Depois que o iPhone 15 foi lançado com o sistema iOS 17, todo mundo só quer saber qual será a próxima novidade da Apple.

Tanto o iOS 18 como o iPhone 16 devem chegar só em setembro, então ainda é cedo para especularmos qualquer coisa sobre essas novidades. Entretanto, já podemos imaginar quais são os iPhones que vão receber (ou não) o iOS 18.

iOS 18: quais iPhones vão atualizar em 2024?

iOS 18: todos iPhones que vão atualizar em 2024
iOS 18: todos iPhones que vão atualizar em 2024

Confirmado, esses são os iPhones que devem receber a atualização do iOS 18 a partir do ano que vem:

Data de lançamento

O iOS 18 deve ser lançado em 2024, provavelmente entre os meses de setembro e outubro.

Como instalar o iOS 18?

Como qualquer outra atualização, depois que ela for disponibilizada, o caminho para fazer o download manualmente é esse:

  • Vá em Configurações
  • Clique sobre o item Geral
  • Depois clique sobre Atualização de Software
  • Se ainda não atualizou, vai aparecer a mensagem com o botão Atualizar Agora, clique nele e aguarde.

iPhones que NÃO devem receber o iOS 18

O iPhone XS é um dos modelos que devem deixar de ser atualizados em 2024
O iPhone XS é um dos modelos que devem deixar de ser atualizados em 2024

Para o lançamento do iOS 18, ainda não temos nenhuma confirmação oficial, mas o corte agora deve incluir também os modelos que possuem o processador A12 Bionic. Isso significa que esses são os modelos de iPhones que vão parar de atualizar em 2024:

Preciso trocar de iPhone?

A Apple tem seguido a política de garantir pelo menos cinco grandes atualizações antes de encerrar de vez o suporte para um iPhone antigo. De toda forma, mesmo que a Apple deixe de lado o trio de 2028 — iPhone XR, XS e XS Max, isso não é motivo suficiente para que você coloque seu celular na gaveta — pelo menos não por enquanto.

Os três receberam o iOS 17 neste ano, a versão mais recente do sistema. Isso quer dizer durante os próximos anos, o sistema vai dar conta de rodar qualquer aplicativo disponível na App Store. Um exemplo recente disso é o próprio WhatsApp, principal serviço de mensagens instantâneas, que até hoje funciona em iPhones que tenham o sistema iOS 5, lançado em 2012.

Resumindo, mesmo que você possua um dos modelos citados na lista de dispositivos que não serão contemplados com a atualização, você pode achar interessante continuar com eles pelo menos por mais algum tempo. Mas se você gosta de estar sempre antenado com as últimas atualizações da plataforma da Apple, então você pode trocar por qualquer um dos modelos lançados recentemente.