O jogo que virou febre em vários países, Pokémon GO, chegou ao Brasil nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, após muita expectativa e pedidos dos brasileiros para que o game fosse lançado no país o quanto antes.

O motivo para tanta euforia se deve a fórmula do jogo, que mistura a tecnologia conhecida como "realidade aumentada" e mobilidade, além de trazer de volta a turma do Pikachu, desenho que foi grande sucesso na década de 90. Os jogadores do Pokémon Go devem utilizar um smartphone para encontrar e capturar Pokémons no mundo real, além de poder realizar batalhas entre os monstrinhos, se tornando mestres pokémons.

O aplicativo está disponível aos usuários Android e iOS. Para baixar é só ir na Google Play ou na App Store e, pronto, você já poderá sair às ruas em busca de pokémons e se surpreender com os lugares mais improváveis onde eles estão "escondidos". Mas, isto se o seu smartphone fazer parte do grupo de dispositivos móveis que conseguem rodar o jogo.  Pois é, existem alguns requisitos que o hardware do seu celular deve atender para rodar o game. No site da Niantic, empresa desenvolvedora do jogo, há uma lista com as condições. Confira abaixo quais são elas.

Android

  • Android 4.4 até Android 6.0.1 (Android N não será suportado até o lançamento oficial)
  • Resolução preferível: pelo menos 720x1280 pixels (não otimizada para tablets)
  • Conexão com a internet forte (Wi-Fi, 3G ou 4G)
  • GPS e serviços de localização 

iOS

  • iPhone 5 e posteriores
  • iOS 8 e versões posteriores
  • Conexão com internet forte (Wi-Fi, 3G ou 4G)
  • GPS e serviços de localização

Conforme a Niantic, iPhones que tenham passado pelo processo de jailbreak (para poder baixar aplicativos fora da App Store e mudar as configurações padrões do aparelho) não conseguirão rodar o jogo.

Leia também:

RAM

Não há uma quantidade mínima de memória RAM informada pela empresa para poder rodar o jogo. Contudo, com base em relatos de jogadores, o game deve funcionar tranquilamente em smartphones com memória RAM de 2GB ou mais, o que não significa que aparelhos com menos que isto não serão capazes de rodar o game. O mais provável é que o jogo funcione, porém, ao longo da experiência de uso ocorra alguns travamentos.

Aparelhos que devem rodar o jogo sem problemas

Abaixo, uma lista com alguns aparelhos que devem rodar o Pokémon GO, sem problemas, feita pelo site Olhar Digital. Contudo, ela não abrange todos os smartphones disponíveis no mercado. Logo, caso o seu aparelho não esteja na lista, isto não quer dizer que ele não seja compatível com o game. Na dúvida, verifique se ele se encaixa nos requisitos listados acima.

Samsung

A partir do Galaxy S4, Galaxy Note 3 e posteriores, Galaxys J5 e J7 (o J3 também deve rodar o jogo, porém com alguns problemas, assim como o Galaxy A3), Galaxy A5 em diante.

iPhone

iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone S6, iPhone S6 Plus em diante. O iPhone S4 também deve rodar, porém de forma mais lenta.

Motorola

Moto G 3ª Geração e posteriores, Moto Maxx e posteriores, Moto X 2014, Moto X Play, Moto X Style, Moto X Force. As segundas gerações do Moto G e do Moto E também devem rodar o jogo, mas com alguns problemas.

LG

LG G2 e posteriores, LG G Flex 2, LG Nexus 5. O G4 Stylus, o K10 e o K8 devem ser capazes de rodar o jogo também, porém com alguns problemas.

Sony

Xperia Z1 e posteriores, Xperia X e XA, Xperia M4 Aqua, Xperia M5, Xperia C5 Ultra. O Xperia T3 ainda deve ser capaz de fazer o jogo funcionar, mas com problemas.

Asus

Zenfone 5, Zenfone 6, Zenfone 2, Zenfone Go, Zenfone Laser, Zenfone Selfie.

Lenovo

Lenovo Vibe K5, Lenovo Vibe A7010. O Vibe C2 tem apenas 1GB de RAM, então talvez rode o jogo, mas com problemas.

Para conseguir jogar o game é necessário estar com a internet conectada, ativar o GPS e ligar a câmera do aparelho. Pronto, divirta-se em busca dos monstrinhos mais famosos do mundo.

[ONUPDATE 04/08 - 11H09MIN] Muitos usuários disseram que a Niantic já soltou um update que oferece suporte aos processadores Intel no dia 14 de julho, e diversos jogadores já conseguiram experimentar o game em smartphones da Asus. Entretanto, a informação oficial no site da Niantic é de que Pokémon GO não roda em chipsets Intel, por isso, usuários da marca não estão conseguindo ter acesso ao game.