A Apple anunciou hoje o lançamento do serviço "Tap to Pay" no Brasil, um recurso que transforma o iPhone em uma maquininha de cartão, permitindo pagamentos por aproximação. Essa novidade elimina a necessidade das tradicionais maquininhas de pagamento e oferece mais comodidade tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.

Tap to Pay: transforme o iPhone em maquininha de cartão

Com o "Tap to Pay", milhões de estabelecimentos, desde pequenas empresas até grandes varejistas, poderão aceitar pagamentos via Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação, e outras carteiras digitais, tudo de forma segura e fácil usando apenas o iPhone e o aplicativo do parceiro para iOS.

O Brasil se torna o sexto país a contar com esse recurso, que já está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Holanda e Taiwan.

Como funciona?

O processo de pagamento é simples: após a compra, o comerciante solicita ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch do dispositivo do comerciante. O pagamento é então efetuado de forma segura utilizando a tecnologia NFC.

O recurso transforma literalmente o seu iPhone em uma maquinha para pagamentos por aproximação.
O recurso transforma literalmente o seu iPhone em uma maquinha para pagamentos por aproximação.

Esta expansão do Apple Pay no Brasil não requer equipamentos adicionais, o que é uma grande vantagem em comparação com a forma anterior de aceitar pagamentos por aproximação, que exigia maquininhas específicas.

A disponibilidade do serviço depende também do desenvolvimento de aplicativos compatíveis. Por enquanto, a Apple divulgou que a CloudWalk, uma fintech brasileira, já oferece o "Tap to Pay" no iPhone para seus clientes empresariais. Em breve deve estar disponível também para outras empresas, como Granito, Nubank, Stone e SumUp.

Quais iPhones suportam o Tap to Pay?

Todos iPhones com iOS 17 vão receber o recurso Tap to Pay
Todos iPhones com iOS 17 vão receber o recurso Tap to Pay

Os dispositivos compatíveis com o "Tap to Pay" incluem modelos a partir do iPhone XS, todos aqueles que já possuem a versão mais recente do sistema operacional da Apple, o iOS 17. Veja a lista completa: