uma mesma moeda mais de uma vez, garantindo desta forma mais transparência nas transações. Este recurso pode ser utilizado também por instituições financeiras para registrar ativos, mantê-los atualizados e disponibilizá-los aos órgãos reguladores.

Impressora 3D

A ferramenta já vem sendo fortemente utilizada nos últimos anos, seja para imprimir artigos pessoais, como objetos domésticos e brinquedos, quanto na medicina, com a impressão de membros do corpo utilizados em próteses e transplantes. A tendência é que esta tecnologia seja aprimorada e que até comida possa ser impressa por meio do aparelho. Não acredita? Pois saiba que experimentos neste sentido já foram feitos.

O projeto Cornucópia, criado pelo designer brasileiro Marcelo Coelho e o engenheiro israelense Amit Zoran, é composto por uma impressora 3D de alimentos, um braço robótico para prepará-los e um mixer. O equipamento usa cápsulas de ingredientes colocadas nos compartimentos da máquina para moldar e preparar a comida. Já foi possível imprimir bombons de chocolate, nozes e avelã, mas no futuro Coelho acredita que será possível imprimir até mesmo uma feijoada.

Veja também: Menina sem dedos recebe prótese feita a partir de impressora 3D

Carros Autônomos

Você já deve ter ouvido falar na empresa Tesla Motors, que desenvolve e vende veículos elétricos de alto desempenho. A companhia ganhou grande atenção por seus carros com piloto automático. Embora as pesquisas referentes aos automóveis que não precisam de motoristas estejam adiantadas, por enquanto estes veículos não estão disponíveis para uso geral, mas algumas pessoas já vêm testando os automóveis autônomos da Tesla. O Google também vem investindo nesta tecnologia.

A tendência é que a partir de 2020 carros autônomos sejam lançados por diversas montadoras e, até 2025, aconteça a adoção em massa destes veículos, quando seus preços devem se tornar mais acessíveis. A IHS Autiomotive, consultoria do mercado automobilístico, arrisca ainda que em 2050 ninguém mais precisará colocar as mãos no volante de um automóvel.

Leia também: Carros sem motoristas do Google evitaram 13 batidas

Robótica

A robótica engloba diferentes formas de automatização, incluindo tarefas físicas, intelectuais e serviços de atendimento ao cliente. Conforme a consultoria Forrester, até 2019, 25% das funções nas indústrias passarão por mudanças devido ao avanço dos robôs. E para quem fica preocupado em relação aos empregos que serão substituídos por máquinas, especialistas dizem que estas mudanças contribuirão para o surgimento de novas categorias profissionais, cada vez mais estratégicas.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Não é novidade que empresas como o Facebook estão decididas a investir na Realidade Virtual. A tecnologia permite os usuários interagir, em tempo real, com ambientes tridimensionais gerados por computadores, por meio de dispositivos multissensoriais. Na atualidade, o uso da realidade virtual está sendo bastante empregada em games. Com o Oculus Rift, por exemplo, o jogador tem a sensação de estar dentro do jogo . No caso da realidade aumentada, um exemplo bem conhecido é o jogo Pokémon Go, que utiliza desta tecnologia para trazer os monstrinhos de bolso para o ambiente real. Em breve estas tecnologias devem chegar a diversos outros mercados, como no turismo e na educação.

Veja também: Ao brincar com Realidade Virtual, Netflix relembra os tempos das locadoras 

Biotecnologia

É um conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos, (organismos, células, organelas e moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. É graças a esta área de estudo que a Indústria Farmacêutica consegue cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que nos são comercializados. A tecnologia é uma promessa para resolver desafios globais, oferecendo novos potenciais ao atendimento da demanda mundial para alimentos, combustível, materiais, entre outras, ao mesmo tempo que reduz o impacto ao meio ambiente. Podemos perceber os avanços proporcionados pela Biotecnologia em setores como o têxtil, que possibilita a criação de tecidos inteligentes, como o feltro, que não pega fogo. Outro exemplo, são os carpetes que eliminam poeira.

Computação, Redes, Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um tema muito atual e que cada vez mais está presente em nossas vidas. Ela tem como principal proposta conectar todos os itens que são usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Um exemplo disto são os utensílios domésticos que se conectam a smartphones ou tablets, por meio da internet, já disponíveis no mercado, como as geladeiras inteligentes, em que o dono consegue visualizar do mercado, pelo celular, quais alimentos possui e quais estão faltando na geladeira. A expectativa é que no futuro as casas possam estar com todos os utensílios conectados, proporcionando mais comodidade para as pessoas.

Leia também: Estamos preparados para a era da Internet das Coisas? 

Conforme o diretor da Totvs Lab, Vicente Goetten, a revolução que iremos vivenciar nos próximos anos terá um impacto maior até mesmo que a revolução industrial. A estimativa é que nos Estados Unidos, 47% das profissões atuais não existam nos próximos 10 anos. Algo similar deve ocorrer no Brasil. Mas ele também ressalta que novos empregos devem surgir. O mais importante, conforme ele, é estar preparado para as transformações que estão por vir.

Como podemos ver, estas tecnologias já fazem parte da realidade, algumas de forma ou pouco mais tímida, mas ainda assim, existem. Entretanto, será que até 2020 elas se tornarão comuns, transformando as nossas rotinas, como aposta a Totvs? O que você acha? Conte para gente nos comentários!