Finalmente temos o tão aguardado Pokémon GO em mãos, e já que estava presente em outros países a bastante tempo, já somos capazes de oferecer algumas dicas e manhas para evoluir mais rapidamente no game, portanto, prepare-se para se tornar um Mestre Pokémon mais rápido que todo mundo!

Sobre caminhadas em busca de pokémons

Procure guardar seus itens se você não estiver em uma caminhada em busca de pokémons ou em nível alto, eles são valiosos por sua utilidade e, caso você não queira gastar dinheiro comprando mais itens, poupe-os e siga algumas de nossas dicas.

O primeiro e mais útil dos itens é o incenso, você começa com dois deles no início do jogo e ganha mais um no 5º nível, portanto, quando sair em uma caçada Pokémon, utilize-os, pois a cada 1 minuto ou 200 metros em movimento, um novo Pokémon irá aparecer. Se o incenso for utilizado enquanto você estiver parado, apenas um aparecerá a cada 5 minutos. Este item dura 30 minutos enquanto ativado.

Enquanto você estiver procurando pokémons, fique atento aos PokéStops (as torrezinhas azuis com um cubo em cima), cada uma te dá 50 de xp quando for utilizada e, ao clicar nelas, um círculo nomeando o monumento ou local irá aparecer, basta clicar sobre ele e então arrastar da esquerda para a direita, para ganhar mais pokébolas, ovos ou outros itens importantes para manter seus pokémons. Você pode voltar à mesma pokéstop em busca de mais itens a cada cinco minutos.

A cada Pokémon capturado você ganha 100 de xp para o seu personagem, se ele ainda não estiver em sua pokédex, um bônus de 500 de xp será adicionado, portanto, repetir pokémons nunca é um problema, pois 100 de xp é sempre muito bem vindo (além de você ganhar mais stardust e doces da espécie do capturado para evoluí-lo).

Procure não evoluir ou aumentar o poder de seus pokémons até atingir, no mínimo, o nível 9, é a partir dele que você começa a encontrar espécies com um cp (combat power) mais alto. Ou seja, quanto maior for o seu nível, maior é o cp dos pokémons que aparecerão para você. Consequentemente, quanto maior for o cp antes da evolução, maior será o cp depois da evolução.

Por que repetir pokémons que já tenho?

Quanto mais pokémons capturar, maior é o acumulo stardust para aumentar poder e doces para evoluí-los e, inclusive, a cada Pokémon evoluído você ganha 500 de xp, se ele ainda não estiver em sua pokedex, ainda tem o adicional de 500 de xp, tornando essa uma das maneiras mais fáceis de subir de nível rapidamente no game, portanto, pegue toda e qualquer criatura que for capaz!

Dicas de captura

Ao entrar no modo de captura de um Pokémon, fique atento a algumas dicas para garantir sua captura ou torna-la mais fácil:

Ao clicar e segurar uma pokebola, você verá que um círculo diminuindo aparecerá sobre ele, quanto menor ele for, maior será a chance de captura-lo e mais xp extra ganhará, no entanto, você precisa acertá-la exatamente neste círculo para conseguir um "Nice Throw" no mínimo.

É possível também jogar sua pokébola em curva, assim como no anime, e para isto, basta clicar sobre ela, segurar e começar a girá-la até que estrelas comecem a cair dela, então é só jogá-la normalmente que ela sairá com um efeito em curva que, inclusive, te dá XP extra.

Tipos de caputura e suas recompensas:

  • Capturar com uma Curveball 10XP (gire a bola com o seu dedo antes de soltá-la)
  • Capturar com um Nice Throw 10XP (acerte a bola no círculo enquanto ele ainda estiver grande)
  • Capturar com um Great Throw 50XP (acerte a bola no círculo enquanto ele estiver pequeno)

Dicas de batalha

Quando você quiser conquistar um ginásio sendo dominado por um time rival, é preciso derrotar os pokémons dos líderes dele. O ginásio em si também possui níveis experiência e a cada nível um novo jogador pode adicionar um Pokémon para protege-lo, podendo chegar até no 6 e, dessa forma, somar um número máximo de 6 protetores.

Para batalhar, basta clicar no inimigo para aplicar golpes normais, já em especiais, clique e segure para carrega-lo, ao soltar, o ataque será lançado. Você ainda pode desviar dos ataques do seu inimigo diminuindo o dano recebido ao arrastar o dedo para os lados.

Vencendo batalhas no ginásios você ganha os seguintes montantes em experiência:

  • Contra 1 Pokemon = 150XP
  • Contra 2 Pokemon = 250XP
  • Contra 3 Pokemon = 350XP
  • Contra 4 Pokemon = 450XP

Batalhar contra o próprio ginásio

Uma dica para evoluir o nível de um ginásio do seu time e aumentar o número de protetores é você batalhar contra os pokémons do seu ginásio, o que não irá machucá-los, mas ajudará a aprimorar a defesa de um ginásio do seu time, o que te garante benefícios também.

Easter eggs (segredos do jogo)

Easter egg da Eeve

Um dos easter eggs mais conhecidos do game é o de evolução da Eevee, ela pode evoluir aleatoriamente para três pokémons diferentes: Um Jolteon, que é do tipo elétrico, um Vaporeon, de água ou um Flareon, que é do tipo fogo, no entanto, existe uma maneira de induzir a evolução que você quiser ao dar apelidos específicos para a sua Eeve, são eles:

  • Sparky, se você quiser um Jolteon,
  • Rainer, se você preferir um Vaporeon
  • Pyro, se você quiser um Flareon

Basta adicionar um destes nomes no lugar do nome da Eevee que você quer evoluir que ela se transformará no pokémon desejado.

Easter egg do Pikachu inicial

Ao criar a sua conta, você certamente precisa escolher um Pokémon inicial, não é mesmo? No entanto, se ignorar essa escolha inicial algumas vezes e continuar caminhando, depois de um certo tempo um Pikachu surge e você pode escolhe-lo como seu primeiro Pokémon. Ele não costuma ser muito forte, mas é um bom companheiro para o início da sua jornada como um treinador.

Mas essas dicas não são exploits, glitches ou bugs?

Não, estas dicas são easter eggs (segredos) introduzidos pela própria Niantic no game, você não será banido por utilizá-los.

E por fim, as dicas mais importantes:

Jamais saia procurando pokémons sozinho ou em locais desertos, organize grupos com amigos para não correr riscos desnecessários, você está carregando um produto em potencial para um assalto, portanto, coloque a sua segurança em primeiro lugar.

Ao atravessar uma rua, preste muita atenção no movimento de veículos, ser pego de surpresa ao atravessar uma rua já é comum no cotidiano, imagine então enquanto você está prestando atenção em um jogo.

Nunca jogue enquanto estiver dirigindo, afinal, além de colocar a sua vida em risco, você estará colocando em enorme perigo a vida de pedestres e outros motoristas, e é simplesmente impossível prestar atenção no trânsito e no jogo ao mesmo tempo, além de ser infração de trânsito.

E a dica mais importante de todas: seus amigos, a sua família e seu trabalho são infinitamente mais importantes que Pokémon GO, reserve um tempo para jogar e outro para ficar com as pessoas que você ama, nada vale o pouco tempo que temos em vida com elas.