As impressoras já não são mais como antigamente. Com a evolução da tecnologia, novos modos de impressão surgiram, como de plásticos, remédios e até comidas, isso mesmo, balas, chocolates, massas, entre outros alimentos, agora, podem ser printados facilmente na sua casa.

No início do ano passado, vários modelos foram apresentados ao público, um deles, das impressoras 3D Chef Jet com sua versão mais sofistica Chef Jet Pro, idealizada pelo diretor-criativo Kyle von Hasseln. Tal impressora é capaz de produzir balas, chocolates e também outras guloseimas.

Como funciona a impressora 3D?

Inicialmente, para produzir um doce através da impressora 3D é necessário elaborar um modelo tridimensional do objeto a ser impresso através do computador. Vale notar que existem programas próprios para fazer isso e modelos para download na web.

A impressão não é nada complexa, basicamente, a máquina divide a impressão em camadas, para que assim possa se formar o objeto final. O processo é repetido várias vezes, até completar todas as camadas.

"Para que as pessoas possam entender, colocamos como exemplo o que ocorre ao acrescentar água ao açúcar e deixar a mistura em um recipiente por toda a noite. O que se encontra de manhã é uma espécie de rocha dura e açúcar cristalizado, que é muito difícil de limpar. Esse é basicamente o processo que utilizamos para imprimir balas", disse Hasseln sobre a sua impressora.

"Nós podemos, por exemplo, imprimir em três dimensões um colar de chocolate e conseguir que cada uma das conexões no colar seja flexível. [A impressora 3D] É um espaço, o da confeitaria, no qual são esperados objetos de design que embelezam uma celebração", disse ainda Hasseln.

De acordo com o empresário, a grande vantagem da impressão 3D é a possibilidade de fazer objetos personalizados com uma geometria que dificilmente poderia ser feita à mão.

Outras impressoras

Além de chocolates e outras guloseimas, diferentes modelos podem imprimir vários alimentos, como é o caso de massas. Através da impressora 3D de comida Foodini é possível fabricar massas e ainda outros alimentos baseados nessa estrutura. O funcionamento é semelhante a qualquer impressora 3D, ou seja, a pasta final é formada camada pós camada, até concretizar o processo.

Veja abaixo ela em ação:

Vídeo incorporado do YouTube