De acordo com o site Venture Beat, um advogado-robô já conseguiu reverter 160 mil multas de trânsito em Nova York e Londres desde 2015.

O DoNotPay é um robô em forma de aplicativo de chat que utiliza a inteligência artificial para interagir com os humanos.


Inteligência artificial ajuda motoristas a se livrarem de multas de trânsito.

O criador do sistema, Joshua Browder, de apenas 19 anos, disse que o advogado-robô já avaliou 250 mil multas desde que começou a funcionar em setembro do ano passado na capital da Inglaterra.


Até então, sistema vem sendo usado em Nova York e Londres.

O DoNotPay tem a função de conversar com os motoristas a respeito dos tíquetes de infração de infração de trânsito. Com as informações repassadas pelas próprias pessoas, ele oferece orientações se a sinalização é válida e ainda o que deve ser feito.

"Essas pessoas não procuram infringir a lei. Eu acho que elas estão sendo explorados como uma fonte de receita pelo governo local", afirmou Browder ao "Venture Beat".

"Eu sinto como se houvesse uma mina de ouro de oportunidades porque muitos serviços e informações podem ser automatizados usando inteligência artificial, e ‘bots’ são um jeito perfeito de fazer isso, e é desapontador que, no momento, ele é usado principalmente em transações comerciais para pedir flores e pizza", afirmou.

Além de Nova York e Londres, Browder pretende levar o serviço para Seattle entre setembro e novembro. No entanto, ele não deixa claro se pretende traduzir o aplicativo para outros idiomas além do inglês.