Parece que o iPhone 16 pode trazer importantes atualizações para lidar com recursos avançados de Inteligência Artificial (IA). Segundo informações vazadas por Revegnus, a Apple está considerando aumentar a quantidade de memória RAM em seus dispositivos para garantir o funcionamento eficiente desses recursos. Embora existam smartphones Android com 24 GB de RAM, o iPhone 16 pode chegar com 12 GB.

iPhone 16 pode ser lançado com até 16 GB de memória RAM

Atualmente, a maioria dos iPhones das últimas gerações possuem 8 GB de RAM, o que pode ser insuficiente para suportar as demandas da IA. Diante disso, a Apple pode estar considerando lançar os modelos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max com 12 GB ou até mesmo 16 GB de RAM. Especialistas apontam que para para lidar adequadamente com a IA, futuramente os smartphones podem precisar de até 20 GB de RAM.

Apesar da boa novidade para os fãs e usuários da marca, aumentar a RAM também implica em alguns desafios. Por exemplo, a Apple teria que redesenhar a placa-mãe dos aparelhos, o que poderia aumentar o tamanho do lado interno do aparleho, onde vão todos os componentes. Além disso, como é de se imaginar, mais chips de memória RAM podem consumir mais energia, diminuindo a autonomia de bateria dos iPhones.

Esboço do sistema de memórias do iPhone 16. Imagem: Reprodução
Esboço do sistema de memórias NAND do iPhone 16. Imagem: Reprodução

Por outro lado, se a Apple conseguir fazer a IA funcionar com uma combinação de RAM e NAND (tipo de memória flash usada no armazenamento interno), isso poderia levar a um aumento no armazenamento mínimo dos iPhones para 256 GB. Isso não apenas beneficiaria os novos modelos, mas também permitiria que recursos de IA fossem disponibilizados em iPhones mais antigos, muitos dos quais possuem menos de 8 GB de RAM.

O que mais podemos esperar do iPhone 16?

Além dessas melhorias relacionadas à IA, espera-se que o iPhone 16 traga outras atualizações, como recursos que operam na nuvem, para os quais a Apple está considerando parcerias com Google e OpenAI. O novo iPhone também deve vir com o chipset Apple A18, um novo botão de captura, tela com bordas ainda mais finas e melhorias no sistema de resfriamento.

Também há rumores sobre uma mudança de design, mas nada foi confirmado oficialmente pela Apple. Em resumo, o iPhone 16 promete trazer avanços significativos, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial e ao desempenho geral do dispositivo.

Antes de você ir...

Enquanto aguardamos o lançamento do iPhone 16, muita gente considera comprar um modelo mais antigo. Se é o seu caso, não deixe de conferir nosso artigo com iPhones que não valem a pena comprar em 2024.

Fonte