Algo que tornou-se popular nos dias atuais, a selfie ou auto retrato, é uma febre. Todo mundo quer tirar uma selfie bacana para exibir nas redes sociais, não é mesmo? Mas nem sempre tem uma luminosidade bacana, resolução boa em pixels e a angularidade da câmera não é suficiente para enquadrar todo mundo. Você sabia que em 2013 a "selfie" foi eleita palavra do ano pelo Dicionário Oxford?

Levando em consideração estes quesitos e mais outros tantos que as fabricantes começaram a se preocupar com estes detalhes, desenvolvendo tecnologia para que sua selfie fique perfeita. Além de melhorias no hardware como quantidade de pixels maior, lentes de melhor qualidade e flash frontal, tivemos melhoria nos softwares que foram aprimorados para que você consiga tirar as melhores fotos com a câmera frontal.

Primeiramente recomendamos que leia este artigo de como funciona uma câmera digital, vai lhe ajudar a entender os componentes que vamos citar abaixo.

Na escolha dos melhores smartphones neste quesito, elaboramos uma lista levando em consideração a preocupação do fabricante em aprimorar a câmera frontal do smartphone e recursos para que as fotos fiquem as melhores possíveis. Agora vamos aos eleitos:

Zenfone Selfie

Este aparelho lançado ano passado especialmente para Selfies (está até no nome), sendo um dos primeiros do segmento a apostar na qualidade da câmera frontal e com flash. Inclusive temos o review do aparelho aqui.

Câmera frontal com incríveis 13MP, o mesmo da câmera traseira, possuem 5 prismas e uma grande-angular de 88º - o que amplia o tamanho do enquadramento - permitindo que mais pessoas caibam dentro da foto. Possui um flash LED Real Tone com duas cores para equilibrar a luz deixando parecida com uma luz natural. Outro destaque ainda fica por conta de possuir diversos recursos manuais para serem configurados.

Para mais notícias e artigos sobre a Asus, acesse e siga.

> Compre aqui o Zenfone Selfie

Xperia C5 Ultra

A própria fabricante o intitula como o melhor celular para selfie da sony, duas câmeras iguais, tanto a frontal como a traseira com a mesma quantidade de pixels e a tecnologia de lentes da sony. Camera frontal de 13 MP com flash LED frontal para selfies com pouca luz e uma lente grande-angular de 88º; ainda conta com uma serie de modos como Style portrait, AR mask e Face in que servem para deixar suas selfies mais criativas. 

Quer saber mais sobre a Sony? Acesse nosa página especial da marca.

Moto X Style

Um dos grandes aparelhos da antiga família Motorola, que aos poucos abandonará a marca preservando apenas o Moto by Lenovo. O Moto X Style é o melhor representante pois tem uma câmera frontal de 5MP com lente grande-grande angular de 87º e conta com flash LED para uma foto de melhor qualidade em ambientes com pouca luz.

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge       

O topo de linha da Samsung teve uma atenção especial no quesito câmera frontal, possui uma câmera de 5 megapixels e grava vídeos em 4K. Apesar de não possuir um flash físico, ele compensa com a função Selfie flash, que na hora da selfie deixa a tela do celular branca e com todo o brilho (não chega a ser uma novidade), possui modo de embelezar o rosto e para enquadrar todo mundo na selfie possui uma grande-angular da lente de 120º.

> Compre aqui o Galaxy S7 Edge

Para não perder nada da Samsung, acesse a página da marca aqui no Oficina da Net.

iPhone 6S

O melhor smartphone da apple conta com uma câmera de 5MP e conta com o recurso Retina Flash que utiliza a tela do aparelho para iluminar o ambiente brilhando três vezes mais que o habitual para garantir melhor iluminação em ambientes com pouca luz. Já os vídeos são apenas em 720p ou seja vídeos em HD. Em relação aos demais iphones foi uma ótima evolução da câmera frontal do aparelho.

LG G5

Claro que o topo de linha teve uma atenção especial no quesito câmera frontal, com 8MP, gravação de vídeos em full HD com modo panorâmico e contando com o recurso virtual flash se destaca entre os melhores. Também vale um registro de suas câmeras traseiras, uma com 16MP e outra com 8MP o que deixa a grande-angular até com 135º.

> Compre aqui o LG G5

Samsung Galaxy J7

Outra opção da família galaxy e que possui flash LED na câmera frontal, ideal para selfies com baixa luminosidade ou até mesmo nenhuma luz. Camera de 5MP e gravação de vídeos em Full HD conta com uma grande-angular da lente de 85º que permite incluir mais coisas na imagem. Conta também como modos de embelezar rosto e mecanismos de gesto e voz para ativar a câmera e tirar fotos características da Samsung. Veja o review Galaxy J7.

Compre aqui o Galaxy J7.

iPhone SE

Figura em nossa lista apesar de ser o smartphone com menos megapixels na câmera frontal (com apenas 1,2) porém conta com ótimas lentes que fazem milagre como é de costume da apple possui o recurso do 6s que o Retina Flash que compensa a resolução e faz ótimas selfies em ambientes com baixa luminosidade. Os vídeos da câmera frontal são em HD.

LG K10

A LG projetou esse smartphone para selfies inclusive pode disparar a foto apenas com gestos. As câmeras da LG estão cada vez mais subindo de patamar e, desta vez, não deixou a desejar. Com uma câmera de 8MP e o sistema chamado de Virtual Flash que usa a tela para gerar iluminação em ambientes com pouca luz.

> Compre aqui o LG K10

Microsoft Lumia 735

Não podia ficar de fora um representante da antiga nokia, hoje Microsoft, que contava com câmeras excelentes. Este lumia que possui Windows Phone tem como slogan: "Agora todo mundo cabe na selfie". Camera de 5 MP com gravação de vídeo em full HD e grande-angular de 84º para enquadrar todos na selfie.


Temos diversos reviews de smartphones elaborados por nossa equipe, você confere aqui. 

Curta, compartilhe e contribua com a sua opinião sobre o nosso TOP 10 e também indicando algum que seja ótimo para selfies e acabou ficando de fora de nossa lista.