O evento de lançamento do Samsung Galaxy S7 no Congresso Mundial de Dispositivos Móveis (MWC, sigla em Inglês) foi cheio de surpresas. A principal delas foi o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que subiu ao palco para explicar como uma equipe de realidade virtual pode ser, na verdade, um ato social.

"Muito em breve, vamos viver em um mundo em que todos têm o poder de compartilhar e experimentar cenas inteiras, como se estivéssemos lá em pessoa", disse Zuckerberg. Ele explicou que pretende usar uma câmera de 360 graus, como o Samsung Gear 360 recentemente anunciado, e compartilhar vídeos envolvendo as primeiras experiências de sua filha.

De acordo com Zuckerberg, mais de um milhão de horas de vídeo foram consumidas com óculos Samsung Gear VR, e milhões de novos usuários vão tentar experimentar o equipamento de realidade virtual este ano.

A aparição surpresa de Zuckerberg, é o mais recente esforço para trazer a realidade virtual para as massas. O Facebook, através da sua divisão Oculus, é uma das muitas empresas que está apostando em novas tecnologias para estimular o consumidor. A Oculus ainda não demonstrou um aplicativo do Facebook para ser executado nessa plataforma, ou qualquer forma de interagir com seus contatos no Facebook, na realidade virtual. Mas, isso pode mudar em breve. No momento em que Zuckerberg subiu ao palco, o Facebook anunciou, simultaneamente, a criação de uma equipe focada em "realidade virtual social."

A nova equipe irá trabalhar com Oculus como com outras equipes no Facebook para explorar o futuro das interações sociais na realidade virtual. "Esta equipe irá explorar como as pessoas podem se conectar e compartilhar usando tecnologia de realidade virtual e como ela evolui para uma plataforma de computação cada vez mais importante", escreveu a empresa em seu blog.

Não é a primeira vez que o Facebook fala de fazer da realidade virtual um fenômeno social. Um ano atrás, o gerente geral de produtos, Chris Cox, admitiu que a empresa estava trabalhando em seus próprios aplicativos de realidade virtual.

Com informações do portal de notícias Cnet.