Desde que foi lançado, no dia 05 de julho deste ano, não se fala em outra coisa a não ser em Pokémon Go. O jogo que é desenvolvido pela Niantic e distribuído pela Nintendo, por enquanto, só está disponível na Austrália, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. No entanto, o game que mistura animação, realidade virtual e mobilidade se tornou, em poucos dias um tremendo sucesso. Economicamente, em apenas uma semana de mercado, as ações da Nintendo tiveram uma alta de 56,65% na Bolsa de Tóquio. Mas o que de fato é esse tal de Pokémon Go, como ele funciona e por que tanta popularidade? As respostas para essas e outras perguntas você encontra a seguir.

O que é o Pokemon Go?

Lembra do Pokémon? Um grande sucesso da década de 1990? Pois bem, ele está de volta, mas com uma proposta diferente. A turma do Pikachu pode ser encontrada pelas ruas da sua cidade. Não, você não leu errado, caro leitor. É isso mesmo. Os personagens do conhecido desenho animado estão por aí tentando se esconder de você. Continua sem entender? Calma, vou explicar. Tudo isso diz respeito ao Pokémom Go. Um jogo para smartphones que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para que você consiga capturar os monstrinhos e treiná-los para disputar batalhas com outros jogadores.

Como funciona?

O game mais popular do momento utiliza o GPS e a câmera de seu telefone para transformar o mundo real em um terreno de caça enorme para as criaturas emblemáticas de Pokémon e para fazer com que os pontos turísticos e empresas locais tornem-se Ginásios (onde são realizados os treinos e as batalhas entre equipes) e PokeStops (espaços, que podem ser pequenos ou grandes comércios, empresas de verdade, onde os jogadores podem visitar fisicamente para garantir o estoque de Pokeballs, por exemplo).

No vídeo a seguir uma amostra de como brincar com essa novidade.

Como explicar todo o sucesso de Pokémon Go?

A Nintendo parece ter acertado em cheio desta vez. Não é à toa que se especula a possibilidade do aplicativo do game de captura de monstrinhos ultrapassar o número de downloads de redes sociais famosas como o Tinder. Mas a que se deve esse estouro da noite pro dia de Pokemon Go? Um artigo publicado recentemente no site da BBC fala dos truques psicológicos que estão por trás do jogo da marca japonesa. No texto, o psicólogo do Instituto de Internet de Oxford, Andrew Przybylski, diz que uma característica fundamental de Pokemom Go é que ele se baseia em tecnologias que muitas pessoas já têm e que, por isso, estão familiarizados com elas. Como é o caso do smartphone do GPS. Outro fator considerado pelo psicólogo para o sucesso do jogo é a nostalgia. Muitos fãs de Pokémon têm boas lembranças da década de 1990 por conta do desenho e, agora, estes estão tendo reminiscência com o jogo em realidade aumentada. Para Przybylski, se um jogo tenta usar a nostalgia como parte de seu apelo, também deve cumprir a sua promessa de novidade e diversão. E, nesse sentido, Pokemon Go parece ter feito isso, pelo menos para alguns. "A única forma de proporcionar diversão é fazer com que os jogadores sintam-se confiantes, dando-lhes um sentido a mais para a exploração e, ao mesmo tempo, conectá-los socialmente. O jogo parece ter conseguido atender esses três pontos muito importantes", explicou o psicólogo.

Se o motivo do sucesso do Pokémon Go é, realmente, o apelo psicológico não dá pra saber. No entanto, os números estão aí e comprovam que o game é um verdadeiro estouro. Conforme análise da Similar Web, apenas três dias após o lançamento, o aplicativo já tinha sido baixado em 5,16% de todos smartphones com Android dos EUA. Isso é mais que o dobro de instalações que o Tinder tem no País, 2%.

Leia mais:

Pokémon Go Plus

O jogo já tem todo esse sucesso e ainda guarda uma carta na manga que poderá ser apresentada em breve para melhorar o jeito de jogar. O Pokemon Go Plus é uma pulseira que possibilitará ao jogador capturar Pokémon sem precisar ficar olhando para o celular. O acessório se conecta via bluetooth com o aparelho e, quando a pessoa estiver próxima de um PokeSpot, por exemplo, ele emite um sinal de alerta para avisá-la. O Pokemon Go Plus ainda não tem data para ser lançado, mas especula-se que custará em torno de US$ 34,99.

No Brasil

Lançado hoje dia 03 de agosto no Brasil. 

Download do Pokémon Go: