Todos os anos a Apple atualiza a geração das suas linhas de smartphone e em 2024 não será diferente. A linha iPhone 16 vem com a difícil missão de substituir os iPhone 15, mas será que ela cativará o público? Nessa matéria vamos conferir o que teremos de especificações para o modelo compacto da empresa e se vai valer a pena trocar o atual iPhone 15 pelo novo iPhone 16, ou se será melhor esperar o lançamento do iPhone 17 no ano que vem.

Data de lançamento e preços

A gigante de Cupertino sempre teve o hábito de lançar seus dispositivos no 2° semestre dos anos, e dessa vez não será diferente. Segundo site JusTech24, a expectativa é que os iPhones 16 sejam anunciados no dia 07 de setembro deste ano (ao menos na Índia, um país emergente assim como o Brasil). Não é algo 100% confirmado, mas tendo em vista as datas de lançamento de iPhones anteriores, não é de se duvidar que o dia do lançamento seja realmente esse (os iPhones 14 por exemplo, entraram em pré-venda no dia 09/09 nos EUA).

Quanto aos preços, sabemos que os iPhones não são nem um pouco baratos. Afinal a empresa não possui qualquer aparelho em seu portfólio que não seja classificado como um flagship (os iPhones SE não são considerados intermediários, uma vez que eles não possuem preços condizentes com outros aparelhos de gama média e a marca apenas "recicla" a carcaça de aparelhos que outrora já foram flagships).

iPhone sempre foi um produto muito mais caro que a concorrência, portanto não espere por preços amigáveis na linha 16
iPhone sempre foi um produto mais caro que a concorrência, portanto não espere por preços amigáveis na linha 16

Tendo isso em mente, a expectativa é que os preços do iPhone 16 Pro sejam a partir de 137.900 rúpias indianas (o que hoje em conversão direta seria algo em torno de 8.235 reais). O preço dos demais aparelhos da linha ainda é desconhecido, porém provavelmente seguirão os mesmos do ano passado ou terão um leve aumento. Assim que saírem informações eu atualizo a matéria informando os valores da linha completa.

Nova disposição das câmeras traseiras

A Apple voltará a ter câmeras em formato vertical, esses são os dois possíveis formatos de câmeras do iPhone 16
A Apple voltará a ter câmeras em formato vertical, esses são os dois possíveis formatos de câmeras do iPhone 16

Rumores apontam que o iPhone abandonará as câmeras dispostas em padrão diagonal e voltarão a ter posição vertical. Os rumores apontaram esses dois como possível novo visual do iPhone 16. Note que o primeiro mock-up traz de volta exatamente o mesmo estilo já visto no iPhone 12. Será que a Apple de fato voltará a usar esse módulo? Acho que os usuários de iPhones precisam de algo diferente do habitual, então seria interessante que a empresa adotasse o design seguido pelo segundo mock-up acima.

Os iPhones 16 Pro parece que terão design atualizado também. Apesar de manterem o mesmo padrão de câmeras traseiras posicionadas em forma de "bola de boliche", rumores circulam que nos novos modelos teremos um visual que remete a um "spinner" (brinquedo que foi uma febre entre os jovens em meados de 2017). Confira o suposto visual polêmico abaixo:

Modelos Pro contarão com até 2TB de espaço

As variantes Pro que desde a 13ª Geração possuem versões de até 1TB, devem passar a contar com até 2TB na linha 16
As variantes Pro que desde a 13ª Geração possuem versões de até 1TB, devem passar a contar com até 2TB na linha 16

A Apple já vinha utilizando armazenamentos bem generosos desde a linha iPhone 11 Pro (em que ela oferecia até 512GB de espaço interno), porém a partir da 13ª geração a gigante de Cupertino deu um passo além e começou a introduzir opções com até 1TB nas variantes Pro.

A linha iPhone 16 deve dar mais um passo adiante e ser a responsável por inserir até 2TB de espaço interno (capacidade essa até então só vista em iPads). A pergunta que não quer calar, será que com esse suposto acréscimo os modelos não Pro passarão a contar com até 1TB? E outra coisa, será que finalmente teremos a extinção de uma variante com 128GB de espaço em todos os modelos da linha? São cenas que veremos nos próximos capítulos.

