A Mattel lançou durante a American International Toy Fair - maior evento da indústria de brinquedos -, realizada anualmente em Nova York, o ThingMaker 3D, uma impressora 3D que permite que as crianças criem seus próprios brinquedos, de forma virtual em casa.  O projeto é uma parceria entre a empresa e a Autodesk. Nos anos 60, a Mattel já vendia o ThingMaker. O aparelho permitia que crianças e adultos vertessem plástico líquido em moldes e os aquecessem num forno, para criar os próprios brinquedos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, o aparelho foi aperfeiçoado e agora com a versão 3D, crianças e adultos podem se divertir ao criar desenhos no celular ou tablets, no próprio aplicativo, e envia-los para a impressora 3D. O app que está disponível de forma gratuita para Android e iOS, contém vários modelos de peças. Com elas é possível criar personagens divertidos, criaturas assustadoras ou jóias e acessórios para toda a família, tudo através da biblioteca parte built-in. O usuário ainda pode escolher entre modelos prontos ou usar a imaginação para construir suas próprias criações. Quando o projeto estiver pronto, ele é enviado para a impressora ThingMaker 3D que imprime as peças em lotes para facilitar a montagem por encaixes.

A impressora estará disponível a partir do segundo semestre de 2016, nos Estados Unidos, e as reservas podem ser feitas pelo site da Amazon. Espera-se que ela seja comercializada por um preço de 300 dólares (cerca de 1.200 reais), preço abaixo do habitual para impressoras 3D. A Mattel oferecerá uma ampla variedade de cores e filamentos para a impressora com conteúdo de design adicionais.

Esta não é a primeira vez que a empresa reedita um brinquedo, deixando-o mais tecnológico. No ano passado, ela lançou o View-Master, óculos de realidade espacial.