Após várias versões beta, as versões oficiais do iOS 17 e do iPadOS 17 estão agora disponíveis para download a partir de hoje em dispositivos suportados. O iOS 17 será atualizado a partir do iPhone Xs e a geração do iPhone XR, que foi lançada em 2018. O iPhone X e a série SE do iPhone 8 são os modelos que não vão receber o update, pois encerram o suporte no iOS 16.

Quanto ao iPadOS 17, você precisará de um iPad (2018), iPad Air (2019), iPad mini (2019) ou iPad Pro (2018) para obter a versão mais recente. Além disso, a Apple está lançando o WatchOS 10 para o Watch Series 4 e mais recentes, bem como o tvOS 10 para o Apple TV HD e modelos posteriores.

Essas atualizações trazem uma série de melhorias e recursos para seus dispositivos Apple. No entanto, certos modelos de iPhone e iPad não serão mais suportados nesta versão. Vamos explorar as principais mudanças e como elas podem afetar a experiência do usuário.

Quais iPhones são elegíveis para atualização do iOS 17?

iOS 17 chegou
iOS 17 chegou

Confirmado, esses são os iPhones que devem receber a atualização da Apple:

iOS 17: O Que Você Pode Esperar

Com o lançamento do iOS 17, a Apple está trazendo uma série de inovações para seus dispositivos móveis.

Uma das mudanças mais visíveis é a atualização da interface do usuário, que traz um design mais limpo e moderno. Isso inclui ícones redesenhados e uma barra de notificações aprimorada. A experiência de uso deve ser mais intuitiva e agradável.

Além disso, o iOS 17 traz melhorias significativas na privacidade do usuário. Você terá mais controle sobre como seus dados são compartilhados com aplicativos e serviços. Isso é uma resposta direta às preocupações crescentes sobre a segurança dos dados pessoais.

Live Voicemail

Live Voicemail
Live Voicemail

Para começar, o iOS 17 da Apple traz o recurso Live Voicemail, o que significa que você não precisa atender quando um número desconhecido está ligando - o telefone fará isso por você e exibirá um texto em rolagem ao vivo do que a pessoa está dizendo, para que você possa decidir facilmente se vale a pena falar com ela. Chamadas identificadas como spam pelas operadoras não aparecerão como Live Voicemail e serão instantaneamente recusadas. A transcrição é tratada completamente no dispositivo.

Nova tela de chamadas personalizável

Nova tela de chamadas personalizável
Nova tela de chamadas personalizável

Além disso, temos a nova tela de chamadas personalizável, que a Apple chama de Posters de Contato. Você pode alterar como eles aparecem e escolher tratamentos bonitos para fotos ou Memoji, adicionando "tipografia chamativa" e cores de fonte. Isso funciona em aplicativos de terceiros também e é usado quando você deseja compartilhar detalhes de contato com alguém por meio de um novo recurso chamado NameDrop - é tão fácil quanto tocar os telefones juntos (ou um iPhone e um Apple Watch) e os cartões de contato são trocados. Também relacionado ao compartilhamento, o SharePlay agora pode compartilhar um stream simultâneo de música/vídeo em dois dispositivos. Ele também permitirá que você transmita música para unidades de reprodução via iPhone do proprietário.

Mais Recursos para o FaceTime

Mais Recursos para o FaceTime
Mais Recursos para o FaceTime

O FaceTime agora suporta deixar mensagens de áudio e vídeo quando você liga para alguém e eles não estão disponíveis. As chamadas do FaceTime também recebem Reações em Vídeo: corações, balões, fogos de artifício, raios laser, chuva e muito mais. Estes são ativados com gestos simples e serão suportados em aplicativos de terceiros também. Talvez a maior novidade relacionada ao FaceTime seja que você pode fazer e receber chamadas na sua Apple TV - ou iniciar uma chamada no seu iPhone e depois transferi-la para a Apple TV.

Novo App Journal

Novo App Journal
Novo App Journal

O aplicativo Journal é novo no iOS 17 e é, como o nome sugere, tudo sobre fazer um diário, o que, segundo a Apple, "tem sido mostrado que melhora o bem-estar" se você "refletir e praticar a gratidão" por meio dele. Sugestões sobre o que escrever são curadas a partir de sua atividade recente, incluindo fotos, pessoas, lugares e exercícios, tornando mais fácil começar uma entrada.

Aprimoramentos no Teclado e Mensagens

O teclado recebe um novo autocorretor aprimorado por IA, previsões inline e um novo modelo de reconhecimento de fala. Todos esses recursos são naturalmente destinados a melhorar a experiência de digitação. O iMessage melhora as habilidades de pesquisa com filtros, uma função de deslizar para responder, a capacidade de transcrever mensagens de voz, suporte para atualização de localização em tempo real no aplicativo, adesivos de emoji aprimorados e Live Stickers com temas retirados de fotos.

Verificação de Segurança

O Check In é um novo recurso de segurança que assume a responsabilidade do check-in com membros da família quando você está viajando. Funciona assim: uma vez que você iniciou um Check In, um amigo ou membro da família será automaticamente notificado quando você chegar ao seu destino. Se você não estiver progredindo em direção ao destino, o contato selecionado receberá a localização do seu dispositivo, o nível da bateria e o status do serviço celular.

Modo StandBy e Outros Recursos

Modo StandBy
Modo StandBy

O StandBy é o que a Apple chama de nova experiência em tela cheia que aparece quando você deseja usar seu iPhone em um criado-mudo, na cozinha ou em uma mesa em modo paisagem. Mostra relógios bonitos, fotos favoritas ou widgets, incluindo Smart Stacks, que apresentam os widgets certos na hora certa. Também há suporte para Atividades Ao Vivo, Siri, chamadas recebidas e notificações maiores, para facilitar a usabilidade quando visualizado à distância.

iPadOS 17: Melhorias para Tablets

O iPadOS 17 também oferece melhorias notáveis para os proprietários de iPads. As tablets mais recentes, como o iPad (2018), iPad Air (2019), iPad mini (2019) e iPad Pro (2018), se beneficiarão dessas atualizações.

Uma das principais mudanças é aprimoramentos na multitarefa. Agora, você poderá alternar mais facilmente entre aplicativos e até mesmo executar várias instâncias do mesmo aplicativo em janelas separadas. Isso tornará o uso do iPad ainda mais produtivo.

Além disso, a Apple está introduzindo novos recursos de caneta, aprimorando a experiência para aqueles que usam o Apple Pencil. A precisão e a sensibilidade foram aprimoradas, tornando-o uma ferramenta mais poderosa para desenho e anotações.

Em resumo, tanto o iOS 17 quanto o iPadOS 17 trazem uma série de melhorias e recursos emocionantes para dispositivos Apple. No entanto, é importante lembrar que alguns modelos mais antigos não serão mais suportados, então é hora de considerar uma atualização se você estiver usando um dispositivo mais antigo.