Botão de captura na linha toda e com suporte a gestos

Os iPhones 16 terão suporte aos gestos, graças a uma nova tecnologia de botão de captura
Os iPhones 16 terão suporte aos gestos, graças a uma nova tecnologia de botão de captura

Uma novidade que pode estar presente nos quatro modelos do iPhone 16 é o botão de captura. Segundo rumores, esse botão não será apenas um botão físico, mas também oferecerá controle por gestos para ajustar as configurações da câmera antes de gravar um vídeo. Será possível fazer zoom com gestos de deslizar, focar com um toque leve e iniciar a gravação com um toque completo. O botão de captura será posicionado na lateral direita do iPhone 16, onde a antena está atualmente.

O botão de captura vai oferecer controle por gestos para ajustar as configurações da câmera antes de gravar um vídeo

A18 Pro deve ser até 16% mais poderoso que A17 Pro

Um suposto teste interno do A18 Pro no aplicativo Geekbench 6 aponta que ele será 16% mais poderoso em single-core e 14% mais poderoso em multi-core se comparado ao seu antecessor. Sendo assim temos os seguintes resultados compartilhados pelo usuário.

Quando pegamos os valores do mesmo teste no A17 Pro, temos uma média de 2906 pontos em single-core e 7231 pontos no quesito do multi-core. É claro que o chipset presente na linha iPhone 15 Pro já é poderoso para que o consumidor não note diferenças práticas seja em jogos ou com uso casual de redes sociais, porém através dele conseguimos ter uma base de quanto o processador evolui a cada ano que passa.

Melhorias para melhor dissipação de calor

Após iPhones 15 Pro sofrerem de problemas de superaquecimento, Apple busca aprimorar o design térmico na linha 16
Após iPhones 15 Pro sofrerem de problemas de aquecimento, Apple busca aprimorar o "design térmico"

A Apple percebeu que os iPhones 15 Pro tiveram diversos problemas desde o seu lançamento e um deles era relacionado ao superaquecimento. Com isso em mente, a empresa está preparando um novo "design térmico" para evitar que esses erros se repitam. Sendo assim, os iPhones 16 contarão com um sistema térmico de grafeno enquanto os modelos Pro terão uma caixa de bateria de metal.

Tela maior estará presente nos modelos iPhone 16 Pro

Após um bom tempo usando praticamente os mesmos tamanhos de tela, finalmente teremos uma mudança. Tanto o iPhone 16 Pro como o iPhone 16 Pro Max terão acréscimos de 0,2" em relação à geração atual. Sendo assim, as telas passarão de 6,1" para 6,3" e de 6,7" para 6,9" respectivamente.

A mudança pode agradar as pessoas que prezam por telas cada vez maiores, seja pra assistir um filme, uma série ou para assistir o Oficina da Net/Roda Liso em uma tela mais imersiva. Porém para as pessoas que prezam por telas mais compactas como eu, infelizmente o cerco está se fechando cada vez mais. Inclusive se levarmos em consideração que a Samsung quase sempre imita a Apple, é bem capaz da linha Galaxy S25 sofrer as mesmas alterações (inclusive a sul-coreana já começou, porém aumentando apenas 0,1" em relação à geração anterior).

Câmera ultrawide com 48MP

Os iPhone 16 Pro devem receber novo sensor ultrawide com 48MP, que entrará no lugar do atual com 12MP
Os iPhone 16 Pro devem receber novo sensor ultrawide com 48MP, que entrará no lugar do atual com 12MP

A linha iPhone 16 contará também com uma câmera de 48MP como ultrawide. A empresa começou a adicionar câmeras de 48MP a partir da linha 14 Pro, porém até então só tínhamos visto a empresa adiconar tal padrão no sensor principal. Sabemos que megapixel não define qualidade de imagem, então vamos esperar o aparelho ser lançado para vermos se terá grandes evoluções na prática em relação ao modelo anterior.