Bem antes de ser lançado no Brasil todo o mundo só falava no Pokémon Go. Agora que o jogo de caça a monstrinhos de bolso, desenvolvido pela Niantic e distribuído pela Nintendo, está disponível para nós brasileiros a questão que não para de pipocar nas rodas de conversas é como se faz para capturar os amiguinhos do Pikachu? Bom o primeiro passo, obviamente, é baixar o aplicativo, possível para Android e Ios, em um smartphone ou tablet. No entanto, é ao abrir o game, que começam a saltitar diversos pontos de interrogação sobre a cabeça do jogador iniciante. O que significa Pokédex? E essa tal de Pokéball? Pra quem já não era familiarizado com o desenho japonês, o vocabulário do jogo realmente pode ser um fator dificultador. Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Antes explicar todos os passos da captura desses famosos bichinhos, vamos trazer o significado das principais palavrinhas usadas no game. 

Vocabulário Pokémon Go

  • Pokémon - monstrinhos de bolso que devem ser capturados;
  • Pokédex - é uma enciclopédia virtual onde ficam registradas todas as espécies de Pokéons capturadas pelo treinador;
  • Pokébola - bola que deve ser lançada para a captura de Pokémons;
  • Pokéeggs -  ovos que vão gerar um Pokémon recém-nascido;
  • Egg Incubator - item necessário para chocar os poéeggs;
  • PokéStops -  locais nos quais o usuário pode conseguir itens importantes gratuitamente;
  • PokéCoins - moeda usada dentro do jogo;
  • StarDust e Candy - itens conquistados ao pegar monstrinhos;
  • CP - sigla para Combat Power, ou Nível de Combate, que é o poder do seu pokémon;

Como jogar?

Antes de qualquer coisa é preciso baixar o aplicativo, disponível para Android e Ios, cadastrar-se, escolher um nickname e personalizar o seu treinador. O jogo requer conexão com a internet, GPS ativado e câmera ligada. Após esses primeiros e simples passos, vamos ao que interessa: aprender a jogar. 

Início

Com o GPS ligado o jogo vai colocar você, digo, o seu treinador, em um mapa real, conforme a sua localização. Você pode dar zoom e diminuir a visualização da área para você para ter uma visão do espaço mais apropriada. Não demora muito para que surja, próximo a você, um monstrinho. Inicialmente, as criaturas que costumam aparecer são Squirtle (uma tartaruga de água), Charmander (um monstrinho de fogo) ou Bulbasaur (uma planta-bicho). Quando o pokémon aparecer basta dar um toque nele para ter a possibilidade de capturá-lo, neste momento a sua câmera frontal é ativada e o monstrinho aparece na sua frente.

Captura

Para pegá-lo basta arremessar uma pokébola, deslizando o dedo na tela, na direção dele. As suas chances podem aumentar ou diminuir de acordo com alguns quesitos, como, por exemplo, a raridade do pokémon, o tipo de pokébola usada ou autilização de itens que auxiliam na captura, como incensos, frutas e etc. Além disso um círculo pode se formar sobre o monstrinho. A cor dele indica o grau de dificuldade da captura, se for vermelha significa que ele é muito poderoso e, por isso pegá-lo será um grande desafio. No entanto, ele também serve para te orientar ao jogar a pokébola.Quanto menor ele estiver mais chance você tem de acertar no alvo. Ao acertá-lo o pokémon será diminuído e guardado para você. Além disso, você verá que a criatura será cadastrada na sua Pokédex. Isso será útil quando você for participar de batalhas, mas, isso é papo pra mais adiante, já que só é possível competir a partir do nível cinco. 

Pokébolas e acessórios

A cada tentativa de captura do pokémon você vai gastando pokébolas. Para repor o seu estoque você tem duas possibilidades. A primeira delas é ir até uma PokéStop. As pokéstops são locais públicos, normalmente pontos turísticos ou espaços comerciais, onde você deve visitar para adquirir gratuitamente itens úteis no jogo como as pokébolas. A segunda opção é comprando os itens com PokéCoins, a moeda utilizada dentro do game. Outros acessórios que podem ser adquiridos são os incensos (que atraem os bichinhos), Luck Eggs (para aumentar a força), poções (usadas para curar os seus pokémons durante as batalhas) e pokébolas diferenciadas, que aumentam a possibilidade de capturar os seres mais raros. A incubadora também é um item útil para quando encontrar ovinhos. Você irá guardá-los nela, mas para que chocá-los precisa bater perna pelas ruas da sua cidade.

Níveis e evolução

A cada atividade especial que você realiza no jogo como, por exemplo, capturar pokémons e ir em uma pokéstop, você acumula pontos que, somados, aumentam o seu nível. Isso significa que os seus monstros vão ficar mais fortes e, com isso, lhe ajudarão a obter bons resultados no jogo. Outra forma dos seus Pókemons evoluírem é vencendo batalhas. A cada competição superada os monstrinhos ganham pontos de experiência o que os torna mais fortes. Alguns pokémons podem evoluir até como espécies. Para que isso ocorra você precisar obter candys específicos de cada criatura. Somente quando você alcançar o nível cinco é que estará apto e, aí sim poderá, finalmente, participar de batalhas ou defender estádios.

Ginásios e times

Os ginásios estão espalhados pelos principais pontos turísticos ou comerciais da sua cidade. São nesses locais que ocorrem as batalhas. Mas, para poder lutar você precisa escolher a sua equipe que pode ser: Instict (amarelo), Mystic (azul) ou Valor (vermelho). Cada uma possui uma cor que representa os pokémons pássaros lendários. Com os times o objetivo é dominar a maior parte do mapa e isso é possível vencendo as batalhas para defender o seu ginásio ou conquistar um novo.

Além disso, vale ressaltar que cada ginásio pode alcançar até o nível seis e, ao subir de nível você pode adicionar um pokémon para defender o seu espaço. O nível vai aumentando na medida em que você vence batalhas nele. Inclusive, é possível criar uma batalha entre você e o seu pokémon para valorizar mais o seu estádio, para isto escolha o seu pokémon mais forte e boa luta. Os pokémons de equipes adversárias que perdem a disputa também vão tendo os seus CP (experiência) diminuídos e, por consequência tem o seu nível afetado. 

Batalhas

Inicialmente, que você precisa saber para poder batalhar são as três opções de comando. O primeiro deles consiste em apertar rapidamente a tela para que o seu pokémon execute um ataque rápido. A segunda forma é deslizando o dedo - para que o seu monstrinho desvie de um golpe e para a terceira possibilidade basta apertar a tela por alguns segundos, isso refletirá na execução de um ataque mais potente, mas, ao mesmo tempo, mais demorado. Se você não for muito bem e perder uma batalha, pode respirar aliviado pois você não ficará sem o seu pokémon. O que pode acontecer é que é possível que ele esteja machucado ou desmaiado e é aí que você poderá usar as poções (que falamos anteriormente), para reanimá-lo e curá-lo. Com a situação resolvida bola pra frente, digo, rumo ao próximo ginásio para começar uma nova batalha.

Agora que você já sabe as informações necessárias para começar a caça aos pokémons é só ir para as ruas da sua cidade e procurar pelos monstrinhos de bolso. Mas, tenha cuidado! Têm muitos espertinhos por aí só esperando pelos jogadores desatentos. Depois que iniciar no jogo conta pra gente em nosso Fórum o que você está achando dessa novidade que, finalmente, está disponível para os brasileiros