Já sabemos que as impressoras 3D podem produzir várias coisas, porém, o que ainda não havíamos visto era a impressão de costelas de titânio. O mais surpreendente é que um homem se beneficiou da tecnologia.

A pessoa que recebeu as costelas é um espanhol de 54 anos que perdeu parte do externo e também algumas costelas torácicas em consequência de um câncer. Com isso, uma nova esperança para as pessoas que sofrem com alguma enfermidade do tipo.

Com o exemplo citado acima, podemos perceber que as impressoras 3D chegaram mesmo para revolucionar, tanto no modo funcional, quanto estrutural, e que podem ser bastante úteis na vida das pessoas, inclusive na medicina.

A costela artificial foi usada em um paciente de 54 anos, e implantada por cirurgiões do hospital Universitário de Salamanca. A entidade recorreu a uma empresa australiana, a SCIRO, com sede em Melbourne, que se dedica a fabricação e comercialização de produtos cirúrgicos e anatômicos.

A empresa, então, aceitou o desafio de reconstruir o que faltava no tórax do paciente, com auxílio do Autocad 3D, e em seguida usando a impressora responsável pela impressão de peças em metal.

A estrutura do externo e também das costelas foram impressas em 3D de modo a serem encaixadas com o restante dos ossos existentes no paciente. A prótese se adequam perfeitamente ao corpo, de modo a proporcionar uma vida normal ao homem.

O paciente continua em fase de recuperação, e se tudo sair conforme o planejado, este é somente mais passo para a medicina, que poderá proporcionar a mais pacientes uma vida normal com estruturas formadas a parir da impressão em 3D.